conecte-se conosco



Internacional

ONU: Conselho de Direitos Humanos faz reunião extraordinária no dia 27

Publicado

em


O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) vai se reunir no próximo dia 27, em sessão extraordinária, para discutir o conflito entre Israel e a Palestina, anunciou hoje (20) a ONU.

O encontro será realizado a pedido do Paquistão, como coordenador da Organização de Cooperação Islâmica, e das autoridades palestinas, que reuniram assinaturas suficientes dos 47 países-membros do conselho, acrescentou a ONU em comunicado.

Na reunião, os países examinarão a “grave situação dos direitos humanos” nos territórios palestinos ocupados, incluindo Jerusalém Oriental. 

O anúncio ocorre quando a diplomacia internacional atua na região e nos bastidores para tentar encerrar a escalada da violência entre Israel e o Hamas, no poder na Faixa de Gaza.

O Conselho de Direitos Humanos promove pelo menos três sessões ordinárias por ano, mas se um terço dos Estados-membros solicitar, pode decidir a qualquer momento a realização de uma sessão extraordinária.

Desde a sua criação em junho de 2006, o conselho já realizou 29 sessões especiais, destinadas a responder a situações de emergência. Várias delas condenaram Israel, particularmente sobre a situação em Gaza.

A reunião especial anterior sobre a deterioração da “situação dos direitos humanos no território palestino ocupado, incluindo Jerusalém Oriental”, foi em maio de 2018.

A primeira sessão especial do conselho, em 5 de julho de 2006, também também tratou “da situação dos direitos humanos nos territórios palestinos ocupados”.

A atual escalada de violência na região provocou a morte de 227 palestinos em Gaza, entre eles 64 menores, e 1.620 feridos.

Em Israel morreram 12 pessoas, sendo dois menores, e foram registrados 340 feridos.

Os combates começaram em 10 de maio, após semanas de tensão entre israelenses e palestinos em Jerusalém Oriental, que culminaram com confrontos na Esplanada das Mesquitas, o terceiro lugar sagrado do Islã e junto ao local mais sagrado do judaísmo.

O lançamento de foguetes por grupos armados em Gaza, em direção a Israel, é respondido com bombardeio sistemático pelas forças israelenses contra a Faixa de Gaza.

O conflito ocorre desde a fundação do Estado de Israel, cuja independência foi proclamada em 14 de maio de 1948.

Comente Abaixo
Entretenimento4 minutos atrás

Verdades Secretas 2: Erika Januza transforma seu corpo para nova personagem

Felipe Henrique Verdades Secretas 2: Erika Januza transforma radicalmente seu corpo para nova personagem As preparações para ‘Verdades Secretas 2’...

Entretenimento44 minutos atrás

Leonardo comemora 25 anos de casado e homenageia Poliana, sua esposa

Reprodução/Instagram Leonardo homenageou esposa, Poliana, por Bodas de Prata Hoje (16) é um dia feliz na vida do cantor Leonardo...

Economia58 minutos atrás

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 10,5 milhões neste sábado; veja o resultado

Reprodução: iG Minas Gerais Caixa deve anunciar vencedores nas próximas horas A Caixa Econômica Federal realizou neste sábado (16) o sorteio...

Saúde1 hora atrás

Pesquisadores desenvolvem teste de covid-19 pela saliva e usando luz

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram uma nova tecnologia de teste para avaliar o diagnóstico de covid-19...

Saúde1 hora atrás

Brasil registra 11,25 mil casos de covid-19 e 483 mortes, em 24 horas

O balanço divulgado, neste sábado (14), pelo Ministério da Saúde registra 11.250 novos diagnósticos de covid-19, em 24 horas. Com...

Nacional1 hora atrás

Advogada de Marcinho VP é presa no RJ por atuar como informante da facção

Reprodução/redes sociais Elker Cristina Jorge foi condenada por ser informante do traficante Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, líder...

Entretenimento2 horas atrás

“Sou tão feliz em dividir a vida com você”, se declara Vitória Strada

Reprodução Marcella Rica e Victoria Strada Vitória Strada compartilhou uma sequência de cliques ao lado da noiva, Marcella Rica, neste...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!