conecte-se conosco



Polícia Federal

Operação Narcos desarticula esquema internacional de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas e armas

Publicado

em

Florianópolis/SC – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta (13/2) a Operação Narcos, cujo objetivo é desmantelar organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e armas, a esquemas de lavagem de dinheiro e ligada à facção criminosa. Durante a operação, a PF contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal, da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC e da Polícia Civil.

Policiais federais deram cumprimento a 24 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão – 16 preventivas e uma temporária, sendo quatro preventivas referentes a indivíduos que já se encontram presos -, em endereços nos Estados de Santa Catarina (Balneário Camboriú, Bombinhas, Brusque, Canelinha, Florianópolis, Itapema e Porto Belo), Bahia (Eunápolis e Porto Seguro), Minas Gerais (Governador Valadares), Espírito Santo (Linhares) e Rio Grande do Sul (Canoas).

No curso do trabalho investigativo, identificou-se que integrantes do grupo criminoso possuíam patrimônios milionários registrados em seus próprios nomes e no de terceiros (parentes, empresas e outros ‘laranjas’), razão que levou à decretação de sequestro de imóveis, vários de alto padrão, incluindo apartamentos em Itapema/SC, Bombinhas/SC, Porto Belo/SC e um sítio em Canelinha/SC. Também foram sequestrados automóveis de alto valor e determinado o bloqueio de contas de 25 investigados.

De acordo com o que foi apurado pela PF durante a investigação, o grupo criminoso atuava em vários estados do País. Ele utilizava pequenas aeronaves e aeródromos para trazer drogas da Bolívia de forma clandestina, com posterior revenda no mercado interno ou envio para outros países por meio de transporte marítimo, a partir de portos localizados em Santa Catarina e em outros estados do país.

Quase duas toneladas de cocaína foram apreendidas durante a investigação, bem como 12 aeronaves, o que resultou na prisão em flagrante de alguns integrantes do grupo, tendo, inclusive, um dos seus líderes sido preso em meados de 2019 no Pará. A apuração colheu fortes indícios de que a quadrilha fazia parte de uma facção criminosa e também atuava no contrabando de armas de calibre restrito.

As ações têm por objetivo a desestruturação do grupo criminoso, com a responsabilização penal de seus integrantes e a constrição de recursos patrimoniais, garantindo que os bens e valores obtidos com as práticas criminosas retornem ao Estado e à sociedade.

 Por suas condutas, os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de tráfico de drogas (art. 33 da Lei nº 11.343/2006), associação para o tráfico (art. 35 da Lei nº 11.343/2006), organização criminosa (art. 2º da Lei nº 12.850/2013) e de lavagem de dinheiro (Lei 9.613/98), cujas penas somadas podem ultrapassar 30 anos.

Será concedida entrevista coletiva às 10h30min na sede da Delegacia de Polícia Federal em Itajaí/SC (Rua 15 de Novembro, 348, Centro, Itajaí/SC, tel. 47-3249.6700).

 Comunicação Social da Polícia Federal em Santa Catarina

[email protected]| www.pf.gov.br

 (48) 3281-6694

 

 

Cumprimento de mandados judiciais por local:

 

Local

Mandado de Busca/Apreensão

Mandado de Prisão

Balneário Camboriú/SC

1

1

Bombinhas/SC

2

2

Brusque/SC

1

 

Canelinha/SC

1

 

Florianópolis/SC

1

1

Itapema/SC

6

2

Porto Belo/SC

3

1

 

 

 

Canoas/RS

1

1

 

 

 

Eunápolis/BA

2

1

Porto Seguro/BA

1

1

 

 

 

Linhares/ES

1

 

 

 

 

Governador Valadares/MG

4

3

 

 

 

Sistema prisional (indivíduos já presos)

 

4

TOTAL

24

17

 

 

 

 

 

 

Comentários do Facebook

Polícia Federal

PF conclui Operação Muçambê IV contra prática de plantios de maconha no sertão nordestino

Publicado

em


Salgueiro/PE – A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Militar de Pernambuco (Grupamento Tático Aéreo e BEPI-Batalhão Especializado de Policiamento do Interior) e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e da Paraíba,  vem promovendo ações de identificação e consequente erradicação de plantios de maconha no sertão pernambucano.

Desta vez foi concluída a Operação Muçambê IV, que ocorreu entre os dias 15 a 29 de setembro/2020, onde conseguiu-se erradicar 367 mil pés de maconha, apreender 156 kg da droga pronta para consumo, destruir 137 plantios, além de 20 Kg de sementes. Os plantios foram localizados através de levantamentos feitos pela Polícia Federal em algumas ilhas dos Rio São Francisco, na Região de Orocó, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Floresta e Belém do São Francisco no sertão pernambucano

Também foi preso no último dia 26/9 um suspeito de ser responsável por cultivar uma roça com aproximadamente 2 mil pés de maconha. Na propriedade também foi encontrado cerca de 50 quilos da droga pronta para o consumo, além de uma grande quantidade que estava em processo de secagem.

No momento da abordagem, o suspeito tentou se evadir do local, porém foi interceptado, preso e conduzido para a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro, onde foi autuado em flagrante por tráfico, e caso seja condenado poderá pegar penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão. Sua prisão preventiva foi decretada na audiência de custódia e em seguida foi conduzido para a Cadeia Pública de Salgueiro, onde ficará a disposição da Justiça.

Caso os 367 mil pés fossem colhidos, prensados e colocados no mercado consumidor daria para se produzir aproximadamente 122 toneladas de maconha

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Pernambuco

Contato: (81) 2137-4076
E-mail: [email protected]

 

***Muçambê é um pequeno arbusto da família das Caparidáceas provido de espinhos nos pecíolos das folhas, ocorrendo nas caatingas dos estados do nordeste.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política12 minutos atrás

Treze projetos passam em Justiça

Em reunião virtual na tarde de terça-feira (29), o colegiado de Justiça da Assembleia Legislativa (Ales) aprovou a constitucionalidade de...

Política27 minutos atrás

Bolsonaro deve indicar o católico Kassio Nunes ao STF

Reprodução Juiz Kassio Nunes é católico e é favorito para ocupar a vaga no Supremo O presidente Jair Bolsonaro (sem...

Tecnologia27 minutos atrás

Netflix pode ficar mais cara em breve, sugere analista

Reprodução/Pixabay Netflix pode ter assinatura mais cara em breve A Netflix pode aumentar em breve o preço de sua assinatura,...

Policial27 minutos atrás

PM apreende arma, droga e dinheiro na Operação Sentinela VI em Água Doce do Norte

Na manhã desta quarta-feira (30), no município de Água Doce do Norte, policiais militares do 11º Batalhão, juntamente com a...

Policial27 minutos atrás

10º Batalhão faz homenagem aos destaques operacionais

Na última terça-feira (29), o comando do 10º Batalhão homenageou os destaques operacionais da unidade. A homenagem agraciou os destaques...

Esportes42 minutos atrás

Série D: TV Brasil transmite Bragantino e Fast; saiba como assistir

A TV Brasil estreia nesta quarta-feira (30), às 15h, as transmissões dos jogos do Campeonato Brasileiro da Série D. A...

Economia42 minutos atrás

Auxílio de R$ 300: cerca de 17 milhões vão receber menos parcelas; entenda

    Martha Imenes Cerca de 17 milhões de brasileiros terão corte de uma parte das novas parcelas do auxílio...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!