conecte-se conosco



Estadual

Nova matriz de risco começa a valer neste domingo em todo o ES. Veja o que muda!

Publicado

em

As cidades de risco alto vão ter que adotar medidas de restrição em atividades econômicas, principalmente no comércio

Doze municípios do Espírito Santo vão estar enquadrados como risco alto a partir deste domingo (24). Isso porque o governo vai considerar novas variáveis para classificar os municípios como de risco leve, moderado, severo ou extremo. 

Os municípios são: Presidente Kennedy, Marataízes, Alfredo Chaves, Afonso Cláudio, Viana, Cariacica, Serra, Vitória, Vila Velha, Santa Teresa, Fundão e Boa Esperança. As cidades terão que adotar medidas de restrição em atividades econômicas, principalmente no comércio. 

Nesses municípios, a atividade econômica funciona de forma parcial. O comércio, por exemplo, só é autorizado a funcionar de segunda a sexta, em um sistema de alternância entre os segmentos.

Variáveis

A nova matriz de risco levará em consideração, além do coeficiente de incidência do coronavírus nos municípios — quantidade de casos confirmados — e do percentual de leitos ocupados, que já são considerados na atual matriz, a taxa de letalidade da doença, o índice de isolamento e o percentual de pessoas acima dos 60 anos.

Cada uma dessas variáveis terá um peso na classificação da ameaça nos municípios. O coeficiente de incidência terá peso de 50%, as taxas de letalidade e de isolamento, 20% cada uma, e o percentual de idoso, 10% de peso. Com base nisso, será feito um cálculo matemático que estabelecerá o nível de ameaça do coronavírus em cada cidade.

Além disso, o fator de vulnerabilidade, que é a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19, seria levado em consideração na hora de definir a situação do município nessa nova matriz de risco. Uma taxa de ocupação de até 50% é considerada adequada; entre 51% e 80% de ocupação, há uma situação de alerta; de 81% a 90%, o grau de vulnerabilidade é considerado crítico; e acima de 91%, entre-se no chamado plano de crise, podendo-se adotar medidas mais rígidas nas cidades com risco extremo.


(*Folha Vitória)

Comentários do Facebook

Estadual

Espírito Santo: cresce número de drogas enviadas pelos Correios durante a pandemia

Publicado

em

Segundo a Polícia Federal (PF), nos meses após a chegada da pandemia, o número de registros subiu para nove

O número de casos de drogas enviadas por meio dos Correios aumentou durante a quarentena no Espírito Santo. De acordo com a Polícia Federal (PF), os criminosos aproveitam o período de pandemia para utilizar o serviço.

Na última quarta-feira (03), o órgão apreendeu uma caixa de som vinda de Foz do Iguaçu, no Paraná. Dentro dela, havia um quilo de maconha. O dono do material foi preso em flagrante.

Segundo a PF, se dividirmos os 5 primeiros meses do ano em antes e depois da pandemia, é possível observar um crescimento no número de casos. No período anterior ao surto de coronavírus foram registrados dois casos. Em contrapartida, nos meses após a chegada da pandemia, o número de registros subiu para nove.

Apesar disso, a polícia acredita que esse número possa ser ainda maior. “É bem possível. Existe o volume de encomendas gigantesco e acaba sendo uma forma utilizado pelo tráfico para encaminhar as drogas”, explicou o delegado federal, Marcos Paulo.

Por meio de nota, os Correios afirmaram que mantêm estreita parceria com as autoridades policiais para o prevenir o tráfico, por meio do serviço postal, de drogas e demais itens proibidos. Os empregados atuam na tentativa de identificar qualquer postagem cujo conteúdo esteja em desacordo com a legislação. Quando algum objeto proibido e/ou ilícito é detectado, os Correios acionam os órgãos competentes, como ocorreu neste caso.


(*TV Vitória)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional11 minutos atrás

Em São Paulo, enterros cresceram 69% no mês de maio

Reprodução/Washington Post Cemitério da Vila Formosa está fazendo cinco enterros a cada meia hora A cidade de São Paulo enterrou...

Nacional31 minutos atrás

Empresário cotado para cargo no governo diz que números da Covid são manipulados

reprodução Nota do Conselho Nacional de Secretários de Saúde repudiou declarações do empresário O Conselho Nacional de Secretários de Saúde...

Mulher41 minutos atrás

Recém-casados são aplaudidos em protesto contra o racismo nos EUA

Lara Sanders e Samuel Mekonnen estavam fazendo as fotos do casamento nas ruas de Los Angeles, Estados Unidos, quando decidiram...

Entretenimento42 minutos atrás

De biquíni, Rafa Kalimann aproveita dia de sol com as primas e exibe corpo saradíssimo: “Sem condições!”

  Ex-BBB encantou os seguidores com novo vídeo Rafa Kalimann deixou os seguidores completamente encantados depois de postar um vídeo...

Nacional47 minutos atrás

Flanelinha dá soco em mulher que não deu dinheiro por cuidar de motocicleta

  Ele disse que era dono das vagas de estacionamento no Centro de Cuiabá Um homem de 30 anos foi...

Saúde51 minutos atrás

São Paulo prorroga vacinação contra gripe até 30 de junho

. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até 30...

São Mateus55 minutos atrás

Baile funk é fechado em São Mateus e policiais são agredidos

Denuncia de moradores levou policiais militares a interditarem um baile funk que estava sendo realizado na madrugada deste sábado na...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!