conecte-se conosco


Estadual

No verão, aumenta o número de escorpiões: saiba como evitar acidentes

Publicado

em

No verão, é preciso estar alerta para alguns animais peçonhentos que, por causa do calor, começam a aparecer em áreas urbanas, principalmente nas residências. O escorpião, mais comum nesta época, se alimenta principalmente de baratas, outro inseto muito presente dentro das casas.

No ano de 2018, a Vigilância de Zoonoses de Vila Velha capturou quatro escorpiões no município. Uma das espécies mais perigosas e que causa acidentes graves é o escorpião amarelo (Tityus serrulatus), encontrado com mais frequência na Região Sudeste e, consequentemente, no Espírito Santo.

Ainda no ano passado foram registrados oito casos de picada de escorpião em Vila Velha. Na tentativa de evitar novas ocorrências, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses, dá uma série de orientações:

Como evitar que esse animal frequente às residências?

– Manter limpa as casas, quintais e terrenos baldios; evitar acúmulo de lixo e entulhos; vedar acessos pelas frestas de portas e janelas; eliminar insetos que são presas como aranhas, baratas e grilos; manter caixa de esgoto e ralos vedados; examinar toalhas, roupas, sapatos e roupas de cama antes de usar.

O que fazer se encontrar o escorpião dentro de casa?

– Ligar para a Ouvidoria 162, e solicitar vistoria ou captura. Caso o morador consiga capturar o animal, é necessário enviá-lo à Unidade de Vigilância de Zoonoses, localizada na Avenida Carlos Lindemberg. Telefone: 3226-9499.

O que fazer em casos de acidentes?

– Lavar a área picada com água e sabão, aplicar compressa morna no local e procurar socorro imediato nos seguintes locais, que possuem soro antiescorpiônico: Pronto Atendimento de Cobilândia (apenas adultos), rua Fluviópolis, Cobilândia, atendimento 24 horas. Telefones: 3369-7511 / 3326-6176. Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves – Heimaba – (apenas crianças). Avenida Ministro Salgado Filho, Cristóvão Colombo. Atendimento 24 horas. Telefone: 3636-3164. Centro de Atendimento Toxicológico (TOXCEN), adultos e crianças. Alameda Mary Ubirajara, Santa Lúcia, Vitória. Atendimento 24 horas. Telefone: 0800 283 99 04.

O que NÃO fazer em caso de acidente escorpiônico?

– Não amarrar ou fazer torniquete;
– Não aplicar qualquer tipo de substância sobre o local da picada (fezes, álcool, querosene, fumo, ervas, urina), nem fazer curativos que fechem o local, pois isso pode favorecer a ocorrência de infecções;
– Não cortar, perfurar ou queimar o local da picada;
– Não dar bebidas alcoólicas ao acidentado, ou outros líquidos como álcool, gasolina ou querosene, pois não têm efeito contra o veneno e podem agravar o quadro.


(*Com informações do ES Hoje)

Comentários do Facebook
Leia mais:  FA 1080 / 29 de dezembro de 2018
publicidade

Estadual

Policial militar leva tiro no olho em tentativa de assalto em Vila Velha

Publicado

em

Um assaltante foi preso e o outro, que é menor de idade, foi apreendido. Eles tinham cometido um outro assalto um pouco antes de encontrarem o PM

Um policial militar de 26 anos levou um tiro no olho em uma tentativa de assalto no bairro Jardim Colorado, em Vila Velha, na noite desta segunda-feira (19). Um assaltante foi preso e o outro, que é menor de idade, foi apreendido. Eles tinham cometido um outro assalto um pouco antes de encontrarem o PM. Um dos bandidos levou um tiro e também precisou ser socorrido.

Gabriel Silva Schneider, de 22 anos, e um adolescente, de 17 anos, assaltaram primeiro um gerente de uma empresa, que estava trabalhando como motorista de aplicativo, no bairro Jockey de Itaparica. Ele estava chegando em casa quando os dois criminosos pediram para ele deitar no chão e exigiram a chave do carro, um Sandero branco, e o celular.

Um outro motorista de aplicativo, que dirigia um Renault Logan, estava dando apoio aos criminosos. Um dos assaltantes foi junto com ele e o outro bandido foi no Renault Sandero. No bairro Jardim Colorado eles abordaram o policial militar, que reagiu, atirando na perna de Gabriel. O PM acabou levando um tiro em um dos olhos durante a reação.

A Polícia Militar foi acionada pelo 190. O adolescente fugiu com o Renault Sandero e foi encontrado depois dentro de uma residência no bairro Santa Mônica. Segundo a PM, ele deixou o carro roubado em uma das ruas e entrou na casa de um amigo para trocar de roupas e tentar se esconder.

Gabriel, o assaltante que levou um tiro na perna, foi levado para o Hospital Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha, e depois encaminhado para o Hospital São Lucas. Já o policial militar também foi internado no São Lucas e permanece hospitalizado. O estado de saúde dele ainda não foi informado.


(*Gazeta on line)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Mais de 1800 detentos recebem direito a 'saidinha de Natal' no Estado
Continue lendo
Mulher7 minutos atrás

As tendências de moda que vão estar em alta no outono/inverno 2019

O verão termina oficialmente nesta quarta-feira (20) e, é claro, que isso só quer dizer uma coisa: é hora de...

Agricultura8 minutos atrás

ALGODÃO/CEPEA: Baixa liquidez se mantém e Indicador cede

Cepea, 20/03/2019 – Os negócios de algodão em pluma continuam em ritmo lento no mercado brasileiro, segundo pesquisadores do Cepea....

Entretenimento23 minutos atrás

Ex-BBB tira toalha, exibe corpão e provoca fãs na web; veja vídeo

Jonas, que já teve vídeo íntimo vazado, fez uma surpresa para os seguidores na internet O ex-BBB Jonas Sulzbach, que...

Agricultura26 minutos atrás

ARROZ/CEPEA: Produtor se retrai e cotações sobem

Cepea, 20/03/2019 – Os preços do arroz em casca têm registrado leves aumentos no Rio Grande do Sul, devido à...

Mundo37 minutos atrás

Bebê nasce com feto dentro do abdômen, em caso raro de gravidez, na Colômbia

A rara gravidez de uma colombiana vem impressionando profissionais da saúde e internautas em diversos países. Na barriga da bebê,...

Variedades40 minutos atrás

Todo homem que trai faz essas 5 coisas e você não sabia

SALVADOR (BA) – Estudos recentes revelam que entre homens e as mulheres, os homens são os que mais traem. As...

Carros e Motos45 minutos atrás

Conheça 5 modelos seminovos de sete lugares por até R$ 80 mil

O estudo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2014 apontou que o número de filhos por...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana