conecte-se conosco



Educação

Novo ministro da Educação: Saiba quem é o professor Carlos Alberto Decotelli

Publicado

em

 

 

source
Decotteli
Luís Fortes/MEC

Decotteli é o primeiro negro nomeado ministro por Bolsonaro

Professor e oficial da reserva da Marinha, Carlos Alberto Decotelli foi  nomeado o novo ministro da Educação nesta quinta-feira (25) pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O substituto de Abraham Weintraub é o primeiro ministro negro do governo Bolsonaro.

O novo ministro da Educação já havia ocupado um cargo dentro da pasta, tendo sido o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e secretário de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), em 2019.

Decotelli é considerado um nome técnico, diferente de seu antecessor, que era da ala ideológica do governo. Sua nomeação foi aprovada pelos militares que integram a equipe de Bolsonaro, segundo a emissora Globo . Em entrevista ao jornal O Globo  nesta quinta, afirmou que “não tenho nem preparação para fazer discussão ideológica, minha função é técnica”.

Ele é o terceiro ministro da Educação de Bolsonaro – e é a primeira nomeação de um negro para o 1º escalão do governo. Antes dele, Vélez Rodriguez e Abraham Weintraub ocuparam o comando da pasta. Especialistas acreditam que a escolha de Decotelli possa apaziguar a relação entre os Poderes.

Decotelli é o terceiro ministro da Educação do governo Bolsonaro
Reprodução/Twitter

Decotelli é o terceiro ministro da Educação do governo Bolsonaro

Com 68 anos, ele tem pós-doutorado na universidade alemã Bergische Universitãt Wuppertal, doutorado em Administração Financeira pela argentina Universidade Nacional de Rosário, tem MBA e mestrado em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), segundo informações do MEC.

Decotteli é professor de economia na PUC-RS. Segundo o site da universidade, ele foi coordenador acadêmico da FORDHAM University e no NYIF, ambas em New York e foi executivo de bancos e corretoras.

É também autor de livros sobre educação e finanças, como “Matemática Financeira Aplicada”, “Gestão de Riscos no Agronegócio”, “Administração Bancária – uma visão aplicada” e “Gestão de Finanças Internacionais”. 

Ele afirma que suas prioridades dentro do MEC serão “ampliar o diálogo e interlocução para que haja divulgação correta em relação às políticas do MEC; atualizar o cronograma dos compromissos que estão estabelecidos; as ponderações em relação ao novo Fundeb; as políticas envolvendo a Covid-19 e a parte de biossegurança”.

O novo ministro da Educação integrou a equipe de transição entre o governo Temer e o de Bolsonaro. Durante sua gestão do FNDE, o órgão desembolsou cerca de 70 mil, segundo dados do Portal da Transparência, e ele esteve viajando durante 23% do tempo em que ocupou o órgão. Até setembro de 2019, enquanto presidia a pasta, nenhuma das 22 licitações do MEC saíram do papel.


Fonte: IG

Comentários do Facebook

Educação

Inscrições para 75 mil vagas em capacitações à distância tem prazo prorrogado

Publicado

em

Os conteúdos dos cursos foram revisados e atualizados por especialistas de cada área. Todos têm duração de 60 horas e são certificados pela Capes

As inscrições para 75 mil vagas para capacitação a distância oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que terminariam na última sexta-feira (26), foram prorrogadas até 24 de julho. As vagas – 25 mil por curso – são para as áreas de português, matemática e tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Para se inscrever, os interessados devem preencher um cadastro na Plataforma Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec). “Os cursos são atualizados, com disciplinas fundamentais, e trazem a abordagem das tecnologias no ensino e aprendizagem”, disse o presidente da Capes, Benedito Aguiar.

O curso de português aborda os conceitos básicos de texto, processos e desafios da leitura e da escrita, além de interpretação e de escrita no meio acadêmico.

Matemática

Dividido em nove módulos, o conteúdo de matemática traz questões fundamentais da disciplina e pretende dar apoio técnico a alunos e desencadear reflexões que servirão de base e fundamentação tanto para aprendizagens subsequentes quanto para desenvolver produções de pesquisa, ensino, extensão e inovação.

Já o de tecnologias da informação e comunicação vai aprofundar o conhecimento sobre o cenário atual dos recursos tecnológicos e potencializar a qualificação na área da tecnologia digital.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes1 hora atrás

Covid 19: CT Paralímpico de São Paulo reabre com atletas da natação

. Depois de 111 dias fechado, o Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo voltou a receber atividades na tarde...

Nacional1 hora atrás

Jornalistas que entrevistaram Bolsonaro serão afastados por emissoras

Reprodução/TV Brasil Jair Bolsonaro em entrevista no Palácio do Planalto As emissoras Empresa Brasil de Comunicação (EBC), CNN Brasil e...

Nacional1 hora atrás

Caixa deve prorrogar suspensão de prestações da casa própria por mais 2 meses

Medida vale para financiamentos com recursos do FGTS e da poupança; Famílias mais pobres do Minha Casa Minha Vida são...

Nacional2 horas atrás

Dias Toffoli critica “ódio e intolerância” e deseja melhoras a Bolsonaro

Plenário da Câmara / FLICKR / Reprodução Toffoli enviou mensagem de apoio a Bolsonaro, que está com a Covid-19 Na...

Nacional2 horas atrás

Sete traficantes são presos após mãe de usuário fazer denúncia

    Polícia Civill/Divulgação Foram apreendidos maconha, crack e cocaína, além de R$ 3,5 mil em dinheiro, celulares e um...

Nacional2 horas atrás

Estado de saúde de avó de Michelle Bolsonaro é gravíssimo

Marcos Corrêa/PR Avó da primeira-dama foi encontrada desmaiada em rua da periferia do Sol Nascente, em Brasília A avó da...

Nacional2 horas atrás

Colunista que torce por morte de Bolsonaro será investigado pela PF

Marcos Corrêa/PR Bolsonaro confirmou hoje (7) que está com a Covid-19 O atual ministro da Justiça e Segurança Pública, André...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!