conecte-se conosco



Política

Nova lei em defesa da mulher vítima de violência

Publicado

em

 

Nove leis de autoria parlamentar foram publicadas nesta sexta-feira (8). Elas tratam de proteção a vítimas de violência doméstica, defesa de pessoas com deficiência, benefício de meia-entrada, entre outros temas. 

A primeira delas, a Lei 11.410/2021, institui a Política Estadual de Proteção da Vida das Mulheres e o Combate à Violência Doméstica. A iniciativa da deputada Raquel Lessa (Pros) estabelece diretrizes para o monitoramento imediato e atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica e foi publicada no Diário do Poder Legislativo.

O tempo de acompanhamento deve ser de, no mínimo, 30 dias, a depender de cada caso. O contato com a vítima deve ser por telefone, aplicativo de mensagens e por busca ativa em residência – trabalho a ser realizado por assistentes sociais.

Devem ser incluídas no programa as mulheres que buscam proteção da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, ou da Secretaria de Direitos Humanos. A norma abrange aquelas que já solicitaram medidas protetivas junto à Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Justiça estadual. A lei já entrou em vigor a partir da publicação.

Deficiência visual

Outras normas constam no Diário Oficial do Estado (DIO) desta sexta. Entre elas a Lei 11.411/2021, de iniciativa do deputado Delegado Danilo Bahiense (sem partido), que obriga os estabelecimentos comerciais a divulgarem as cores das bengalas com a correspondente deficiência visual.

A cor da bengala utilizada indica o grau de deficiência do usuário: cor branca para pessoas totalmente cegas; cor verde para indicar pessoas com baixa visão; e cor vermelha e branca para aquelas que, além da deficiência visual, possuem também deficiência auditiva. A informação deverá ser exibida em placas de 27 centímetros de largura por 21 centímetros de altura.

A legislação estabelece ainda que a pessoa com deficiência visual deve ter livre acesso, sem restrições em estabelecimentos comerciais, mesmo sem a utilização das bengalas identificadas por cores. A lei entra em vigor em 90 dias. 

Meia-entrada

Já a lei 11.412/2021 concede o benefício de pagamento de meia-entrada às doadoras de leite humano materno no estado. O deputado Renzo Vasconcelos (PP) é o autor da medida.

O direito à meia-entrada deve ser garantido em todos os locais de espetáculos teatrais e musicais, exposições de arte, exibições cinematográficas, circenses, eventos esportivos, de lazer, cinema, entretenimento e demais manifestações culturais no Estado. A lei entra em vigor em 45 dias.

Datas 

Outras quatro leis publicadas estabelecem novas datas comemorativas no Estado. A lei 11.413/2021 define o dia 19 de setembro como o Dia dos Trombonistas. Já a lei 11.414/2021 cria a Semana da Avicultura, a ser comemorada, anualmente, na última semana do mês de agosto, que compreende o dia 28 de agosto em que é celebrado o Dia da Avicultura.

Em 24 de julho será comemorado anualmente o Dia do Suinocultor, conforme a lei 11.415/2021. E por fim, a Lei 11.416/2021 estabelece o dia 17 de março como Dia Estadual do Agente Funerário. As quatro leis são de autoria do deputado Adilson Espindula (PTB) e já entraram em vigor após a publicação.

Rodovia

Também de autoria do deputado Adilson Espindula, a Lei 11.417/2021 denomina Rodovia Vereador Belmiro Brandemburg o trecho de aproximadamente 17 quilômetros, com início no entroncamento da ES-261 até Jatibocas, no município de Itarana. 

Moqueca

Já a Lei 11.418/2021 concede ao município de Anchieta o título de Capital Estadual da Moqueca Capixaba e dos Frutos do Mar. A iniciativa é do deputado Marcelo Santos (Podemos) e já entrou em vigor após a publicação. 

Comente Abaixo
Nacional29 minutos atrás

Vídeo: Michelle Bolsonaro reage com euforia após aprovação de Mendonça ao STF

    Reprodução – Michelle Bolsonaro reage euforia após aprovação de Mendonça ao STF Um vídeo da primeira-dama Michelle Bolsonaro...

Internacional29 minutos atrás

VÍDEO: Vulcão expele nuvem de cinzas e moradores fogem na Indonésia

Reprodução/redes sociais Vulcão expele nuvem de cinzas e moradores fogem na Indonésia Uma vasta nuvem de cinzas foi causada por...

Entretenimento29 minutos atrás

Maraisa pede “um marido” de presente a Papai Noel e vídeo viraliza

    The Music Journal Brazil – Maraisa pede “um marido” de presente a Papai Noel e vídeo viraliza. Assista...

Entretenimento29 minutos atrás

Deolane Bezerra aparece irreconhecível e choca a internet. Confira

    The Music Journal Brazil – Deolane Bezerra aparece irreconhecível e choca a internet. Confira Por Daniel Nascimento Deolane...

Nacional33 minutos atrás

Traficantes usam quartos de hotéis para vender a “droga do estupro”

A substância é chamada assim porque costuma ser usada por agressores para deixar vítimas mais vulneráveis ao abuso sexual Produzida...

Entretenimento35 minutos atrás

‘A Fazenda 13’: Internautas apontam que MC Gui ficou excitado após abraçar Aline

  Reprodução/Twitter MC Gui e Aline Mineiro na festa de “A Fazenda 13” A festa da madrugada deste sábado (2)...

Entretenimento35 minutos atrás

Lexa apresenta seu mais novo programa: “O Bar de Verão da Lexa”

    The Music Journal Brazil Lexa apresenta seu mais novo programa: “O Bar de Verão da Lexa” Por Daniel...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!