conecte-se conosco



Regional

Nova Venécia afirma que cloroquina será opção para pacientes com Covid-19

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia, por meio de uma comissão de saúde, está finalizando um protocolo para regulamentar o uso da cloroquina por pacientes que optarem pela medicação para fazer tratamento da Covid-19. O documento será apreciado pelo Conselho Municipal de Saúde para aprovação.

Até então o uso da cloroquina não havia sido convalidado pelo estado, por isso o município ainda não tinha amparo legal para utilizar, mas agora o Ministério da Saúde afirmou que está disponibilizando o medicamento para os estados e municípios.

A Secretaria de Saúde de Nova Venécia já afirmou que fará a adesão à nota técnica, solicitando o medicamento para disponibilizar aos pacientes com coronavírus. No Espírito Santo, poucos municípios conseguiram finalizar o protocolo para fazer a adesão.

Em momento algum a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia se opôs em requerer a medicação. Porém era preciso esperar um posicionamento do Ministério da Saúde, maior órgão responsável pela saúde no Brasil, zelando sempre pela legalidade na execução das ações. Além disso, devido à alta procura, a cloroquina se tornou um medicamento escasso no mercado e a Secretaria de Saúde de Nova Venécia não conseguiu fornecedor para realizar a compra direta.

O município ainda não tem a medicação em estoque para utilização por não se tratar de uma mediação padrão na rede pública municipal, mas, com o protocolo elaborado, vai oficializar o pedido do medicamento junto ao Ministério da Saúde.

O secretário de Saúde de Nova Venécia, Felipe Barbosa dos Santos, fala da adesão. “Essa é a maneira correta de executar as ações, mas infelizmente alguns agentes políticos utilizam dessas questões burocráticas, nas quais precisamos respeitar, para tirar proveito político, levando a informação de maneira distorcida para a população. Isso acaba atrapalhando o sucesso nos resultados das ações e quem acaba pagando é a população. A todo o momento os profissionais da saúde trabalham buscando resolubilidade. Em relação ao uso da cloroquina, não era permitido, mas agora temos amparo legal para isso e estamos fazendo o que podemos para disponibilizarmos o medicamente para aqueles pacientes que optarem por fazer o uso”, diz.

Conforme o protocolo que está em elaboração, o medicamento deverá ser prescrito por profissional médico, conforme orientações do Ministério da Saúde. O paciente que optar pela utilização também deverá assinar um termo de responsabilidade.

Essa é mais uma entre tantas outras medidas adotadas pelo município para conter o coronavírus. “Desde o início da pandemia iniciamos com ações efetivas e estamos adotando novas medidas a cada dia que passa. O uso da cloroquina é mais uma alternativa, mas é preciso haver um entendimento entre o profissional médico e o paciente. Em relação a outras ações, podemos destacar a desinfecção de ruas e locais públicos, barreiras sanitárias, acompanhamento através do Gabinete de Monitoramento e, desde a semana passada, com a abertura do Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, começamos a atender em um local específico pacientes sintomáticos, além de outras ações. Vale lembrar que a ação mais eficaz para evitar a proliferação continua sendo o isolamento social”, conclui o secretário de Saúde.

Comentários do Facebook

Regional

Assalto quase termina em morte em Pedro Canário

Publicado

em

Um assalto à uma padaria no início da noite desta terça-feira, localizada na Avenida Francisco Porfírio no centro do Distrito de Cristal do Norte, em Pedro Canário, por pouco não termina em morte. O dono do estabelecimento foi baleado, mas não corre risco de morte. Ele está internado no Hospital Roberto Silvares, em São Mateus.

De acordo com informações colhidas junto a testemunhas pelo policiais da Companhia de Pedro Canário, o comerciante foi abordado por assaltantes que roubaram seu automóvel Voyage placa QOI-6A59Durante o assalto um dos criminosos disparou a arma de fogo que portava vindo a acertar a vítima que foi prontamente conduzida ao hospital de Pedro Canário posteriormente ao Roberto Silvares.

Segundo informações do hospital aos militares, o disparo teria acertado a região da escapula e a vítima não corre risco de vida. Os criminosos posteriormente tomaram destino da cidade de Montanha, e, embora os militares terem avisado todas as forças policias da tríplice divisa sobre o veículo furtado, não lograram êxito nas buscas.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Polícia Federal10 minutos atrás

Operação Fundo Fake investiga gestões fraudulentas em fundos de previdências municipais

. Vilhena/RO – A Polícia Federal deflagrou hoje (15/7) a Operação Fundo Fake, com o objetivo de combater esquemas criminosos de...

Nacional10 minutos atrás

Apoio a Bolsonaro nas redes é minoritário, mas coeso e mobilizado, aponta FGV

Getty Images/BBC Relatório mostra que, embora usuários que apoiam o presidente e sua postura frente à pandemia raramente ultrapassem 20%,...

Regional33 minutos atrás

Assalto quase termina em morte em Pedro Canário

Um assalto à uma padaria no início da noite desta terça-feira, localizada na Avenida Francisco Porfírio no centro do Distrito...

Internacional40 minutos atrás

Uso de máscaras pode controlar covid-19 em até 8 semanas, diz CDC

. O diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), Robert Redfield, afirmou que se...

Política40 minutos atrás

Ex-ministro Geddel Vieira Lima tem prisão domiciliar concedida pelo STF

Valter Campanato/Agência Brasil Ex-ministro Geddel Vieira Lima Uma liminar deferida pelo ministro Dias Toffoli no Supremo Tribunal Federal (STF) na...

Política1 hora atrás

Sessão ordinária: pauta com oito urgências

. Em sessão ordinária na manhã desta quarta-feira (15), o Plenário analisa oito projetos que estão em caráter de urgência....

Política1 hora atrás

Mourão reúne Conselho da Amazônia após pressão por medidas contra desmatamento

Isac Nóbrega/PR Vice-presidente Hamilton Mourão O vice-presidente da República, Hamilton Mourão , afirmou que pretende retirar as Forças Armadas de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!