conecte-se conosco



ONU conclui: foi”ilegal”o assassinato” do general iraniano Soleimani pelos EUA

Publicado

em


source
Soleimani
Reprodução

Aos gritos de “Morte à América”, milhares acompanharam o cortejo do general neste sábado



Uma especialista da ONU conclui que o assassinato seletivo do general iraniano Qasem Soleimani pelos Estados Unidos foi “ilegal” e critica o silêncio mundial sobre o assunto.

O ataque de drones lançado pelos Estados Unidos em Bagdá (Iraque) em 3 de janeiro, que encerrou a vida do influente general iraniano Qassem Soleimani e outras nove pessoas, representa uma violação do direito internacional, disse o relator especial da ONU nesta segunda-feira. Execuções extrajudiciais, Agnes Callamard.

“O major-general Soleimani estava encarregado da estratégia e ações militares do Irã na Síria e no Iraque. Mas, na ausência de uma ameaça iminente real à vida, o curso de ação dos Estados Unidos era ilegal”, escreveu Callamard

O Departamento de Defesa dos EUA (Pentágono) confirmou que o ataque considerdo “terrorista” por várias nações, foi realizado por ordem direta do presidente Donald Trump.

“O major-general Soleimani estava encarregado da estratégia e ações militares do Irã na Síria e no Iraque. Mas, na ausência de uma ameaça iminente real à vida, o curso de ação dos Estados Unidos foi ilegal “, disse a relatora especial das Nações Unidas sobre assassinatos seletivos e execuções extrajudiciais, Agnes Callamard, em um relatório citado por a agência britânica Reuters.

Referindo-se ao ataque de 3 de janeiro nos EUA, a especialista destaca que é a primeira vez que um país invoca legítima defesa como justificativa para um ataque contra um ator estatal no território de um país terceiro.

Callamard enfatizou que o ataque dos EUA a Soleimani violou a Carta das Nações Unidas, portanto, considerou necessário que os responsáveis ​​por esse crime seletivo fossem responsabilizados.

Em sua abordagem , ela ejeitou  também  a inação e o silêncio do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) e da comunidade internacional diante do ataque criminal a Soleimani e aos outros militares.

Callamard planeja apresentar seu relatório na próxima quinta-feira no Conselho de Direitos Humanos da ONU (UNHRC), do qual os EUA, proclamador do defensor de direitos humanos, se retiraram em junho de 2018, para evitar se pronunciar sobre os crimes. Israelenses.



Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook

Empates fecham primeira rodada da Série C

Publicado

em


.

Dois jogos realizados na noite de segunda-feira (10) encerraram a primeira rodada da série C do Campeonato Brasileiro. No estádio Dilzon Melo, em Varginha (Minas Gerais), o Boa Esporte empatou em 2 a 2 com o Volta Redonda (Rio de Janeiro). Na outra partida, no estádio do Café, o Londrina (Paraná) também ficou na igualdade, mas sem gols, com o Criciúma (Santa Catarina), graças ao goleiro Danton, do Tubarão, que defendeu um pênalti a favor dos catarinenses.

Os confrontos foram válidos pelo grupo B da competição, que reúne dez equipes das regiões Sul e Sudeste do país. Por enquanto esta chave é liderada por Ituano (São Paulo), Brusque (Santa Catarina) e São José, que estrearam com vitória no torneio. Destaque para o triunfo da equipe do interior paulista, que derrotou, por 3 a 0, o Tombense, que decide o título mineiro com o Atlético-MG.

No grupo A ficam outros dez times do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Ferroviário (Ceará) e Remo largaram na frente ao vencerem Botafogo-PB e Jacuipense (Bahia). O Ferrão ganhou dentro de casa por 2 a 0 na Arena Castelão, em Fortaleza. Já o Leão Azul surpreendeu fora dos domínios paraenses, batendo os baianos por 2 a 1, de virada, na Arena Valfredão.

A rodada de abertura ficou a dever apenas um duelo. Em virtude do novo coronavírus (covid-19), o jogo entre Treze (Paraíba) e Imperatriz (Maranhão) não pôde acontecer no último domingo (9) no Estádio Amigão, em Campina Grande. De acordo com a CBF, 12 dos 19 jogadores inscritos pela equipe maranhense na competição testaram positivo.

A competição vai até janeiro de 2021, e nesta edição tem um novo formato. Os quatro melhores colocados de cada grupo se classificam para dois quadrangulares. De um lado, o primeiro e o terceiro do grupo A com o segundo e o quarto do grupo B. Do outro, o primeiro e o terceiro do Grupo B com o segundo e quarto do Grupo A. Na sequência, os clubes se enfrentam dentro das chaves. Os dois melhores de cada lado conquistam o acesso à Série B e os vencedores de cada chave se classificam às finais.

Edição: Fábio Lisboa

Comentários do Facebook
Continue lendo

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!