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Educação

Ônibus escolar tomba com crianças em zona rural de Fundão

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O acidente não deixou feridos e, de acordo com pais e responsáveis, a falta de manutenção nos veículos e as estradas ruins teriam colaborado para o acidente

FUNDÃO (ES) – Um ônibus escolar com cerca de 20 crianças tombou na região de Chapoa, zona rural do município de Fundão, na manhã desta segunda-feira (11). De acordo com pais e responsáveis, nenhum dos passageiros se feriu gravemente, mas duas crianças sofreram escoriações. A falta de manutenção dos ônibus da rede municipal e a situação ruim das estradas teriam colaborado para o acidente, segundo os moradores.

A agricultora Lícia de Ângelo é mãe de uma das crianças. A filha dela tem 12 anos e não se feriu, mas a situação deixou a agricultora muito assustada. De acordo com ela, um funcionário da prefeitura esteve no local e disse que uma investigação seria aberta. Agora, Lícia afirma que os pais irão procurar o Ministério Público.

“O ônibus passou atrasado, como sempre, e minha filha estava nele, também tinham outras crianças menores e também crianças especiais. As estradas estão horríveis e os ônibus sempre tem algum problema, tem ônibus que anda até sem freio as vezes. Minha filha não se machucou, mas até eu ver ela fiquei desesperada. Não aconteceu nada de grave, mas poderia ter acontecido. Agora os pais vão procurar o Ministério Público”, reclamou.

Outra mãe, a analista fiscal Cinéia Demonel, contou que os três filhos estudam no período da tarde e que vão até a escola com o mesmo ônibus, mas que nesta segunda-feira (11), por conta do acidente, devem ficar em casa. A sobrinha dela estava no carro que tombou. A analista conta que, desde que as aulas nas escolas municipais voltaram, na semana passada, houve troca de motoristas, que estariam se negando a dirigir os ônibus.

“Desde a semana passada eu tinha conversado com a monitora, que acompanha as crianças no ônibus, e ela comentou que estava com muito medo. O ônibus tinha ido para a manutenção e, antes mesmo de chegar, já tinha quebrado. Um dos motoristas disse que não iria dirigir e trocaram de motorista duas ou três vezes. Eles veem que o ônibus não está bom e não querem dirigir, tinha ônibus circulando até sem freio, falta fiscalização”, desabafa .

PREFEITURA DE FUNDÃO

Procurada, a Secretaria Municipal de Educação de Fundão (Semed) informou em nota que o acidente ocorreu em uma estrada vicinal quando o veículo transportava alunos da comunidade Chapoa para Fundão. A secretaria afirma ainda que duas crianças tiveram escoriações leves e não houve vitimas graves. Os veículos, segundo a Semed, passaram recentemente por uma vistoria veicular para o primeiro semestre de 2019 e se encontram aptos para circulação.

Ainda em nota, a secretaria informa que os estudantes foram socorridos pelo próprio secretário e uma equipe da secretaria e encaminhados ao Hospital da Cidade. A Semed está dando toda assistência necessária as famílias dos envolvidos e toda as providências necessária serão tomadas. Além disso, a secretaria acrescenta que a circulação do transporte da linha Chapoa x Fundão está temporariamente suspensa e será regularizada a partir desta terça-feira(12). Por fim, a Semed informa que as causas do acidente ainda estão sendo apuradas.


(*Gazeta on line)

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Educação

Mais de 17 mil estudantes do ES vão para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

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Mais de 17 mil estudantes do Estado vão participar da 2ª fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2019. São 8.966 estudantes da Rede Estadual, 6.586 das Redes Municipais, 487 da Rede Federal e 1.034 da rede privada, totalizando 17.073 classificados para a 2ª Fase da OBMEP 2019.

A lista de classificados para essa etapa foi divulgada pela OBMEP no último dia 05 e cerca de um milhão de estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país devem fazer a prova em 28 de setembro.

Para conferir se estão classificados para a 2ª fase, os estudantes capixabas devem acessar o site da OBMEP e selecionar o município e a escola em que estão matriculados.

Em 2019, a maior Olimpíada de Matemática do mundo contou com 54.831 escolas participantes, localizadas em 99,71% dos municípios brasileiros, superando o número de instituições inscritas no ano anterior (54.498). A prova da primeira fase foi realizada por 18.158.775 estudantes.

Preparação

Desde junho, os estudantes da Rede Pública estão tendo a oportunidade de aprimorar, ainda mais, os conhecimentos em Matemática por meio do “Programa Matemática na Rede: preparando campeões”.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e a Coordenação Regional da OBMEP/ES, o Programa Matemática na Rede tem como objetivo identificar jovens talentos em Matemática, estimular a participação dos estudantes em olimpíadas científicas e tecnológicas, e fortalecer a aprendizagem a partir de aulas de aprofundamento de estudos e de atividades científicas.

Uma das ações do Programa Matemática na Rede é a oferta de aprofundamento de estudos para mais de mil estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública por meio do Projeto de Iniciação Científica de Matemática. Esse projeto funciona em 38 Polos de Iniciação Científica de Matemática (PicMat), divididos em 34 municípios do Espírito Santo.

Nos PicMat, os estudantes são atendidos por professores orientadores presencialmente e virtualmente desde maio de 2017. Eles foram classificados por meio de um processo seletivo que contou com a participação de quase três mil alunos interessados.

Preparatório para os classificados

Como preparatório para a 2ª fase da OBMEP, qualquer estudante pode aprimorar ainda mais os seus conhecimentos em Matemática por meio do site do Matemática na Rede

www.matematicanarede.sedu.es.gov.br). São diversos conteúdos e ferramentas online de Matemática disponíveis para qualquer estudante e professor interessado em aprofundamento de estudos de Matemática.

OBMEP

Criada em 2005, a OBMEP é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Neste ano, os estudantes da rede pública concorrerão a 6.500 medalhas (500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze). Além disso, os medalhistas que estiverem matriculados em escolas públicas em 2020 terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP).

Quanto a premiação dos alunos das escolas particulares, a OBMEP destinará 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas, 675 bronzes), além de 5.700 certificados de menções honrosas.

Mais informações podem ser obtidas no site: www.obmep.org.br.

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