conecte-se conosco


Polícia Federal

Operação Urutau combate tráfico ilícito de animais silvestres

Publicado

em

São Paulo/SP – A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (23/5) a Operação Urutau, para desarticular uma desarticulou uma associação criminosa que praticava o tráfico ilícito de animais silvestres, retirados da natureza mediante caça e mantidos em cativeiros. Eram comercializadas espécies da fauna silvestre protegidas de extinção, tais como: Macaco-prego, Arajuba, Arara-canindé, Arara-vermelha, Tucano-toco e Papagaio-verdadeiro.

 

Policiais federais deram cumprimento a 16 mandados de busca e apreensão domiciliares e 14 mandados judiciais de prisões cautelares (09 prisões preventivas e 05 prisões temporárias), expedidos pelo Juízo da 5.º Vara Federal da Seção Judiciária de São Paulo, mediante ação conjunta com o Ministério Público Federal, com a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo e com o IBAMA/SP.

 

A ação policial

De acordo com as investigações, os traficantes de animais os vendiam com notas fiscais falsificadas ou sem emissão de documento fiscal. Eles também os ofereciam à venda em redes sociais e sites na internet, assim agindo em todo o território nacional. Essa conduta é caracterizada como tráfico interestadual (São Paulo, Goiânia, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará).

 

Os animais eram mantidos em cativeiros e transportados em péssimas condições de higiene, configurando maus tratos. Além disso, expunham a perigo a vida ou a saúde de outrem, mediante a comercialização de animais silvestres retirados da natureza de forma ilícita, assumindo o risco de promover a transmissão de zoonoses.

 

A investigação criminal constatou os seguintes ilícitos penais: caça de animais silvestres;  comercialização de animais silvestres; Crime Ambiental de Maus-tratos; Crime de Receptação qualificada ; Crime de Perigo para a vida ou saúde de outrem; Crime de Associação criminosa; Crime de Falsificação de documento público; Crime de Falsificação de selo ou sinal público; Crime de Falsidade ideológica; e Crime de corrupção de menor.

Leia mais:  PF prende 3 pessoas e apreende mais de 330 Kg de cocaína no Rio de Janeiro

Haverá coletiva à imprensa na Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo, às 10h30.

 

 

 

*** Nome da Operação: urutaus são aves exclusivamente noturnas e que utilizam bem a sua plumagem para se camuflar, confundindo-se com o ambiente, de modo a dificultar a sua localização pelos predadores. No caso da operação policial, os investigados praticam crimes ambientais de tráfico de animais silvestres em escala, malferindo a biodiversidade ambiental.

 

Fonte: Polícia Federal
Comentários do Facebook
publicidade

Polícia Federal

PF combate exploração sexual infantojuvenil pela internet

Publicado

em

Belo Horizonte/MG – A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (23/8) a Operação Pega Pega III, para combater a veiculação de conteúdo de exploração sexual de crianças e adolescentes pela internet.

Foram cumpridos quatro mandados judiciais de busca e apreensão, todos expedidos pela 35ª Vara Federal de Belo Horizonte/MG. Dois mandados foram cumpridos em Belo Horizonte, um em Mateus Leme/MG e um em Guanhães/MG.

Foram apreendidos telefones celulares e algumas mídias computacionais. Não houve prisões em flagrante.

A deflagração de hoje decorre de investigações relativas a materiais apreendidos nas duas fases anteriores da Operação, desencadeadas em 13 de março e 24 de abril deste ano.

 

[email protected] | www.pf.gov.br

Fonte: Polícia Federal
Comentários do Facebook
Leia mais:  PF prende passageiros por tráfico de drogas
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Entretenimento2 minutos atrás

Vem adaptação! Cinco livros jovem-adulto que merecem virar filme ou série

O sonho de todo leitor assíduo é ver aquele seu livro preferido sendo adaptado para as telonas ou anunciado como...

Entretenimento2 horas atrás

Rodrigo é o vencedor do Masterchef 2019

arrow-options Divulgação Rodrigo é o vencedor do Masterchef 2019 Após a eliminação de 17 competidores ao longo dos 21 episódios...

Esportes4 horas atrás

Love marca e garante empate do Corinthians com o Avaí na Ressacada

arrow-options Agência O Globo Love foi um dos destaques do Corinthians no empate contra o Avaí Corinthians e Avaí não...

Esportes4 horas atrás

Cruzeiro vacila no fim e cede empate ao CSA em Alagoas

arrow-options Agência O Globo Cruzeiro sofre empate no fim contra o CSA O Cruzeiro deixou escapar sua primeira vitória fora...

Esportes4 horas atrás

É líder! Em noite perfeita, Flamengo vence Ceará e assume a ponta

arrow-options Agência O Globo Gabigol foi um dos destaques na vitória do Flamengo Pode comemorar, torcedor rubro-negro: o Flamengo é...

Variedades10 horas atrás

Vídeo causa espanto no mundo todo e foi feito pelo pai do menino de 5 anos; assista

Um vídeo no mínimo incrível tem chamado a atenção de muitos internautas nas redes sociais. Ele mostra um garoto, aparentemente...

Nacional10 horas atrás

Marido mata mulher com machado e dorme ao lado do corpo dela

O homem foi encontrado deitado ao lado do corpo da mulher, sobre a cama, aparentando estar embriagado. Ele confessou o...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana