conecte-se conosco


Saúde

Nova insulina ultrarrápida traz benefícios para pessoas com diabetes tipo 2

Publicado

em

Um novo medicamento promete trazer mais qualidade de vida aos pacientes adultos que possuem diabetes. Trata-se da Fiasp®, insulina asparte de ação ultrarrápida, que já está aprovada pela Anvisa no Brasil e é produzida pela Novo Nordisk, empresa de saúde global. O lançamento deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2020 no país.

Leia também: Como a obesidade pode levar a diabetes do tipo 2

insulina ultrarrápida traz benefícios arrow-options
shutterstock
A nova insulina ultrarrápida pode ser aplicada logo após as refeições e traz benefícios a pessoas com diabetes tipo 2

“Após a aplicação, a absorção dela é mais rápida do que a que temos disponível hoje no mercado”, afirma Priscilla Mattar, endocrinologista e diretora médica da Novo Nordisk. Além disso, a medicação traz flexibilidade ao tratamento, uma vez que pode ser utilizada minutos antes ou após as refeições e tem efeito rápido.

E ainda possui outros benefícios. O estudo ONSET 9 indica que a  insulina  ultrarrápida foi mais eficiente, quando comparada à convencional, em reduzir a hemoglobina glicada (taxa de açúcar no sangue nos últimos 90 dias) em pacientes com diabetes tipo 2 que não alcançam um bom controle insulínico em regime basal-bolus.

Para entender, é importante destacar que o pâncreas produz insulina de duas formas: basal, que é ao longo das 24 horas, e boulos, que é a cada refeição. “O organismo é tão inteligente que ele produz a quantidade exata de insulina. Para o paciente com diabetes, a gente copia esse esquema”, destaca Priscilla.

Leia também: Problemas de coração estão mais perto do diabetes do que você pode imaginar

Os dados foram apresentados no 55th Annual Meeting of the European Association for the Study of Diabetes em Barcelona, na Espanha. Além do efeito positivo no controle geral do açúcar no sangue, as pessoas tratadas com Fiasp® ainda mostraram uma redução superior da glicemia após as refeições.

Leia mais:  Quais são os principais sintomas das hemorroidas? Proctologistas explicam

Marília Fonseca, gerente médica da Novo Nordisk e endocrinologista, explica que, conforme o diabetes tipo 2 progride, as pessoas podem precisar de insulina depois que se alimentam. “Ainda assim, certos pacientes têm dificuldade em alcançar um bom controle do açúcar no sangue mesmo após começarem o  tratamento  com insulina”, diz.

Quando os níveis estão elevados, é possível sentir fome, cansaço, enjoo, dor de cabeça, vontade de urinar, sede e outros sintomas. Pesquisas também indicam que essas taxas, quando altas, podem causar complicações em pacientes que vivem com a doença por um longo tempo.

Detalhes do estudo

O estudo analisou 1091 pacientes e avaliou a eficácia e segurança de Fiasp® em comparação à insulina asparte convencional, ambas em pessoas com  diabetes tipo 2  que já utilizavam insulina basal degludeca com ou sem metformina. “Nos primeiros 60 minutos pós-refeição, ela foi superior e melhor em diminuir o pico de glicemia”, declara Priscilla.

Os resultados mostraram que houve uma reducão de hemoglobina glicada semelhante à insulina asparte convencional. Além disso, a taxa total de hipoglicemia severa (queda acentuada do açúcar no sangue) também foi significativamente inferior para Fiasp® em comparação com insulina asparte convencional.

Leia também: Saiba como evitar a diabetes tipo 2 seguindo cinco dicas de mudança de hábitos

Em sua formulação, a Fiasp® contou com a adição de Vitamina B3 (para aumento da velocidade de absorção) e um aminoácido natural (L-Arginina) para estabilidade. Segundo a Novo Nordisk, a nova fórmula resulta na insulina ultrarrápida que mais se assemelha à produção de insulina natural de uma pessoa que não possui diabetes depois das refeições.

“Para conseguir fazer com que ela atue mais rápido, a molécula dela não foi mudada, mas apenas dois recipientes. A grande novidade da insulina ultrarrápida é que ela chega no sangue mais rápido. E a Novo Nordisk é a primeira farmacêutica que está trazendo-a”, finaliza Priscilla.

Leia mais:  Ministro da Agricultura pede fiscalização para evitar peste suína no Brasil

* A repórter viajou a convite da Novo Nordisk

Fonte: IG Saúde
Comentários do Facebook
publicidade

Saúde

Menino com condição rara nasce sem pênis na Turquia e impressiona médicos

Publicado

em

Na Turquia, um menino, que não teve a identidade revelada, nasceu sem pênis. A condição, conhecida como agenesia gonadal, é rara e, segundo o Daily Mail , atinge apenas um em cada 30 milhões de meninos. Ainda de acordo com a publicação, apenas 80 casos foram registrados na literatura médica.

bebê
shutterstock
Na Turquia, médicos ficaram impressionados após um menino nascer com uma condição rara que resulta na falta do pênis

A história foi publicada no Urology Case Reports por médicos. No caso, apesar da falta do membro, o escroto do menino era “bem formado”, os testículos desceram e ele não apresentada outras deformidades corporais visíveis. Especialistas de Konya, cidade na Turquia, disseram que a reconstrução peniana é uma boa alternativa para o garoto.

Cirurgiões pediátricos passaram a investigar a condição do  bebê logo no dia seguinte que ele nasceu. Testes mostraram que ele tinha uma conexão anormal entre a bexiga e o reto. Ele também apresentava outra condição que fazia com que a urina se acumulasse dentro dele, que os médicos capturaram durante um exame.

“Este é o primeiro relato de uma criança com a combinação de agenesia peniana , refluxo vesicoureteral e fístula vesicorretal”, dizem os médicos que compartilharam o relato. No caso da ausência do pênis, pensa-se que a falta do membro tenha sido causado durante uma complicação na gravidez.

O Dr. Richard Viney, urologista em Birmingham, na Inglaterra, descreveu a história como um “caso fascinante e complexo”. “É tentador pensar na falta de pênis como uma falha no desenvolvimento genital e, portanto, algum tipo de problema entre os sexos, mas é muito improvável que seja esse o caso”, pontua.

“A falha aqui é do desenvolvimento do trato urinário inferior e do intestino. No feto, eles compartilham uma cavidade comum chamada cloaca. A medida que o feto se desenvolve, a cloaca se divide na bexiga e no reto. A fístula é simplesmente onde a cloaca falhou em se dividir completamente na bexiga e no reto”, aponta.

Leia também: Depois de uma ereção de dois dias, homem precisou de cirurgia e acabou impotente

O especialista ainda destaca que a falta de pênis do menino pode ser corrigida com procedimentos cirúrgicos, mas não detalhou como isso poderia acontecer e nem quando.

Fonte: IG Saúde
Comentários do Facebook
Leia mais:  Vacina contra chikungunya já passa por testes em humanos
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Estadual27 minutos atrás

LOA e PPA: Defensoria reapresenta demandas

O cumprimento da Emenda Constitucional 80/2014, que determina quantidade de defensores públicos proporcional à demanda da população em cada Estado,...

Estadual27 minutos atrás

TV Assembleia entrevista Coronel Quintino

O programa Com a Palavra desta segunda-feira (21) exibe a entrevista com o deputado Coronel Alexandre Quintino (PSL). Em seu...

Policial27 minutos atrás

Operação conjunta apreende grande quantidade de drogas e prende três suspeitos em Marataízes

A equipe da 9ª Delegacia Regional (DR) de Itapemirim, em parceria com a Polícia Militar (PMES) e a Guarda Municipal...

Policial27 minutos atrás

Policiais civis prendem associação criminosa que realizava roubos na Serra

A equipe do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) prendeu três suspeitos e apreendeu um adolescente, todos envolvidos em um...

Policial27 minutos atrás

Operação conjunta prende três suspeitos de roubo e associação criminosa em Domingos Martins

Policiais civis da Delegacia de Polícia (DP) de Domingos Martins, em parceria com a Polícia Militar (PMES) do município, Polícia...

Carros e Motos28 minutos atrás

Pioneiro no Brasil, VW Golf “Mk3” inovou em segurança

arrow-options Divulgação VW Golf da terceira geração foi a primeira a chegar ao Brasil oficialmente, em meados dos anos 90...

Polícia Federal28 minutos atrás

Polícia Federal realiza leilão de veículos no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro/RJ – A Polícia Federal realizará leilão administrativo, tipo maior lance, para a venda de veículos oficiais, outros...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana