Connect with us

Destaque

Novembro Azul – Saúde do homem debatida em palestras

Published

on

O deputado federal Jorge Silva, que também é urologista e coordenador da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem, realiza palestras na região com abordagem preventiva.
SÃO MATEUS – O tabu que ronda a população masculina não se restringe aos exames que identificam o câncer de próstata. Ir ao médico rotineiramente ainda é um desafio para a maioria do homens, que segundo os próprios médicos, só procuram por ajuda no estágio mais avançado de qualquer doença, o que trás danos muitas vezes irreversíveis e é um dos fatores que reduzem a expectativa de vida desse público.
Quebrar esse paradigma e mudar o pensamento dos homens com relação aos cuidados com a saúde é um dos objetivos de uma séria de palestras que tem sido realizadas pelo deputado federal Dr. Jorge Silva (PHS/ES), médico urologista com mais de 40 anos de experiência. “Esta é uma ação da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem da qual sou coordenador e que tenho levado a alguns municípios abordando a saúde do homem”, explicou Dr. Jorge.
Durante as palestras, o deputado aborda a saúde do homem em geral, apontando atividades simples que contribuem para a melhoria da qualidade de vida. “Nessas palestras estimulamos a prática esportiva, dieta, frisando a necessidade de uma alimentação com frutas e verduras, diminuindo a quantidade de açúcar e sal, por exemplo. Tentamos fazer uma abordagem como um todo, não ficando somente na questão prostática”, disse.
Dr. Jorge explica que apesar do mês de novembro ser dedicado a atividades correlatas ao câncer de próstata, as ações da Frente Parlamentar visam a saúde integral do homem. “Este é o terceiro ano do círculo de palestras e observamos cada vez mais uma maior conscientização da população masculina que está se cuidando mais, não só do ponto de vista da prevenção do câncer de próstata, mas se cuidando de uma maneira integral, com relação o ao controle da pressão arterial e colesterol, por exemplo”.
Para Dr. Jorge, ações como estas e a divulgação na imprensa apresentam bons resultados. Segundo ele, o homem passa a refletir sobre o alto cuidado e acaba procurando o serviço de saúde. “São ações importantes que acabam chegando a uma grande parcela de homens. É o famoso ditado ‘água mole em pedra dura, tanto bate até que fura’. É insistindo que vamos por fim a essa cultura do homem não se cuidar”, salientou.
A palestras deste final de semana acontecem em Jaguaré, Itauninhas (distrito de São Mateus), comunidade São João do Sobrado (Pinheiros), Nestor Gomes (distrito de São Mateus) e Pedro Canário.
Diagnóstico precoce e a cura do câncer
Dr. Jorge ressalta as características do grupo de risco, com maior incidência da doença. Pessoas negras, com mais de 60 anos de idade e com histórico familiar da doença devem ficar atentas e realizar exames preventivos rotineiramente. O ideal é que de maneira generalizada, o homem procure um médico para investigar possíveis sinais da doença a partir dos 40 anos.
De acordo com o deputado, os especialistas tem realizado um novo tipo de busca entre o público considerado fora de risco, o chamado rastreamento oportunístico. “Quando o homem procura o médico por um motivo qualquer, aproveita-se a oportunidade para explicar sobre a importância de realizar os exames e fazer o paciente compreender que o diagnóstico precoce dá a oportunidade de cura”, frisou.
Segundo o Instituto Lado a Lado pela Vida, na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. O diagnóstico precoce da doença da ao homem 90% de chances de cura. Assim, realizar exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença. O ritual compreende o toque retal e o exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Havendo alguma suspeita, o paciente deve se submeter à biópsia da próstata. O toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom. Somente com o resultado dessa análise do tecido é que poderá ser fornecido o diagnóstico.
Círculo de Palestras no Norte
25/11 (sexta)
9h – Jaguaré
14h – Distrito de Itauninhas/São Mateus
18h – Comunidade São João do Sobrado/Pinheiros
26/11 (sábado)
8h – Nestor Gomes (km 41)/ São Mateus
19h – Pedro Canário
Dr. Jorge coordena Fórum de debates sobre políticas públicas e saúde do homem
Por solicitação do deputado federal Dr. Jorge Silva (PHS/ES) que coordena a Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem, a Comissão de Seguridade Social e Família promoveu na terça-feira (22), o IX Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem. O Fórum faz parte do movimento Novembro Azul, campanha de combate ao câncer de próstata promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que conta com o apoio da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem.
“Como coordenador desse Fórum na Câmara dos Deputados, como médico e liderando o debate sobre saúde do homem, ressalto que esse tipo de encontro é extremamente importante para a relação entre o Parlamento e a sociedade. A divulgação de informações, por parte de especialistas na saúde do homem, pode ser muito conveniente e oportuna para a promoção, proteção e recuperação da saúde,” afirmou o Dr. Jorge.

Comente Abaixo
Internacional7 minutos ago

Vitória para Biden: Câmara aprova pacote socioambiental bilionário

Alan Santos/PR Aprovação do pacote ambiental foi vitória para Biden A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou, nesta sexta-feira, um...

Internacional8 minutos ago

Salman Rushdie: escritor respira por meio de ventilação mecânica

Reprodução/Twitter – 12.8.22 Salman Rushdie respira com ajuda de aparelho O escritor anglo-indiano  Salman Rushdie passou por uma cirurgia nesta...

Saúde8 minutos ago

Diagnóstico de monkeypox será feito em todos os Lacens até agosto

Com 2.584 casos confirmados, o Brasil deverá ser capaz de diagnosticar a varíola dos macacos em todos os laboratórios centrais...

Nacional33 minutos ago

Ladrão rouba placenta que estava em um pote achando que é carne

Reprodução: redes socais – 12/08/2022 Paula Roseng Uma mulher teve a placenta furtada após ladrões invadirem a casa em que...

Saúde1 hora ago

Brasil registra 247 mortes e 23,5 mil novos casos de covid-19

Em 24 horas, foram registrados 23.552 novos casos de covid-19 no Brasil. No mesmo período, houve 247 mortes de vítimas...

Política1 hora ago

TSE: decisão de excluir vídeos de Lula preocupa ministros

Gabriel de Paiva – 24.07.2022 e Jarbas Oliveira – 30.07.2022 Bolsonaro (PL) e Lula (PT) A decisão do ministro Raul...

Política1 hora ago

Bolsonaro nega encontro com Guilherme de Pádua e a esposa

Reprodução: youtube – 12/08/2022 Michelle e Jair Bolsonaro O  presidente Jair Bolsonaro (PL) nega que ele e a primeira-dama, Michelle...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana