conecte-se conosco


Mulher

O que é transar? Para educadora sexual, o assunto deve ser debatido com jovens

Publicado

em

 A adolescência é uma fase cheia de novos acontecimentos. Além das transformações físicas e biológicas que acontecem em meninos e meninas, a puberdade também marca o início da  descoberta da sexualidade
e do  sexo
em si. Entretanto, mesmo que os adolescentes saibam o que é transar, não significa que eles entendam tudo que envolve o assunto.


Segundo educadora sexual, é muito difícil um adolescente não saber o que é transar por causa da televisão e da internet
shutterstock
Segundo educadora sexual, é muito difícil um adolescente não saber o que é transar por causa da televisão e da internet

Segundo a fisioterapeuta pélvica, sexóloga e educadora sexual Débora Pádua, é cada vez mais difícil encontrar um jovem que não saiba o que é transar 
, principalmente porque a internet e a televisão abordam, mostram e até mesmo incentivam o ato. “Entretanto, essas informações são desencontradas e não são, necessariamente, algo que sirva para aquela pessoa ser capaz de entender completamente o sexo.”

Por causa do que é transmitido na TV ou encontrado online, muitos adolescentes criam um “ideal” sobre o ato antes de ter a primeira experiência sexual. “As mulheres têm uma ideia mais romântica, e os homens vão pelos instinto sexuais. Muitas vezes, os dois criam a relação sexual que começa com beijos, abraços, preliminares e, enfim, a penetração, o orgasmo e o relaxamento juntos. Na prática, não é isso acontece, principalmente na primeira vez.”

De acordo com Débora, tanto os homens quanto as mulheres colocam grandes expectativas na primeira vez, mas, no fim das contas, são experiências completamente diferentes. Eles, muitas vezes, conseguem chegar ao orgasmo e “realizam” o que pensavam, mas, para algumas delas, o medo antecipado de sentir dor, por exemplo, acaba criando um resultado diferente do esperado. 

Mas, afinal de contas, o que é transar?


É preciso conversar com os jovens e explicar o que é transar, focando bastante em ir além do básico sobre penetração
shutterstock
É preciso conversar com os jovens e explicar o que é transar, focando bastante em ir além do básico sobre penetração

Na hora de saber o que é transar, a educadora sexual explica que é muito difícil fugir do clássico “sexo é quando o homem usa o pênis para penetrar a vagina da mulher” com informações que são encontradas por aí. Assim, é preciso de um jeito didático para falar sobre relações de intimidade entre pessoas e a busca para sentir prazer através do corpo, seja na vagina, pênis, seios ou qualquer outra zona erógena
que vá além dos órgãos sexuais. 

Leia mais:  Menina vai parar em hospital sem conseguir andar por brincar demais

“A forma cultural que o sexo é tratado é a penetração, mas o o sexo não é apenas para procriação, é também para o prazer”, afirma. “Todo contato íntimo entre pessoas e qualquer estímulo é considerado relação sexual, não necessariamente só a penetração. Então uma boa explicação é que qualquer busca de  prazer usando o corpo já é considerado sexo.” 

Entretanto, a educação sexual
não envolve apenas explicar o que é ou como transar. “Hoje se fala muito de sexo, mas ao mesmo tempo muito pouco sobre o sexualidade na adolescência. É essencial entender que sexo é bom, sim, deve ser bom, deve ser natural e respeitoso. É importante impor os limites para o sexo e daí sim deixar a sexualidade aflorar”, diz a especialista.

Segundo ela, a descoberta da sexualidade anda lado a lado com a descoberta do próprio corpo — e a masturbação faz parte disso. “É importante dizer que isso vai ajudar o jovem a conhecer o corpo, que é natural, e que isso vai ajudá-lo na vida sexual ativa com outra pessoa. É comum que, aos poucos, algumas vontades de tocar o corpo apareçam, é preciso deixar claro que isso é natural e deve ser feito, mas de maneira segura.” 

