Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
conecte-se conosco


Cultura

Ônibus do projeto ‘Faces do Brasil – Histórias de Superação’ chega a Nova Venécia

Publicado

em

Está estacionado na Praça Jones dos Santos Neves, em Nova Venécia, o ônibus do projeto ‘Faces do Brasil – Histórias de Superação’.

NOVA VENÉCIA (ES) – O projeto é tocado pela família Faces do Brasil, que viaja país afora registrando relatos de pessoas comuns que tenham alguma história de vida para contar, sendo boa ou ruim. Tudo fica registrado em audiovisual e fotografias para depois ser editado e transformado em vídeos e um livro. A família é composta por sete integrantes.

A iniciativa visa registrar, preservar e divulgar a memória, através da coleta de histórias, reunindo depoimentos de pessoas que, de alguma forma, tiveram suas vidas transformadas. Além disso, a família também fará registros fotográficos de várias partes do município, olhando por um ângulo de quem vê Nova Venécia de fora.

Os atendimentos começam na próxima segunda-feira (5). Enquanto isso, os idealizadores vão montando as tendas, acertando as instalações do ônibus e adequando toda a estrutura no local.

Segundo o idealizador do projeto, Elizeu Prates da Silva, o ônibus, que chegou nesta terça-feira (30), deve ficar em Nova Venécia até o final do ano. Durante esse período, a ideia é gravar 100 depoimentos, sendo que os 10 selecionados pela própria família serão incluídos no livro e o restante disponibilizado em vídeos na internet. “As pessoas abrem os corações e mentes para contarem suas histórias de vida. São relatos de superação, conquistas e realizações. É muito bacana. Vale a pena conhecer o nosso projeto”, disse Prates.

Os atendimentos com as coletas dos depoimentos são pré-agendados. Para participar, a pessoa pode ir ao próprio local para marcar um horário.

Leia mais:  PM realiza fiscalização ambiental em Conceição da Barra e Pinheiros
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Araçá promove agenda cultural em São Mateus

Publicado

em

O Centro Cultural Araçá promove em novembro dois eventos culturais voltados para as tradições artísticas e tradicionais da cidade.

SÃO MATEUS (ES) – Em 21 de novembro será realizado em parceria com a Academia Mateense de Letras – AMALETRAS o Sarau Lítero Musical – Herinea vive em nossa lembrança. Uma homenagem a escritora, professora, historiadora, poetisa Herinea Lima Oliveira. Convidados e público presentes se concentrarão a partir das 18h na Praça do Mirante, um cortejo poético segue pelas principais ruas do centro da cidade chegando às 19h no Salão São Benedito para apresentação de performances poéticas, teatrais, musicais, pelos educandos do Araçá. Estará uma exposição sobre a homenageada no mesmo local do evento. Também será lançado no mesmo ambiente o livro ‘Herinea, parte de sua vida e de sua obra’.

Já para 28 de novembro em comemoração o Dia da Consciência Negra, o Centro Cultural Araçá realizará a Mostra Cultural “Raízes”, propondo um resgate às origens afrodescendentes. As atividades estão programadas para acontecer no Sítio Histórico Porto de São Mateus, a partir de 8h matutino e 14h vespertino, com apresentações de danças, capoeira, teatro e o lançamento do livro: “Em Nome do Pai”, da escritora Jussara Rocha, de cidade Pernambuco.

Jussara Rocha Kouryh é jornalísta e escritora, com mais de 40 livros publicados, entre literatura infantil, infanto – juvenil, romances, poesias, cordéis, história de municípios pernambucanos, do Brasil afro – indígena e outros para formação cidadã de jovens e adolescentes. Doutoranda e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco. Exerceu o cargo de Presidente da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, em Palmares – PE, no período de 1987 a 1989 e Secretária de Cultura, Turismo e Esportes, em Palmares – PE, no ano de 1989. Membro da Academia Palmarense de Letras desde 2015.

SARAU DAS LETRAS

PROGRAMAÇÃO:

– 18h – Cortejo Poético iniciando na Praça do Mirante.

– Em todo o percurso os educandos do Araçá, acadêmicos e professores do curso de Pedagogia, da Faculdade Vale do Cricaré (FVC), acadêmicos da AMALETRAS, artistas, escritores e demais convidados recitarão poesias e músicas.

– 19h – No Salão São Benedito.

– Palavras de Abertura pela presidente da AMALETRAS e representantes do Centro Cultural Araçá.

– Performance Poética apresentada pelos educandos do Araçá “Herinea vive em nossa lembrança”.

– Premiação dos ganhadores do Concurso ano literário Herinea Lima Oliveira – Poesia de São Mateus.

– Outorga da Comenda Herinea Lima Oliveira.

– Outorga do título de Acadêmicos “pos mortem” a poetisa de São Mateus, Elza Cunha Pires e ao cantor e compositor da cidade, o mateense, Joel Guilherme.

– Outorga do titulo de Patrona da Academia Mateense de Letras – AMALETRAS – in memoriam, a Herinea Lima Oliveira. Ela ocupou a Cadeira nº 4 que tem como Patrona, Elza Cunha Pires.

– Lançamento do livro “Herinea, parte de sua vida e de sua obra” parceria Araçá – Amaletras.

 

Leia mais:  Hospital Roberto Silvares alerta população para que não caia em golpes

RAÍZES MOSTRA CULTURAL

PROGRAMAÇÃO:

– 8h às 10h – Roda de Capoeira, Reis de boi, danças tradicionais e danças contemporâneas.

– 14h às 16h – Apresentação do espetáculo musical, poético e teatral, roda de capoeira, maculêlê, puxada de rede, samba de roda e dança afro.

– Lançamento do livro “Em Nome Do Pai”.

Continue lendo
Esportes10 minutos atrás

Artesão esclarece polêmica do Portal do Surf de Guriri

SÃO MATEUS (ES) – A retirada do Portal do Surf de Guriri, instalado na área de Surf do balneário, que...

Direto de Brasília19 minutos atrás

Onyx Lorenzoni revela que Bolsonaro vai criar Ministério da Cidadania

Valter Campanato/Agência Brasil Futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), afirmou que Bolsonaro criará novo Ministério da Cidadania O...

Agricultura20 minutos atrás

Horta hidropônica muda a vida de família em São Mateus

SÃO MATEUS (ES) – Em tempos de crise, uma família do interior de São Mateus descobriu que estava na Internet o...

São Mateus33 minutos atrás

FA 1073 / 14 de novembro de 2018

Leia mais:  Hospital Roberto Silvares alerta população para que não caia em golpes

Esportes41 minutos atrás

Atleta é brutalmente assassinada e corpo é encontrado dentro de mala

Facebook Fisiculturista Leyla Evans foi encontrada morta em Honduras O esporte de Honduras está em choque com o assassinato brutal...

Estadual47 minutos atrás

Banco erra e coloca R$ 2 milhões na conta de comerciante no Espírito Santo

A sobrinha da comerciante, Paula Beatriz de Souza, que percebeu o erro VITÓRIA (ES) – Uma comerciante ficou milionária por...

Estadual53 minutos atrás

Tesouro Nacional confirma Espírito Santo como único Estado Nota A em finanças do país

A informação faz parte do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais de 2018 A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) confirmou,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana