conecte-se conosco



Polícia Federal

Operação Níquel combate contrabando de cigarros e mercadorias estrangeiras no RN

Publicado

em

Natal/RN – A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (14/1) a Operação Níquel, para desarticular organização criminosa armada, que contava da participação de policiais militares para a prática de contrabando de cigarros e outras mercadorias estrangeiras, no Rio Grande do Norte.

Participam da operação cerca de 130 policiais federais, para fins de cumprimento de 7 mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Natal/RN, São Paulo/SP e Abaetetuba/PA. Durante o cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão, foram encontradas dezenas de caixas cigarros e um dos investigados foi preso em flagrante delito. 

 

Após investigação criminal, a PF identificou uma associação criminosa formada por mais de 4 pessoas, estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, com atuação no RN, estados vizinhos e no exterior, desde o ano de 2001. De acordo com o que foi apurado, o objetivo do grupo era obter vantagem econômica, por meio da prática de contrabando, que é a importação clandestina de produtos estrangeiros, em especial cigarros. Esse grupo também desafiava a ordem pública, pois dentre as ações criminosas valia-se de policiais militares para escolta de cargas ilegais de cigarros no território nacional.  

Após representação policial, a Justiça Federal, com parecer favorável do Ministério Público Federal no RN, deferiu várias ordens judiciais, dentre elas as de prisão preventiva e sequestro de cerca de R$ 16 milhões em bens dos investigados. Todo material colhido na investigação será compartilhado com a polícia civil e militar, bem como com o Ministério Público Estadual, para providências de competência dessas instituições, considerando a verificação de indícios de prática de outros crimes durante as investigações. 

 

Os crimes investigados estão previstos no art. 2º, §2º, §3º, §4º, inciso II e V, da Lei 12.850/2013 (organização criminosa) e art. 334-A (contrabando) e art. 317 (corrupção) do Código Penal.

Não haverá entrevista coletiva.

 

                            

                                                                                        [email protected] | @pfnorn | www.pf.gov.br

 

(*) O nome da operação faz dupla referência. A primeira se deve ao componente cancerígeno do cigarro. A segunda ao aspecto rentável da atividade ilícita.

Combater o contrabando e a ação de organizações criminosas é atribuição da Polícia Federal e objetivo estratégico do órgão.

Comentários do Facebook

Polícia Federal

Polícia Federal extradita libanês suspeito de crime de falsidade ideológica

Publicado

em


.

Brasília/DF – A Polícia Federal realizou na manhã desta sexta-feira (17/07) a extradição de um nacional libanês ao Paraguai.

O extraditado foi preso em território brasileiro em 2018 pelo crime de falsidade ideológica, em razão de ordem de captura internacional da INTERPOL, e teve sua extradição para o Paraguai deferida pelo Supremo Tribunal Federal.

O extraditado estava preso na Superintendência Regional da PF em Curitiba desde setembro de 2019 e, na manhã de hoje, foi levado de helicóptero para a cidade de Foz do Iguaçu/PR onde foi entregue às autoridades paraguaias na Ponte Internacional da Amizade.

Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal
E-mail: [email protected]
Telefone: (61)20248142

 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional14 minutos atrás

Pandemia pode afetar distribuição de alimentos na América Latina, diz estudo

Jonas Oliveira/ANPr Grãos colhidos A pandemia do novo coronavírus (Sars-coV-2) impactou diversos setores da economia, incluindo o da agricultura ....

Mulher14 minutos atrás

Noivos fogem da Covid-19 e se casam em montanha: “Nos sentimos livres”

Nem mesmo a pandemia foi capaz de impedir o casamento da psiquiatra Monifa Seawell com o amor da sua vida,...

Nacional14 minutos atrás

Desembargador que humilhou guarda assume que agiu “no calor da emoção”

Reprodução Desembargador rasgando multa de guarda Investigado por humilhar um guarda municipal que o multou por falta de máscara ,...

Policial14 minutos atrás

28 de Julho: Dia Estadual do Investigador de Polícia

. Cumprir mandados, realizar investigações para elucidar crimes, prender e apresentar às autoridades quem for encontrado em flagrante delito, reprimir...

Internacional14 minutos atrás

Coreia do Norte culpa vizinha do sul pelo primeiro caso de covid-19 no país

Reprodução/Twitter Josh Berlinger Líder da Coreia do Norte assiste ao desfile militar “de camarote”, cercado de autoridades de seu governo,...

Entretenimento14 minutos atrás

Marcelo Adnet vai ser pai de uma menina

Patrícia Cardoso, mulher de Marcelo Adnet, anunciou na noite desta segunda-feira (27) que está grávida. A novidade foi compartilhada em...

Variedades25 minutos atrás

20,3% de adolescentes homens já tiveram experiências homossexuais

Estudo é da faculdade de ciências médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro Um estudo de 2005, divulgado por...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!