conecte-se conosco


Agricultura

O Boletim do Leite do Cepea de abril está disponível em nosso site!

Publicado

em

Nesta edição, confira:

Valorização do leite no campo perde intensidade

O preço do leite ao produtor na “Média Brasil” líquida acumulou alta real de 18,9% no primeiro trimestre de 2019. As consecutivas elevações estiveram atreladas à limitação da oferta no campo e à maior competição das indústrias para garantir a compra de matéria-prima. Leia mais. 

 

Consumo retraído pressiona valor do UHT

Apesar das altas do preço do leite no campo em março, as cotações dos derivados recuaram no mercado atacadista de São Paulo no mês passado. O valor médio do leite UHT no período foi de R$ 2,4196/litro, queda de 1,18% frente ao do mês anterior, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IPCA de março/19). Porém, em comparação com o mesmo mês do ano passado, o preço do UHT registrou ligeira alta de 0,58%. Leia mais. 

 

Queda na importação de lácteos reduz déficit da balança comercial 

Com recuo de 36,5% no volume total importado de lácteos, o déficit da balança comercial em março/19 atingiu 72,8 milhões de litros em equivalente leite, abaixo dos 121 milhões de litros registrados no mês anterior. As compras brasileiras totalizaram quase 81 milhões de litros em equivalente leite, marcando o menor volume desde março/18. A importação do leite em pó, que representou 65% do volume total, caiu 48% em relação a fev/19, equivalente a 52,9 milhões de litros. Leia mais. 

Valorização do leite supera aumento dos custos no 1º trimestre

O custo de produção da pecuária leiteira subiu nos primeiros três meses de 2019, mas em menor intensidade que o leite. No acumulado do primeiro trimestre, o Custo Operacional Efetivo (COE), que considera os desembolsos da propriedade, teve aumento de 0,47% na “média Brasil” (BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP), sob influência do reajuste do salário mínimo. No mesmo período, os preços de adubos e corretivos registraram queda de 1,16%, na esteira da valorização do Real frente ao dólar, uma vez que os preços desses insumos são influenciados pela moeda norte-americana. Leia mais. 

Leia mais:  CAFÉ/CEPEA: Com queda externa, liquidez diminui e preços recuam no Brasil

Fonte: CEPEA
Comentários do Facebook
publicidade

Agricultura

Semana dos Orgânicos terá como tema benefícios dos produtos para a saúde e o meio ambiente

Publicado

em

No próximo dia 26 de maio começa a 15 ª edição da campanha nacional “Produto Orgânico – melhor para a vida”. Realizada anualmente na última semana de maio, a campanha deste ano tem como tema “Qualidade e saúde: do plantio ao prato”.

O lançamento oficial pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ocorrerá na segunda-feira (27), com a realização de um café orgânico que contará com a presença da ministra Tereza Cristina e de autoridades convidadas de outras pastas.

Um dos principais objetivos da campanha é informar ao consumidor sobre como reconhecer o produto orgânico nos locais de comercialização e estimular que ele participe no controle da qualidade orgânica, melhorando a relação de confiança com os produtores.

 Ao longo da campanha, serão repassadas nas redes sociais e em diferentes atividades presenciais informações sobre os cuidados, direitos e obrigações que os produtores, consumidores, processadores e comerciantes devem ter para garantir que, ao comprar ou consumir produtos orgânicos em feiras, lojas, hotéis e restaurantes as pessoas estejam, de fato, levando e consumindo produtos verdadeiramente orgânicos.

 A mobilização deste ano também visa estimular gestores municipais e estaduais a ampliarem a compra de alimentos da agricultura familiar e orgânicos para a merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Realizada desde 2005 em todas as regiões do país, a campanha é marcada por diversas atividades, como feiras, seminários, exposições, degustação de produtos, panfletagem, rodas de conversa, trocas de sementes, eventos culturais, educativos e visitas de campo sobre qualidade de vida, sustentabilidade e agrobiodiversidade.

A mobilização também busca promover o produto orgânico e a conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos que viabilizam a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem de forma mais harmônica com a natureza, valorizando a biodiversidade, contribuindo para a saúde de todos e garantindo justiça social em todos os segmentos da cadeia produtiva.

Leia mais:  RS vai retomar exportação de carne de frango para o Chile

A Campanha tem início na última semana de maio de 2019 e se estende até maio de 2020, com eventos e atividades em praticamente todas as unidades da federação.

Confira a programação do seu estado na página do Ministério da Agricultura. 

Mais informações à Imprensa:Coordenação geral de Comunicação Social
[email protected]

Antônio Araújo/Mapa

Fonte: MAPA
Comentários do Facebook
Continue lendo
Direto de Brasília2 minutos atrás

Último macho da espécie, sapo Romeu finalmente acha sua Julieta e deve procriar

Robin Moore/Global Wildlife Conservation Sapo Romeo foi descrito por bióloga como ‘meio tímido e lento’, mas ele precisa procriar com...

Polícia Federal2 minutos atrás

Operação Furniture combate desvio de recursos públicos federais no Ceará

Fortaleza/CE – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, 21/5, a Operação Furniture com o objetivo de combater fraudes na...

Mulher2 minutos atrás

3 dicas para quem quer saber como acabar com as estrias na pele

Estrias são normais a podem aparecer por vários motivos, entre eles genética e hábitos ligados ao estilo de vida. Porém, da mesma...

Mulher2 minutos atrás

Mãe usa anel feito com leite materno e cordão umbilical do filho e é criticada

Para comprar um anel de noivado, de casamento ou até mesmo para o dia a dia, as pessoas podem chegar...

Nacional3 minutos atrás

Último macho da espécie, sapo Romeu finalmente acha sua Julieta e deve procriar

Robin Moore/Global Wildlife Conservation Sapo Romeo foi descrito por bióloga como ‘meio tímido e lento’, mas ele precisa procriar para...

Nacional3 minutos atrás

Que fofura! 11 filhotes de tigres-de-bengala são flagrados em reservas indianas

Divulgação/Zoológico de San Diego Último censo de tigres, feito a cada quatro anos, sugere que o número de tigres-de-bengala do...

Saúde17 minutos atrás

Surto de sarampo chega a 880 casos nos EUA, maior registro dos últimos 15 anos

Marcelo Camargo/ABr Especialistas em saúde dizem que o vírus do sarampo se espalhou entre crianças em idade escolar O pior...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana