conecte-se conosco


Política

Onyx vai exonerar mais de 300 servidores para promover “despetização” do governo

Publicado

em


Ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e General Heleno (GSI) são homens-fortes de Bolsonaro
Rafael Carvalho/Governo de Transição

Ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e General Heleno (GSI) são homens-fortes de Bolsonaro

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni , anunciou no fim da tarde desta quarta-feira (2) que irá promover um processo de “despetização” em sua pasta, mediante à exoneração de servidores com “marca ideológica clara”.

De acordo com Onyx Lorenzoni , de 300 a 320 servidores que ocupam cargos comissionados na Casa Civil serão exonerados e depois convocados para uma “conversa”, na qual a equipe do governo irá “reavaliar” os funcionários. “Exatamente para não sair caçando bruxas, a gente exonera e depois a gente conversa para saber como os servidores chegaram aqui. Falando, a gente se entende.”

“Esse é um ato importante para que a gente possa retirar de perto da administração todos aqueles que têm marca ideológica clara. Isso faz parte da ‘despetização’ do governo federal. Vamos governar livre de amarras ideológicas”, afirmou Onyx.

O ministro reconheceu que a medida, que será publicada no Diário Oficial da União , pode comprometer as atividades da Casa Civil , mas disse que isso foi um risco calculado. “Tomamos essa decisão conscientes de ter alguma dificuldade, mas vamos governar com aqueles que acreditam no nosso projeto. Sem ter ninguém aqui que possa tomar qualquer atitude que possa colocar em risco o projeto que foi vitorioso nas urnas”, disse. “O governo é novo. Ou afina com a gente, ou troca de casa”, bradou.

O ministro disse considerar que essa medida deveria ter sido tomada já durante o governo do presidente Michel Temer (MDB) e fez uma anologia futebolística para justificar sua decisão. “É aquela história: eu sou gaúcho e sou colorado. Então não tem sentido eu colocar um gremista militante na diretoria do Inter”, explicou.

Leia mais:  Max Filho pode comandar o PSDB no processo eleitoral de 2018

De acordo com Onyx, a ideia de ” despetização ” será inicialmente adotada somente na Casa Civil, mas será proposta também aos demais ministros do governo Jair Bolsonaro (PSL) em reunião marcada para a manhã dessa quinta-feira (3). “Ao longo dos últimos 14 anos, ninguém aqui é ingênuo de achar que não houve um aparelhamento ideológico da estrutura do Estado. Então que governo nós vamos fazer de centro-direita, com uma aliança liberal-conservadora se nós não tivermos coragem de dizer: ‘Olha, amigo, o teu perfil é socialista, é comunista. Volta pro teu órgão’.”

Onyx, por outro lado, negou que haverá ‘desmarunização’ no governo, em alusão ao ex-ministro Carlos Marun, que foi alocado no apagar de luzes do governo Temer no conselho da Itaipu Binacional . O ministro explicou que o ato do agora ex-presidente não será revogado.

Ainda em seu anúncio, Onyx Lorenzoni evitou comentar possível  apoio do governo à candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para novo mandato como presidente da Câmara dos Deputados. “O governo, desde que venceu a eleição, tem dito que o Bolsonaro tem a leitura de que não deve interferir nas decisões do Congresso Nacional. Quanto mais autonomia os poderes tiverem, melhor para a consolidação da nossa democracia. Então não há nenhum grau de intervenção”, afirmou.

Comentários do Facebook
publicidade

Política

Polícia Militar apreende drogas e menor em Nova Venécia

Publicado

em

O infrator tem envolvimento com o tráfico de drogas e outros atos infracionais na cidade, disse o Comandante do 2º Batalhão.

NOVA VENÉCIA (ES) – Policiais Militares apreenderam na noite desta sexta-feira (15) em Nova Venécia, um adolescente de 17 anos, acusado de ato infracional de tráfico de drogas. Com o infrator foram apreendidas 72 pedras de crack, R$ 360,00 em dinheiro proveniente da venda de drogas, além de dois celulares.

Segundo o Comandante do 2º Batalhão, Tenente-Coronel Mario Marcelo Dal Col, a ação policial aconteceu no Bairro Bela Vista e foi realizada pelos Militares da Força Tática de Unidade, durante o patrulhamento tático motorizado.

JVLS, 17 anos, estava saindo de uma casa abandonada, quando foi abordado e apreendido pelos Militares. Durante a abordagem o suspeito tentou se evadir, mas não obteve sucesso. Ao revista-lo os Militares encontraram o dinheiro e um celular. Dando continuidade as buscas, foram encontradas mais 72 pedras de crack e outro celular no quintal da casa abandonada.

O menor infrator e os materiais apreendidos foram encaminhados ao DPJ de São Mateus, onde foi realizado o flagrante.

De acordo com o Tenente-coronel Dal Col, o adolescente já é um velho conhecido da Polícia suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas e outros atos infracionais na cidade.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Temer diz que está 'muito na moda a garantia da lei e da ordem'
Continue lendo

Votação

O eleitor mateense tem até 07 de março de 2019, a chance de indicar espontaneamente, o que pode ser no futuro o PREFEITO do Município. Escolha entre esses candidatos apresentados:

Entretenimento1 hora atrás

“Lembro mais dos Corvos” é filme-relato das dores e desejos de uma mulher trans

Quem tem dúvidas do vigor do cinema independente brasileiro precisa assistir “Lembro Mais dos Corvos”, um filme testamento de uma...

Entretenimento1 hora atrás

Sob escrutínio racial, “Green Book” quer ser “A Forma da Água” do Oscar 2019

Pode não parecer, mas “Green Book: O Guia” é o filme que despertou mais polêmica nessa temporada de premiações. O...

Entretenimento1 hora atrás

“Todos Já Sabem” é melodrama poderoso com inspirada trinca de atores

O cinema de Asghar Farhadi (“A Separação”, “O Passado” ) é pautado pelo interesse quase que antropológico de observar o...

Esportes3 horas atrás

Ver o futebol brasileiro virou motivo para castigo e tortura

– Filho, você está de castigo . Quem mandou tacar fogo no lixo. Isso não se faz. E outra coisa:...

Entretenimento4 horas atrás

Realeza negra? Meghan Markle aparece como rainha em vídeo de Beyoncé

Aconteceu nesta quarta-feira (20) o prêmio Brit Awards, em Londres. Beyoncé e Jay-Z não puderam comparecer ao evento, porém, foram...

Esportes6 horas atrás

Corinthians vira sobre o Avenida-RS e se classifica na Copa do Brasil

Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians Timão sofreu, mas conseguiu virar nos últimos minutos, contra o Avenida-RS e vencer por...

Esportes6 horas atrás

Em jogo de viradas, City vence o Schalke; Atlético faz 2 a 0 na Juventus

Reprodução Sterling marcou o último gol contra o Schalke 04, sem auxílio do VAR Na rodada das oitavas de final...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana