conecte-se conosco



Sem categoria

Nunca 2º turno deixou de ter debates entre candidatos à Presidência

Publicado

em


Haddad e Bolsonaro podem não se enfrentar em debates no 2º turno das eleições; fato seria inédito em toda a história democrática
iG Arte

Haddad e Bolsonaro podem não se enfrentar em debates no 2º turno das eleições; fato seria inédito em toda a história democrática

Com ampla vantagem nas pesquisas eleitorais sobre o 2º turno, o deputado federal e candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) já avisou que pode faltar dos debates na TV. Num primeiro momento, sua equipe alegou que os médicos do presidenciável vetaram sua participação, mas, em seguida, o próprio candidato admtiu que o faria por questão de “estratégia”. 

Leia também: Ibope aponta vitória de Bolsonaro no segundo turno com 59%; Haddad tem 41%

Se o deputado federal mantiver sua posição, esta será a primeira vez em que candidatos à Presidência não se enfrentam em debates no  2º turno
. Ausências dos principais postulantes ao cargo nos embates televisivos aconteceram em 1998 e 2006 – quando Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, respectivamente, se furtaram ao debate no primeiro turno -, mas, no segundo turno, nunca um candidato deixou de comparecer ao evento.

Na semana seguinte ao primeiro turno de 2018, Fernando Haddad
(PT), adversário de Bolsonaro, avisou que iria “até a enfermaria” para debater com o candidato se fosse o caso. Estão marcados debates para a quinta-feira (18), na TV Bandeirantes, no domingo (21), na Record, e no dia 26, na TV Globo. Não se sabe, contudo, se os eventos aconteceram de fato.

Leia também: Haddad diz que está disposto a ir ‘até enfermaria’ para debater com Bolsonaro

Com vantagem nas pesquisas, a estratégia de Bolsonaro
é “jogar parado”. A primeira pesquisa Ibope para o segundo turno divulgada na segunda-feira (15) indica o candidato com 18 pontos percentuais de vantagem nas intenções de voto ddiante de Fernando Haddad.

O candidato do PSL aparece com 59% enquanto o petista tem 41% dos votos válidos, de acordo com o levantamento. 

No cálculo de votos válidos, são excluídos os brancos, nulos e indecisos. E é essa a conta que a Justiça Eleitoral faz para divulgar o resultado das eleições. Nos votos totais, Bolsonaro segue na frente, com 52%. Haddad tem 37%. Brancos e nulos somam 9% e 2% não soube ou não quis responder. No primeiro turno, Bolsonaro teve 46% dos votos válidos e Haddad, 29%.

Leia também: Bolsonaro admite não ir a debates com Haddad por ‘estratégia’

Haddad que evitar a ausência de seu adversário nos debates. Logo após o primeiro turno o petista escreveu em suas redes sociais: “Vamos fazer uma campanha propositiva e demarcar as diferenças entre projetos. Agora, meu adversário precisa participar dos debates no 2º turno
. Ninguém pode ser eleito sem apresentar as suas propostas ao povo”, disse.

Comentários do Facebook

Sem categoria

ES chega a 628 mortes e 14.285 casos confirmados de Covid-19

Publicado

em

 

Na comparação com os dados divulgados neste domingo (31), o aumento é de 24 mortes e 595 novos casos da doença.

O Espírito Santo registrou, até esta segunda-feira ((1º), 628 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 14.285, sendo que 3.387 são profissionais da saúde. Os dados foram divulgados na plataforma Painel Covid-19, do Governo do Estado.

Na comparação com os dados divulgados neste domingo (31), o aumento é de 24 mortes e 595 novos casos da doença. Até o momento, 8.012 pessoas estão curadas e 48.924 testes foram feitos.

Vale ressaltar que a confirmação de casos é lançada no sistema utilizado pelo Governo do ES no dia referente à coleta da amostra do paciente, enquanto a divulgação para o público externo ocorre apenas no dia que sai o resultado positivo para a doença.

O sistema usado pelo Espírito Santo para atualizar os números também contabiliza pacientes residentes em outros estados que fizeram a testagem em cidades capixabas.

Bairros e municípios com mais casos

O município com o maior número de casos é a Serra (2.636), seguido de Vila Velha (2.538), Vitória (2.518), Cariacica (1.895) e Colatina (344).

No ranking dos bairros, Jardim Camburi, em Vitória, lidera com 355 casos. Em seguida está a Praia da Costa, em Vila Velha, com 323 casos. Depois, Itapuã (222), também em Vila Velha. Praia do Canto (188) e Jardim da Penha (177), em Vitória, vêm em seguida.

Mortes

Os municípios que registraram o maior número de mortes até agora foram Serra (163), Vila Velha (102), Vitória (100), Cariacica (97) e Marataízes (15).

A maioria dos mortos é idosa, e está nas faixas etárias entre 70 e 79 anos (160); 60 a 69 anos (137); 80 a 89 anos (129) e acima de 90 anos (37).

Profissionais de saúde

De acordo com o painel, 3.387 profissionais de saúde do Espírito Santo testaram positivo para Covid-19.

O maior número de casos entre profissionais da saúde está em Vitória, onde 743 deles estão com a doença. Em Vila Velha, são 673 e, na Serra, 640. Cariacica tem 395 profissionais da saúde com coronavírus.

Quatro mortes entre profissionais da saúde aparecem no Painel Covid-19. Duas eram moradoras de Serra e Colatina. Os outros dois são das cidades de Pompéia, em São Paulo, e Nanuque, em Minas Gerais.

Leitos

Em todo o Espírito Santo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 está em 82,44% nesta segunda-feira (1). Ao todo, 446 pacientes estão internados em leitos de UTI e 384 em leitos de enfermaria.

No detalhamento por região de saúde, a Região Metropolitana tem o maior percentual de ocupação, com 90,45%. Já os leitos de enfermaria estão 72,93% ocupados.

Classificação dos casos

Totais: 446 pacientes internados em UTI e 384 em enfermarias.

  • SRAG: 342 pacientes
  • CONFIRMADOS: 473 pacientes
  • INCONCLUSIVOS: 05 pacientes
  • DESCARTADOS: 10 pacientes

Os pacientes em investigação por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ficam em leitos de UTI de isolamento; sendo confirmados, são levados para unidades de UTI exclusivas para pacientes com Covid-19.

Caso sejam descartados no PCR-RT, são removidos para outros hospitais. Caso o PCR-RT venha negativo, mas o paciente apresente clínica sugestiva de Covid-19, o paciente é definido como inconclusivo, podendo ser submetido a novas avaliações clínicas, laboratoriais e de imagem.


(*G1)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política1 hora atrás

Hugo Leal, pré-candidato a prefeito do Rio, é o entrevistado na live do Dia

Divulgação/O Dia Hugo Leal é pré-candidato à prefeitura do Rio pelo PSD Hugo Leal , um dos pré-candidatos à prefeitura...

Nacional4 horas atrás

“Lamento todos os mortos, mas é destino de todo mundo”, diz Bolsonaro

Agência Brasil Bolsonaro voltou a defender cloroquina em fala aos manifestantes: “é o que aparece no momento” Na manhã de...

Estadual4 horas atrás

Emes promove curso ao vivo sobre revisão dos contratos de consumo e dever de renegociar

. A formação acontece no dia 10 de junho por meio de plataforma digital. A Escola da Magistratura do Espírito...

Estadual4 horas atrás

Vítima de golpe por e-mail falso tem pedido de indenização negado em Aracruz

. A juíza entendeu que autor não tomou a devida cautela antes de enviar sua mercadoria ao falsário. Um homem...

Estadual4 horas atrás

3ª Câmara Cível mantém indenização de criança lesionada em desabamento de teto de creche

. O município de Serra foi condenado a indenizar a autora em R$8 mil, a título de danos morais, por...

Estadual4 horas atrás

1º Juizado Especial Cível de Serra adota medidas para dar celeridade aos processos

. Iniciativa leva em consideração os reflexos da pandemia de Covid-19. O 1º Juizado Especial Cível de Serra tem tomado...

Estadual4 horas atrás

Cejuscs utilizam nova tecnologia para realizar sessões de mediação online

. A plataforma MOL, específica para a mediação, permite a assinatura eletrônica e a gestão dos casos, entre outras ferramentas....

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!