Além disso, conhecer o próprio corpo pode ajudar qualquer jovem a apreciar melhor as experiências na vida sexual. Assim, quando ele ou ela iniciar a vida sexual com uma segunda pessoa, vai se estar mais confiante sobre si e saber como tornar a situação mais prazerosa. 

Pais podem explicar o que é transar para os filhos


Pais devem conversar com os filhos sobre o que é transar e não tentar impedí-los de descobrir a própria sexualidade
shutterstock
Pais devem conversar com os filhos sobre o que é transar e não tentar impedí-los de descobrir a própria sexualidade

Para Débora, os pais têm um papel importante nessa descoberta sobre o que é transar e sobre a própria sexualidade dos filhos. “Os pais precisam tentar ser os melhore amigos dos filhos, mas sem perder a postura de pais. Precisam criar as aberturas para que os filhos possam pedir qualquer ajuda que seja para entender a sexualidade nessa fase da vida”, diz. 

Leia mais:  Certo x errado: será que devemos julgar quem comete uma traição?

Apesar da aproximação ser difícil no início, é importante não censurar os adolescentes com dúvidas. Na realidade, o ideal é que os pais digam a esse jovem que eles estão abertos para responder qualquer dúvida sobre sexualidade ou levá-los a especialistas que possam dar essa resposta. “Usar o termo ‘sexualidade’ talvez seja mais fácil do que usar a palavra ‘sexo’”, afirma a educadora sexual.

Um ponto importante é que a conversa não deve mudar caso o filho seja homem ou mulher. “Hoje em dia, a educação ainda é diferente para os gêneros. Apesar de haver melhoras, as mulheres ainda acabam sendo inibidas. Já a educação dos homens é sempre incentivá-los a fazer sexo dentro e fora de casa.” 

Tratar meninos e meninas de forma diferente quando o assunto é sexo pode torná-los pessoas desinformadas sobre temas importantes que envolvem o ato. É importante saber sobre a diferença entre os  métodos contraceptivos
, além de doenças sexualmente transmissíveis. 

Outro tópico que deve ser discutido com ambos, além do “o que é transar”, é o consentimento, algo que deve ser reforçado desde a infância. “O adolescente tem que saber quem toca o seu corpo, sempre. É essencial saber que não é qualquer pessoa que pode tocá-lo, que seja higiênico e de acordo com a vontade dela. Tem que existir a lei do querer e do prazer”, diz Débora Pádua. 

Antes de iniciar a vida sexual, porém, os pais e filhos podem bucar ajuda profissional de médicos para saber as verdades que vão além da internet e tirarem dúvidas. “Caso for procurar algo online, busque por sites de especialistas da área da saúde que se especializaram em sexo e não estão apenas falando o que sabem sobre o assunto”, recomenda a sexóloga. 

Leia também: Você conhece sua pepeca? Saiba tudo sobre vagina, vulva e região íntima

Leia mais:  Rapaz critica vestidode estudante e ela rebate na web: “Homens são um lixo”

Tem dúvidas sobre  o que é transar
 ou quer dicas posições sexuais? Entre em contato conosco pelo [email protected]
e nós traremos um especialista para respondê-la com sigilo total!

Comentários do Facebook
publicidade

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 18 de setembro de 2019

Publicado

em

source
mandala arrow-options
Marcelo Dalla
As previsões para o horóscopo e ascendente do dia são feitas pelo astrólogo Marcelo Dalla

ÁRIES

Boas energias pra hoje! É hora de traçar prioridades e seguir a rota com determinação. A Lua segue em Touro, combina forças com Saturno, Marte, Netuno e Plutão: conte com mais força e garra para diversas iniciativas. Continuidade é a palavra de ordem. Vale conectar-se com o coração, apaziguar os ânimos e elaborar melhor qualquer assunto com mais profundidade. Aproveite para ativar contatos, promover encontros, movimentar as energias estagnadas e avançar em seus projetos.

TOURO

A vida social e as parcerias continuam em evidência, com Mercúrio e Vênus em Libra. Para ajudar, a Lua segue em seu signo e hoje faz belas harmonias no céu. Afeto, prazer, conforto, boas ideias e conversas prazerosas ganham destaque. Continue a investir em contatos, encontros e reuniões. Se agir com maturidade, abertura e diplomacia, pode contar com boas perspectivas e oportunidades. As artes, as práticas espirituais e tudo que traz um significado maior pra vida fica favorecido.

GÊMEOS

Encaminhe pendências com calma, sem pressa. A Lua em Touro o ajuda a apaziguar os ânimos, acalmar a mente, tranquilizar o coração. Passeios, atividades físicas, esportes alternados com exercícios de meditação e relaxamento são indicados para a inquietude mental. Hoje a Lua forma belas harmonias no céu, favorecendo a intuição e a inspiração. Você pode adiantar o trabalho e reservar momentos de paz e tranquilidade. Atenção para as ideias que podem surgir, a capacidade de entendimento e a intuição ficam favorecidas.

CÂNCER

A vontade é de conversar, circular, fazer contatos e novos amigos. O período tem potencial produtivo e ao mesmo tempo prazeroso, com encontros agradáveis. A Lua segue em Touro, aproveite para cultivar gratidão, pensamento positivo, tudo o que traga bem estar ao corpo e à alma. A preferência vai para o conforto, a segurança, os bens duráveis e produtos que ofereçam garantia. Prefira também lidar com assuntos que gosta, que despertam seu interesse e que inspiram projetos mais elevados.

Leia mais:  3 erros comuns no agachamento e o que fazer para evitá-los

LEÃO

Segurança, estabilidade e conforto estão em destaque com a Lua em Touro. As habilidades sociais também são importantes, é hora de ativar bons contatos para atrair oportunidade. Esteja aberto para tirar dúvidas, explicar, compreender e ouvir melhor e alinhar interesses para fortalecer suas parcerias. Vale também deixar para trás situações que já não fazem mais sentido, que já não condizem com sua consciência para se conectar com ideais mais elevados. O contato com a natureza também é sempre muito bem vindo.

VIRGEM

Negociações, parcerias e trabalhos em colaboração continuam favorecidos. Marte e Plutão se combinam, favorecendo a recuperação da sua garra e vitalidade. Procure dar atenção ao que pede seu corpo. A Lua segue em Touro, depois do trabalho você merece pausas para mimar-se e fazer algo do seu agrado. É bom cultivar autonomia e liberdade para movimentar-se, de preferência em locais amplos ou junto à natureza. Você pode caminhar sozinho, para gastar energia e refletir sobre a vida.

LIBRA

Bom dia para conectar-se com o que lhe faz bem. A Lua segue em Touro e faz belas harmonias, prometendo produtividade e inspiração. Você pode organizar a casa ou a agenda, elaborar metas e estratégias. Mesmo assim, procure planejar uma rotina mais relaxada para aproveitar também os bons momentos de lazer. Mercúrio e Vênus seguem juntos em seu signo, aproveite para cultivar gentileza e amor, deixar para traz ressentimentos e abrir seu coração em nome da harmonia. Invita no diálogo amoroso.

ESCORPIÃO

Bom período para estabelecer prioridades e seguir com mais determinação. Marte e Plutão indicam mais força, garra e coragem, favorecem seus dons de liderança. A Lua segue em Touro, favorecendo os pés no chão e a objetividade. Você pode aproveitar para tomar iniciativas, movimentar energias, colocar em ordem a casa ou o local de trabalho, fazer arrumações e aperfeiçoamentos em geral. Bom dia também para cuidar da saúde, desfrutar de coisas saudáveis e do convívio com as pessoas que ama.

Leia mais:  Make de inverno: o poder do batom matte!

SAGITÁRIO

A vida social fica mais intensa. A Lua segue em Touro e sorri para Netuno ensinando que tudo o que é feito com amor se multiplica. Vale investir nas artes, na estética e no prazer. Procure-se organizar-se também, o período promete ser mais dinâmico e produtivo. Bom para aprimoramentos gerais, para colocar ordem na casa ou o local trabalho, organizar a agenda, fazer lista de prioridades. Mas evite grandes exigências, tanto em relação a si mesmo, quanto aos outros. Procure dar mais atenção a quem ama.

CAPRICÓRNIO

Conte com mais lucidez e clareza para lidar com os assuntos cotidianos. Saturno retoma a rota direta em seu signo, é hora de avançar. Bom período também para organizações, limpezas e desintoxicações. É tempo de movimentar o que andava estagnado, de deixar para trás o que o incomoda. O que estava empacado tende agora a fluir. Tudo o que não serve mais, está em desuso ou já não condiz com seu crescimento pode e deve ser deixado para trás. Conecte-se com sua intuição para perceber o que deve ser curado.

AQUÁRIO

Aproveite para promover arrumações, cuidar da saúde do corpo e das relações. Aproveite também para ativar contatos e angariar colaboradores. A Lua faz belas harmonias hoje, a paz e a solidariedade devem vir acima de tudo. Bom período para dialogar, alinhar interesses, atualizar informações e assimilar novos conceitos. É tempo de iniciativas mais consistentes e inspiradas. Outra boa notícia: Saturno retoma o movimento direto, projetos profissionais e empreendimentos tendem a fluir melhor.

PEIXES

Se em algum momento se iludiu, agora pode analisar as situações e ver as coisas como são, com mais realismo. Pode também pensar em maneiras práticas de concretizar suas inspirações. A Lua segue no prático Touro, você pode desacelerar para cultivar prazer e refletir sobre a vida, sobre como pode crescer. Seus sonhos estão muito distantes da realidade? Com um passo de cada vez‪, você pode chegar ao sucesso. Lembre-se de cultivar cordialidade e gratidão também, para que possa atrair boas oportunidades.

Leia mais:  Certo x errado: será que devemos julgar quem comete uma traição?

Além do horóscopo do dia :

Fonte: IG Delas
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Regional24 minutos atrás

Jovem é assassinado com tiros à queima-roupa no interior do ES

Um jovem foi assassinado a tiros, em plena luz do dia, no bairro Vila Nova, em Ecoporanga, na região norte do...

São Mateus33 minutos atrás

Damas da Noite e travestis ameaçados por ‘Maníaco da Meia Noite’ em São Mateus

O assassinato do travesti Pitty, que trabalhava em um salão de beleza e à noite frequentava o local, até hoje...

Economia46 minutos atrás

Anvisa suspende venda de lenços umedecidos por contaminação: veja marcas

arrow-options Divulgação Lote da marca Huggies Max Clean está entre as suspensas pela Anvisa Dois lotes das marcas  Huggies Max...

Entretenimento47 minutos atrás

Musa Denise Dias causa ao protagonizar ensaio em que aparece com biquíni de 3 cm

Denise Dias Foto:Donni Rodrigues Inacreditável: modelo e atriz posa para fotos usando biquíni de apenas 3 cm A modelo Denise Dias surpreendeu...

Entretenimento47 minutos atrás

Nick Carter, dos Backstreet Boys, acusa irmão de atacar sua esposa grávida

A relação já estremecida entre Nick Carter, integrante dos Backstreet Boys , e o irmão mais novo Aaron Carter ganhou...

Entretenimento47 minutos atrás

Globo ajusta grade para dar suporte ao lançamento do “Se Joga” no dia 30

A segunda-feira (30) será um dia estratégico para a Globo . Não apenas pela estreia do novo vespertino da emissora,...

Entretenimento47 minutos atrás

Marcos Mion é confundido com Bial e Gugu na estreia de “A Fazenda”

Pedro Bial não está no comando do “BBB” há anos, mas seu nome ainda está na boca do povo, ao...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana