conecte-se conosco


Política

Onyx vai exonerar mais de 300 servidores para promover “despetização” do governo

Publicado

em


Ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e General Heleno (GSI) são homens-fortes de Bolsonaro
Rafael Carvalho/Governo de Transição

Ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e General Heleno (GSI) são homens-fortes de Bolsonaro

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni , anunciou no fim da tarde desta quarta-feira (2) que irá promover um processo de “despetização” em sua pasta, mediante à exoneração de servidores com “marca ideológica clara”.

De acordo com Onyx Lorenzoni , de 300 a 320 servidores que ocupam cargos comissionados na Casa Civil serão exonerados e depois convocados para uma “conversa”, na qual a equipe do governo irá “reavaliar” os funcionários. “Exatamente para não sair caçando bruxas, a gente exonera e depois a gente conversa para saber como os servidores chegaram aqui. Falando, a gente se entende.”

“Esse é um ato importante para que a gente possa retirar de perto da administração todos aqueles que têm marca ideológica clara. Isso faz parte da ‘despetização’ do governo federal. Vamos governar livre de amarras ideológicas”, afirmou Onyx.

O ministro reconheceu que a medida, que será publicada no Diário Oficial da União , pode comprometer as atividades da Casa Civil , mas disse que isso foi um risco calculado. “Tomamos essa decisão conscientes de ter alguma dificuldade, mas vamos governar com aqueles que acreditam no nosso projeto. Sem ter ninguém aqui que possa tomar qualquer atitude que possa colocar em risco o projeto que foi vitorioso nas urnas”, disse. “O governo é novo. Ou afina com a gente, ou troca de casa”, bradou.

O ministro disse considerar que essa medida deveria ter sido tomada já durante o governo do presidente Michel Temer (MDB) e fez uma anologia futebolística para justificar sua decisão. “É aquela história: eu sou gaúcho e sou colorado. Então não tem sentido eu colocar um gremista militante na diretoria do Inter”, explicou.

Leia mais:  Daniel assumirá sem poder de investimentos

De acordo com Onyx, a ideia de ” despetização ” será inicialmente adotada somente na Casa Civil, mas será proposta também aos demais ministros do governo Jair Bolsonaro (PSL) em reunião marcada para a manhã dessa quinta-feira (3). “Ao longo dos últimos 14 anos, ninguém aqui é ingênuo de achar que não houve um aparelhamento ideológico da estrutura do Estado. Então que governo nós vamos fazer de centro-direita, com uma aliança liberal-conservadora se nós não tivermos coragem de dizer: ‘Olha, amigo, o teu perfil é socialista, é comunista. Volta pro teu órgão’.”

Onyx, por outro lado, negou que haverá ‘desmarunização’ no governo, em alusão ao ex-ministro Carlos Marun, que foi alocado no apagar de luzes do governo Temer no conselho da Itaipu Binacional . O ministro explicou que o ato do agora ex-presidente não será revogado.

Ainda em seu anúncio, Onyx Lorenzoni evitou comentar possível  apoio do governo à candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para novo mandato como presidente da Câmara dos Deputados. “O governo, desde que venceu a eleição, tem dito que o Bolsonaro tem a leitura de que não deve interferir nas decisões do Congresso Nacional. Quanto mais autonomia os poderes tiverem, melhor para a consolidação da nossa democracia. Então não há nenhum grau de intervenção”, afirmou.

Comentários do Facebook
publicidade

Política

‘Pressão está forte para me candidatar’, diz Bolsonaro sobre eventual reeleição

Publicado

em

undefined
MARCOS CORRÊA/ PR

Jair Bolsonaro falou sobre possibilidade de tentar a reeleição

O presidente Jair Bolsonaro admitiu na tarde desta segunda-feira (8) a possibilidade de sua reeleição em 2022. Bolsonaro condicionou uma eventual candidatura ao sucesso de reformas que sua gestão pretende implementar.

Ao tratar sobre 2022, Jair Bolsonaro afirmou que vai propor uma reforma política que reduza o tamanho da Câmara e do Senado.

Ele também ponderou que só será candidato se seu estado de saúde mantiver o quadro atual de evolução. O presidente passou por uma cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal após ser esfaqueado na barriga, em setembro, durante um ato de campanha.

“A pressão está muito grande para que se eu estiver bem, que me candidate à reeleição”, disse o presidente, em entrevista à rádio Jovem Pan, no Palácio do Planalto. 

Bolsonaro prometeu que, caso seja candidato, fará diferente de outros políticos brasileiros, cuja reeleição acaba se tornando uma espécie de “desgraça” e que só se tonar possível por meio de acordos espúrios que levam a escândalos de corrupção. Ao fazer essa menção, Bolsonaro se referiu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Não quero jogar dominó com ninguém em Curitiba”, provocou o presidente, numa referência a capital do Paraná, onde Lula cumpre pena a 12 anos e um mês de prisão após a condenação no caso do tríplex do Guarujá.

Bolsonaro reconheceu que a proposta de seu governo de reforma da previdência é impopular e afirmou que não teme que o projeto cause qualquer impecilho a uma eventual candidatura.

“Se eu pensasse em reeleição faria uma reforma light ou não faria. Mas poderia não sobreviver em 2022”, concluiu Jair Bolsonaro.

Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
Leia mais:  Afastada do pai pela Justiça, Cristiane Brasil consegue brecha no Dia dos Pais
Continue lendo
Nacional2 horas atrás

Acumulou! Prêmio da Mega-Sena pode chegar a R$ 90 milhões na próxima quarta

iG São Paulo Para concorrer ao prêmio da Mega-Sena, é preciso escolher pelo menos seis números entre os 60 disponíveis...

Direto de Brasília5 horas atrás

FBI prende acusado de barrar imigrantes na fronteira dos EUA com México

Reprodução/ The Washington Post Homem acusado de barrar imigrantes na fronteira dos EUA com o México é preso pelo FBI...

Entretenimento6 horas atrás

Morre compositor Acyr Marques da Cruz, irmão de Arlindo Cruz

Neste sábado (20), o compositor Acyr Marques da Cruz, irmão mais velho do sambista Arlindo Cruz, morreu no Rio de...

Economia6 horas atrás

Não é só Bitcoin! Conheça outras criptomoedas importantes

A primeira moeda virtual criada no mundo é também a mais famosa. Até quem não entende sobre o mercado de...

Tecnologia7 horas atrás

Lançamento: Lenovo Z6 Pro terá quatro câmeras traseiras

O Lenovo Z6 Pro, próximo smartphone da marca, será lançado no dia 23 de abril em um evento na China....

Economia7 horas atrás

Mudanças na reforma não têm impacto fiscal, diz secretário da Previdência

Antonio Cruz/ Agência Brasil Rogério Marinho afirmou que o governo vai manter o canal de negociação aberto O secretário especial...

Economia7 horas atrás

Avianca Brasil cancela mais de 1,3 mil voos até o dia 28 de abril

Divulgação/Avianca Brasil Avianca Brasil cancelou 1.305 voos e os aeroportos mais prejudicados são Guarulhos, São Paulo, e Galeão, Rio de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana