conecte-se conosco



Estadual

Nova onda de casos pode acontecer no segundo semestre, diz secretário de saúde do ES

Publicado

em

Segundo Nésio Fernandes, enquanto não houver vacina nem tratamento específico, os casos podem voltar a ocorrer, como já foi visto em outros países

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (10) o secretário de Saúde do Estado, Nésio Fernandes, não descartou a possibilidade de uma nova curva de casos de coronavírus ainda neste ano. 

Mesmo com a notícia de que a Grande Vitória vive agora um momento de recuperação, é possível que uma nova onda de casos volte a acontecer no futuro, pois ainda não existe vacina nem tratamento específico para a doença.

“É possível surgir uma nova curva de casos no Espírito Santo neste segundo semestre do ano. Enquanto não houver vacina, isso pode ocorrer. É uma expressão comum do comportamento da doença, que já ocorreu em outros países. Acreditamos que uma nova curva deverá ter proporções menores, mas devemos estar preparados”, afirmou Nésio.

De acordo com o subsecretário em Vigilância de Saúde, Luiz Carlos Reblin, é preciso manter as estratégias adotadas para que haja uma preparação para o que pode vir a acontecer. “É importante manter a coesão até que tenhamos um remédio ou uma vacina. Todos nós temos que estar preparados para momentos futuros, em que poderemos voltar as atividades, com regras, e quando tivermos que fechar novamente, por uma nova curva”, disse.

Mesmo com a desaceleração atual da curva na região metropolitana, Nésio Fernandes afirma que as estratégias de distanciamento ainda não serão modificadas, mantendo o que era previsto anteriormente. “Nossa quinta fase de expansão pode chegar a 800 leitos. Não vamos modificar nossas decisões e estratégias por causa da fase de recuperação da Grande Vitória. Vamos manter a capacidade do Sistema de Saúde”, disse.

Segundo Reblin, ainda há um longo caminho a ser percorrido no que diz respeito ao enfrentamento da doença. “A pandemia não termina no momento em que os casos se encerram ou começam a diminuir entre nós. Ela ainda tem um longo caminho a ser percorrido. Não podemos, neste momento, abrir mão daquilo que conquistamos. Se neste momento, nós abandonarmos o distanciamento social, começarmos a frequentar espaços públicos que estão vedados, se nós não continuarmos com as regras, tudo aquilo que nós conquistamos será perdido. A queda na curva é resultado do isolamento, se ele for rompido, ela volta”, afirmou o subsecretário.

Novo Inquérito Sorológico

Ainda de acordo com Reblin, uma nova fase do Inquérito Sorológico deve ser realizada nas próximas semanas, para aprofundar o conhecimento do comportamento da pandemia no Estado. Nesta etapa, os municípios vão poder sinalizar o interesse em participar do estudo. “Ele terá a disposição uma ferramenta que mostre a realidade do seu município e de seus distritos”, disse.

Estado ultrapassou a marca dos 60 mil infectados

De acordo com a última atualização do Estado, no Painel Covid-19, na tarde de quinta-feira (09), o Estado já contabiliza 1.929 mortes e 60.009 casos confirmados da doença. Ao todo, 39.912 pacientes se recuperaram da doença.

Maior número de casos

Vila Velha, com 9.545 casos confirmados, é o município com o maior número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Em segundo lugar aparece a Serra com 8.930 casos e em terceiro lugar está Vitória que já contabiliza 8.806 casos.

Ainda segundo o painel, Jardim Camburi, em Vitória, é o bairro capixaba com maior número de casos confirmados. Ao todo, 1.162 pessoas foram infectadas na região. Praia da Costa, em Vila Velha é o segundo bairro, com 1.062 casos.


(*Folha Vitória)

 

Comentários do Facebook

Estadual

Governador inaugura nova central de videomonitoramento da Ceturb-ES

Publicado

em


.

Mais agilidade nas ações operacionais, segurança para os usuários, controle na formação de filas com distanciamento e ferramentas para auxiliar nas pesquisas de demanda nos terminais. Essas são algumas das vantagens da nova Central de Controle Operacional (CCO) da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), inaugurada na manhã desta quinta-feira (23) pelo governador Renato Casagrande. A nova CCO vai proporcionar a melhoria da oferta do serviço de transporte urbano.

A nova central de videomonitoramento está instalada na sede da Ceturb-ES, em Vitória. A unidade recebe imagens das câmeras espalhadas nos terminais de integração, em tempo real. Dessa forma, será possível observar toda a operação do sistema e realizar as interferências necessárias para cada tipo de situação identificada, como, por exemplo, liberar carros extras para atender à demanda de uma determinada linha.

O governador Renato Casagrande destacou a importância da nova CCO. “O novo equipamento permite que a Ceturb veja, em tempo real, tudo o que acontece nos terminais. Podemos detectar aglomeração, depredação e as imagens ficam guardadas por 60 dias para que seja usada em uma investigação policial, caso seja necessário. Temos como enviar mensagens de informação e acionar fiscais, por exemplo. Essa Central vai de encontro ao que buscamos, que é tomar decisões com planejamento e levando segurança aos nossos usuários”, disse.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, comentou que a nova central vai auxiliar a gestão do transporte tanto do ponto de vista técnico como operacional. “Temos em tempo real e em uma mesma plataforma as informações de tudo o que acontece nos terminais. Com isso, a Ceturb-ES pode aprimorar o planejamento da operação. Também é uma ferramenta estratégica para a tomada de decisão, principalmente em situações de crise. Além disso, a Central complementa a fiscalização, pois não só vamos fiscalizar a operação, como também a atuação dos próprios fiscais”, explicou.

O diretor-presidente da Ceturb-ES, Raphael Trés, sublinhou  a importância do uso da tecnologia para a gestão operacional do Sistema Transcol:. “A Central dá mais agilidade às ações, especialmente nesse momento de pandemia, mas é um legado que fica para agregar mais qualidade ao serviço. Vai ser possível intervir rapidamente para solucionar problemas de demanda, filas, distanciamento e problemas com a segurança”.

Cada terminal de integração tem, pelo menos, dez câmeras PTZ (Pan Tilt Zoom) móveis, com movimentos de 360 graus, que capturam imagens e zoom em alta fidelidade, capazes de identificar detalhes da operação e de ocorrências nos terminais rodoviários. As imagens ficarão armazenadas tanto na CCO quanto em cada terminal de integração.

As câmeras também são capazes de emitir sinais de áudio a partir da Central, na Ceturb-ES, para os terminais. Esse sistema de áudio é de alta fidelidade e é utilizado para emissão de mensagens de caráter informativo e corretivo para os usuários do Sistema Transcol. Essas mensagens de áudio podem ser gravadas ou emitidas ao vivo, por meio de microfones instalados na central de operações e enviados aos terminais de ônibus.

O sistema conta, ainda, com botões de pânico, que, posteriormente, poderão ser distribuídos aos vigilantes dos terminais que, ao verificarem alguma anormalidade, podem acionar o sinal que será emitido na central de operações. Em casos de crimes ou situações de insegurança, os operadores da CCO também poderão acionar as autoridades policiais ou fazer a intervenção por meio do sistema de áudio. 

Objetivos

– Possibilitar o uso de espaços públicos pelo cidadão com maior segurança;

 Aumentar a sensação de segurança da população dos municípios onde estão localizados os terminais;

 Auxiliar em investigações criminal, civil e administrativa, bem como auxiliar na identificação e localização de infratores;

– Auxiliar na operação do sistema de transporte;

– Proporcionar apoio logístico na pesquisa de demanda dentro dos terminais;

– Sistema de áudio para orientar e dar avisos aos usuários.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Semobi
Susana Kohler
(27) 3636-9617 / 99697-6783
[email protected]

Assessoria de Comunicação da Ceturb-GV
Mônica Luz
(27) 3232-4510 / 99849-6178
[email protected]

 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento2 minutos atrás

“Encontrei tudo que idealizei um dia viver”, se declara Zilu Godoi ao namorado

Reprodução/Instagram Zilu Godoi se declara para o namorado Antonio Casagrande Um amor novo deixa qualquer pessoa nas nuvens, não é...

Internacional2 minutos atrás

Ciclista é preso depois de cuspir e ofender mulher asiática; veja vídeo

Reprodução/Instagram Namorado da vítima registrou a agressão. Um ciclista identificado como Justin Williams foi preso depois de ter sido flagrado...

Internacional2 minutos atrás

Governo do Afeganistão mata oito civis em ataque aéreo contra talibãs

Hilda Clayton/U.S. Army Última foto registrada pela americana Hilda Clayton mostra explosão durante treinamento no Afeganistão O governo do Afeganistão...

Nacional17 minutos atrás

Sul do país e Minas têm capitais com UTIs mais sobrecarregadas do País

Gil Leonardi / Imprensa MG Leitos de UTI para tratamento contra o novo coronavírus em Guanhães, no Vale do Rio...

Internacional17 minutos atrás

México diz que China planeja empréstimo à América Latina para vacina

. A China planeja fornecer empréstimo de US$ 1 bilhão para tornar sua vacina contra o coronavírus acessível a países...

Policial17 minutos atrás

Força Tática do 11º Batalhão realiza prisão suspeitos de tráfico durante patrulhamento no bairro Estrela

. Na tarde desta quarta-feira (22), durante patrulhamento a pé no bairro Estrela, município de Barra de São Franscico, a...

Policial17 minutos atrás

PRF prende foragido da justiça transportando mais de 35 Kg de maconha em veículo roubado

. 34 tabletes de substância análoga à maconha foram localizados no interior de um Honda/WR-V, durante fiscalização na BR 262....

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!