Connect with us

Nacional

Padre é indiciado por crimes sexuais contra dez vítimas

Published

on

Genivaldo é padre há 12 anos — Foto: Arquivo pessoal

Investigação aponta uso da função religiosa e oferta de drogas para abusos. Defesa disse que aguarda parecer do MP e vai recorrer.

A Polícia Civil concluiu o inquérito que investigava o padre Genivaldo de Oliveira, de Cascavel, no oeste do Paraná, suspeito de estupro de vulnerável. Segundo a investigação, dez vítimas foram identificadas, incluindo uma criança de 12 anos na época dos fatos.

De acordo com o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), o padre foi indiciado por tráfico de drogas, curandeirismo, assédio sexual, importunação sexual, violação sexual mediante fraude e violação sexual de vulnerável.

A delegada responsável pelo caso, Thaís Zanatta, afirmou que os crimes ocorreram entre 2009 e 2025, sendo o mais recente há cerca de dois meses.

“Foram identificadas dez vítimas, dentre elas, a menor na época dos fatos contava com apenas 12 anos”, disse a delegada.

A polícia apurou ainda que o religioso oferecia drogas às vítimas e atuava como terapeuta sem formação profissional. Também foi reconhecida a agravante de violação de dever religioso, uma vez que os crimes ocorreram enquanto o suspeito exercia o ministério sacerdotal.

Com base nas acusações, a soma das penas pode ultrapassar 150 anos de prisão, segundo a polícia.

O padre está preso desde o dia 24 de agosto. Ele foi encaminhado ao Complexo Médico Penal de Curitiba no dia 15 de setembro. A defesa informou que aguarda a manifestação do Ministério Público e que pretende apresentar provas para contestar o indiciamento.

O inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário, que deve analisar o caso e decidir sobre a ação penal.

Por envolver vítimas de abuso e menores de idade, a Polícia Civil não divulgou detalhes sobre as circunstâncias dos crimes nem a identidade dos envolvidos.

Arquidiocese também investiga

A Arquidiocese de Cascavel informou que o processo canônico também está em fase final. Segundo nota, o Tribunal Eclesiástico deve encerrar nesta semana a oitiva das últimas testemunhas.

Depois, o processo será encaminhado ao Dicastério para a Doutrina da Fé, no Vaticano, para análise.

Genivaldo Oliveira dos Santos é investigado por ser suspeito de praticar abusos sexuais. Entre as vítimas apontadas pela polícia até o momento estão jovens da comunidade católica e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Ele foi preso por policiais do Nucria, que também cumpriram um mandado de busca de apreensão na casa do padre. Segundo a polícia, ele está sendo investigado desde o dia 16 de junho deste ano.

Segundo a polícia, a prisão temporária do padre foi decretada porque ele estava tentando entrar em contato de forma insistente com vítimas e testemunhas.

Comente Abaixo
Esportes23 minutos ago

Fluminense vence Ceará e entra no G-6 do Brasileirão

Em confronto válido pela 12ª rodada atrasada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense superou o Ceará por 1 a 0, na...

Horóscopo2 horas ago

Horóscopo do dia | previsão para os 12 signos em 30/10/2025

O escorpiano é uma pessoa bastante auto suficiente e com tendências individualistas, sua carreira profissional deverá se desenvolver em áreas...

Política5 horas ago

Marcelo Santos cobra ação preventiva nas divisas após operação no Rio

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Marcelo Santos (União), encaminhou nesta quarta-feira (29) um ofício ao governador...

Entretenimento6 horas ago

Mãe de Virginia Fonseca marca presença em festa de Halloween da filha em Madrid

Margareth Serrão, de 60 anos, mãe da influenciadora Virginia Fonseca, de 26, marcou presença na festa de Halloween organizada pela...

Política6 horas ago

Integração e trabalho em rede são caminhos contra a violência doméstica

A violência doméstica e familiar é um fenômeno universal e a forma holística de enxergar esse problema social não pode...

Estadual6 horas ago

Sefaz realiza operação de fiscalização de mercadorias em trânsito em João Neiva

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, realizou, na manhã desta quarta-feira (29), uma operação de fiscalização...

Estadual6 horas ago

Experimento com substratos sustentáveis busca reduzir custos da produção de mudas de café

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) implantou no município de Iúna, região do Caparaó, um...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana