conecte-se conosco


Nacional

Óleo chega a 643 áreas em 116 municípios do Nordeste e do Sudeste

Publicado

em

óleo
Brenda Alcântara/Agência Pública

Imagem de praia de Pernambuco cercada por óleo.

Um relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ( Ibama ) mostrou que, ao todo, 643 áreas já foram atingidas pelas manchas de óleo que chegaram ao litoral brasileiro. Há registros em 116 municípios em todos os nove estados do Nordeste . Manchas também foram encontradas no Espírito Santo , primeiro estado do Sudeste. A lista pode ser ainda maior.

A Marinha confirmou que o santuário ecológico no Delta do Parnaíba, no Piauí, foi atingido pelas manchas de óleo no último sábado (16). O ponto turístico não consta na lista do Ibama. No Delta do Parnaíba, seis áreas foram atingidas: as praias Pontal, de Caiçaras e Barra das Melancieiras; além das ilhas Canárias, Poldros e do Caju. Ao todo, o santuário ecológico possui 70 ilhas e praias.

A Marinha, o Exército e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) montaram uma grande operação para impedir que o petróleo chegue até o rio Parnaíba. Em nota, a Marinha informou que disponibilizou cinco mil militares para as operações de limpeza, além de 37 navios e 11 aeronaves.

Outra área de conservação ameaçada é o santuário do peixe-boi, em Porto de Pedras, no litoral alagoano. Técnicos da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) estão preocupados com Astro, um raro representante da espécie que vive no litoral do Sergipe desde 1998, que está sendo monitorado, mas corre risco de contaminação . Os mangues e praias da região já foram alcançados pelo óleo.

A Polícia Federal trabalha com a suspeita de que um navio grego teria causado o derramamento de óleo no litoral brasileiro. De acordo com o órgão, a embarcação teria ancorado na Venezuela em 15 de julho. Três dias depois, seguiu para Singapura. No trajeto, entre os dias 28 e 30 de julho, houve o vazamento.

Leia mais:  Leve guarda-chuva: Chances de alagamento nesta quarta em São Paulo

A suspeita é que o derramamento ocorreu a 700 quilômetros da costa brasileira, em águas internacionais. Segundo a Polícia Federal, neste período “um único navio petroleiro navegou pela área suspeita”. Porém, a Universidade Federal de Alagoas anunciou, no último domingo (17), que identificou outra embarcação como responsável pelo vazamento. O nome e a bandeira do navio não foram reveladas pela instituição.


Fonte: IG

Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Marido flagra mulher com amante em motel e é assassinado

Publicado

em

Crime foi na saída de um motel na BR-365, em Pirapora (MG); segundo a Polícia Militar, marido foi assassinado com um tiro no rosto. Mulher não ficou ferida e foi encaminhada à delegacia para prestar esclarecimentos.

Um homem de 32 anos matou o marido da amante e depois cometeu suicídio em Pirapora, no Norte de Minas. O crime foi neste sábado (14) na saída de um motel na BR-365.

Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, a vítima soube da traição e foi atrás da esposa.

“O homem ficou esperando na parte de fora do motel , e o amante estava com uma arma e atirou no rosto dele. Os dois não chegaram a discutir. A polícia soube do homicídio depois que uma pessoa abordou uma viatura da patrulha rural, que passava pela rodovia, e disse que tinha um homem caído na porta do motel”, informou o tenente Swed Fonseca.

Após o crime, o homem fugiu a pé, e as polícias Civil e Militar realizaram uma operação para prendê-lo. Pouco depois, souberam que ele estava escondido em uma casa no Bairro Santa Mariana.

“Nós cercamos a área e fizemos varredura em várias casas com autorização dos moradores. Quando batemos no portão onde o homem estava escondido e falamos que era da polícia, escutamos um estampido de arma de fogo. De imediato, forçamos o portão e encontramos o homem ferido”, complementa o tenente.

Segundo a PM, ele se matou com um tiro na parte inferior do queixo. O Samu foi chamado e constatou o óbito. Os dois homens não tinham passagens pela polícia, e os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal.

A mulher, de 27 anos, não ficou ferida e foi encontrada na porta do motel. Ela foi levada para a delegacia para prestar esclarecimentos. O caso será investigado pela Polícia Civil.


(*O Tempo)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Acumulou! Prêmio da Mega-Sena podechegar a R$ 45 milhões no próximo sábado
Continue lendo
Entretenimento4 horas atrás

Juiz federal quer processar Netflix por especial de Natal com ‘Jesus gay’

arrow-options Divulgação Especial de Natal do Porta dos Fundos traz Gregório Duvivier como Jesus Cristo e Fábio Porchat como seu...

Entretenimento4 horas atrás

Taty Zatto posa sensualíssima em ensaio fotográfico de lingerie

arrow-options Gutho Oliveira Taty Zatto, por Gutho Oliveira Taty Zatto posou para um ensaio fotográfico com sugestões de lingeries brancas...

Esportes4 horas atrás

Seleção feminina aumenta série invicta e encerra 2019 com vitória

A seleção brasileira de futebol feminino se despediu com vitória da temporada 2019. Neste domingo (15), na Arena da Fonte...

Estadual4 horas atrás

Motorista sofre sequestro relâmpago e suspeito tem traumatismo craniano depois de veículo capotar

Esse é o quarto caso de sequestro a motorista de aplicativo em duas semanas. As primeiras informações dão conta de...

Entretenimento4 horas atrás

Geisy Arruda aparece sem sutiã e empina bumbum gigante de calcinha fio dental

Na tarde deste domingo (15), Geisy Arruda levou os seguidores à loucura ao publicar uma foto pra lá de sensual em seu...

Entretenimento5 horas atrás

Juiz federal quer processar Netflix por especial de Natal com ‘Jesus gay’

Divulgação Especial de Natal do Porta dos Fundos traz Gregório Duvivier como Jesus Cristo e Fábio Porchat como seu namorado...

Entretenimento5 horas atrás

Vidente faz previsões chocantes sobre as cantoras Anitta e Ludmilla em 2020

O vidente Robério de Ogum concedeu recentemente uma entrevista especial para o programa Super Pop e revelou como será o futuro de alguns famosos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana