conecte-se conosco



Estadual

Nova versão do e-Docs é apresentada para servidores estaduais

Publicado

em

A nova versão do Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos do Governo do Estado (e-Docs) foi apresentada, na tarde dessa terça-feira (11), na sede do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), na Praia do Suá, em Vitória.

Inicialmente, o auditor do Estado e assessor da Subsecretaria de Transparência, Fabiano Louzada, destacou a relação entre a Lei de Acesso à Informação (LAI) e o e-Docs. Ele disse que a nova versão do sistema, que será lançada em março, vai exibir relatórios para cada órgão sobre as informações classificadas ou desclassificadas nos últimos 12 meses.

“O e-Docs tem como meta contribuir para o fornecimento de dados para o cidadão. O Estado está dando passos largos para dar mais transparência às ações realizadas”, acrescentou Louzada.

Mudanças

Os analistas de TI do Prodest Luciano Lorencini e Roberto Marconi apresentaram as modificações que serão promovidas com a nova versão do e-Docs. Uma delas consiste no recurso “Elaborador”, que vai permitir criar documentos no sistema.

Haverá vários modelos para a criação de documentos que abrangem situações do dia a dia do servidor, como requisições de diárias, solicitação de abono e dispensa eleitoral.

Segundo Luciano Lorencini, haverá muito mais agilidade no uso do sistema, com menos cliques para realizar as principais ações.

Escolha

A secretária de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, afirmou que é necessário esforço e comprometimento para o e-Docs avançar e se tornar um sistema cada vez melhor para os servidores estaduais.

“Em 2019, decidimos escolher o caminho de continuar os trabalhos com o e-Docs. É um diferencial contar com uma ferramenta própria para a gestão documental, pois outros estados não têm esse recurso. Cabe aos pontos focais serem atores estratégicos a fomentar o uso e sugestões de aperfeiçoamento dentro dos órgãos”, enfatizou.

Na avaliação do presidente do Prodest, Tasso Lugon, a nova versão do e-Docs é fruto do diálogo entre os analistas de TI da autarquia com os clientes. “Essa interação é essencial para avançarmos e tornamos esse sistema cada vez mais eficiente e prático”, afirmou.

A apresentação da nova versão da ferramenta também foi acompanhada pelo subsecretário de Inovação na Gestão, Marcelo Calmon Dias. Criado em 2018, o e-Docs contempla os procedimentos de autuação, despacho, tramitação, classificação, prazo de guarda, arquivamento e destinação final. Ele foi desenvolvido pelo Prodest, em parceria com a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) e o Arquivo Público do Espírito Santo (APEES).

  

Informações à Imprensa:
Eric Lopes Menequini
[email protected]
(27) 3636-7159

 

Assessoria de Comunicação da Seger
Simone Espindula Batista / Livia Bonfim de Oliveira
[email protected] /[email protected]

Fonte: Governo ES
Comente Abaixo
Internacional14 minutos atrás

Agência da ONU fornecerá alimentos a 185 mil crianças na Venezuela

O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) e autoridades venezuelanas anunciaram nessa segunda-feira (19) que chegaram a um...

Esportes19 minutos atrás

Palmeiras faz último treino no Brasil antes de viagem para o Peru

O Verdão treinou na  segunda-feira (19), na Academia de Futebol, após ter empatado por 0 a 0 com o Botafogo-SP...

Nacional44 minutos atrás

Tempo nublado e frio nesta terça em São Paulo

Reprodução Redes Sociais/Avertigus Previsão do tempo desta terça-feira é de sol entre nuvens na capital paulista Tempo nublado e temperatura amena...

Mulher6 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 20 de abril de 2021

Marcelo Dalla As mandalas do horóscopo do dia são desenhadas pelo astrólogo Marcelo Dalla ÁRIES  Continue a contar com mais...

Mulher8 horas atrás

Descubra quais frases resumem o jeito de ser de cada signo solar

Reprodução: Alto Astral Descubra quais frases resumem o jeito de ser de cada signo solar O nosso jeito de ser...

Política9 horas atrás

Pacote anticrime: Congresso derruba veto e aumenta pena de crimes contra honra

O Congresso Nacional derrubou nesta segunda-feira (19) vetos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a trechos do pacote anticrime aprovado pelo Congresso...

Nacional9 horas atrás

Bolsonaro citará ações contra o desmatamento em discurso na Cúpula do Clima

O Antagonista Bolsonaro fará discurso de aceno ao presidente dos EUA, Joe Biden Em um aceno ao presidente Joe Biden,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!