conecte-se conosco



Regional

Óleo no ES: manchas chegam à praia de Itaúnas, diz Marinha

Publicado

em

No Espírito Santo, as manchas de óleo atingiram primeiro o balneário de Guriri, em São Mateus, município vizinho a Conceição da Barra, no final da última semana. Neste domingo (10) a Marinha informou, por nota, que os resíduos foram encontrados em Itaúnas

As manchas de óleo que atingiram as praias do Nordeste do país e que chegaram, no final da última semana, à praia de Guriri, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, atingiu a praia de Itaúnas, em Conceição da Barra, município vizinho a São Mateus e que fica na divisa com a Bahia. A informação foi passada pela Marinha do Brasil (MB) em nota enviada à imprensa no final da tarde deste domingo (10).

De acordo com a nota, “neste sábado (9), na Ilha de Santa Bárbara, arquipélago de Abrolhos (BA), foram encontrados e recolhidos, por equipes do Rádio Farol da MB, cerca de 1,3 kg de resíduos compostos por fragmentos de óleo, resquícios de algas e areia. Hoje, não foi observada nova presença oleosa em Abrolhos”.

Até o momento, a Marinha informou que mais de 4.800 militares da corporação, 34 navios, sendo 30 da Marinha e 4 da Petrobras, 22 aeronaves, sendo 11 da MB, 6 da Força Aérea Brasileira (FAB), 3 do Ibama e 2 da Petrobras, além de 5.000 militares e 140 viaturas do Exército Brasileiro (EB), 140 servidores do Ibama, 80 do ICMBio e 440 funcionários da Petrobras atuam nessa operação.

De acordo com o levantamento feito pelo Ibama, foram contabilizadas, aproximadamente, 4.400 toneladas de resíduos de óleo retirados das praias nordestinas, até o dia de hoje. A contagem desse material não inclui somente óleo, mas também é composta por areia, lonas, EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e outros materiais utilizados para a coleta. O descarte é feito pelas Secretarias de Meio Ambiente dos Estados.

A gravidade, a extensão e o ineditismo desse crime ambiental, segundo a Marinha, exigem constante avaliação da estrutura e dos recursos materiais e humanos empregados, no tempo e na quantidade que for necessária. A MB informou que quem avistar óleo nas praias deve ligar para o Disque 185!.


(*G1)

Comentários do Facebook

Regional

Conceição da Barra registra primeira morte por coronavírus

Publicado

em

De acordo com a prefeitura, mulher de 53 anos residia na cidade mas estava internada em Vitória desde o começo do mês de maio

A Prefeitura de Conceição da Barra informa com pesar que foi registrado o primeiro óbito pelo novo coronavírus (COVID-19) no município.

A primeira vítima é uma mulher de 53 anos, moradora da Sede, que testou positivo no Hospital Santa Rita, em Vitória, onde estava internada desde o início do mês de maio. A paciente fazia tratamento oncológico e veio a óbito na última quinta-feira (28/05), sendo a causa da morte confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA) no último sábado (30/05). 

A Coordenação de Vigilância Epidemiológica informa que o boletim epidemiológico do município continua com 54 casos notificados, sendo 34 descartados, 08 suspeitos e 12 confirmados, dentre os quais foram registrados 05 pacientes curados e 01 (um) óbito. 

INQUÉRITO SOROLÓGICO

Entre os dias 27 e 29 de maio, três equipes da Secretaria Municipal de Saúde visitaram 40 domicílios selecionados pela SESA, realizando a pesquisa de inquérito sorológico, uma iniciativa que visa o mapeamento da evolução do novo coronavírus em todo o Espírito Santo. Em Conceição da Barra foram realizados 124 testes rápidos sendo que apenas dois apresentaram resultado positivo para a COVID-19.

Os dois casos foram registrados numa mesma família, residente na Sede do Município. Trata-se de um paciente sexo masculino, 61 anos, apresentando sintomas e uma paciente do sexo feminino, 14 anos, também com sintomas respiratórios. Ambos foram orientados sobre a necessidade de isolamento domiciliar e seguem sendo monitorados pela equipe de Vigilância Epidemiológica.

 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Agricultura11 minutos atrás

TRIGO/CEPEA: Semeio no Sul do País é favorecido pelas chuvas em importantes regiões produtoras

. Cepea, 2/06/2020 – O cultivo da nova safra de trigo segue avançando no Sul do País, devido ao clima...

Agricultura11 minutos atrás

ETANOL/CEPEA: Demanda se aquece em maio e impulsiona preço

. Cepea, 2/06/2020 – De acordo com pesquisas do Cepea, em maio, os preços dos etanóis subiram no estado de...

Agricultura11 minutos atrás

AÇÚCAR/CEPEA: Cotações do cristal aumentam no final de maio

. Cepea, 2/06/2020 – Os preços do açúcar cristal praticados no mercado spot do estado de São Paulo subiram na...

Nacional21 minutos atrás

Vídeos registram ação policial contra protesto antirracista em Curitiba; veja

reprodução / Twitter Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostrou o momento em que a polícia atirou contra...

Entretenimento31 minutos atrás

Viúva de Chico Anysio é processada por advogado que quer R$30 mil de indenização

A entrevista que Malga di Paula , viúva de Chico Anysio, concedeu ao canal de Antônia Fontenelle no Youtube, rendeu...

Policial41 minutos atrás

Polícia Militar apreende armas após denuncia via 190.

. No inicio da noite desse domingo (31), uma senhora ligou denunciado que seus filhos estariam em posse de arma...

Internacional2 horas atrás

EUA registram 743 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

. Os Estados Unidos (EUA) registraram 743 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para mais de 105...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!