conecte-se conosco


Nacional

No Senado, parlamentar poderá bater ponto em comissões sem estar presente

Publicado

em


Ministro da Educação em reunião da Comissão de Educação
Marcelo Camargo / Agência Brasil
As comissões mistas e do Senado têm um quórum mínimo para iniciar os trabalhos

O Senado instalou, na última terça-feira, duas máquinas para o registro de presença de parlamentares em corredores da Casa, fora do plenário e das comissões. Isso permitirá que o parlamentar oficialize a presença em reuniões de plenário, comissões e comissões mistas — nesse caso, deputados também terão essa possibilidade — sem que necessariamente esteja presente nos locais onde ocorrem as sessões.

Leia também: Comissão aprova voto aberto sobre prisão de senadores e eleição da Mesa Diretora

Na prática, a instalação vai facilitar um hábito que já faz parte da rotina do Senado
. Hoje, é comum os parlamentares registrarem presença apenas para garantir o quórum necessário para a abertura das reuniões ou a votação de projetos, mas deixarem os locais onde ocorrem as sessões. Em muitos casos, a justificativa é que há reuniões de comissões ocorrendo simultaneamente.

A leitura do comunicado sobre a instalação foi feita pelo vice-presidente da Casa, Antonio Anastasia (PSDB-MG), que ocupa a presidência enquanto o presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP) cumpre missão oficial nos Estados Unidos até quinta-feira (16).

“A Presidência informa às senhoras senadoras e aos senhores senadores que foram instalados dois totens de marcação de presença eletrônica na Casa. Os totens permitirão às senadoras e aos senadores marcar presença para as reuniões de comissões e para as sessões deliberativas do Senado Federal, além de permitir aos deputados marcar presença para as reuniões de comissões mistas”, disse Anastasia.

Leia também: Comissão do Senado aprova projeto que obriga presos a pagarem por suas despesas

O registro de presença é um drama especialmente para os líderes do Congresso
, que são responsáveis pela articulação para a votação de medidas provisórias. Antes de chegarem aos plenários da Câmara e do Senado, elas tramitam em comissão especial mista. Para que os prazos sejam cumpridos e as medidas não percam a validade, líderes do Congresso costumam andar com uma lista de telefones de deputados e senadores. Ligam para um por um, implorando pela marcação de presença.

Leia mais:  Defesa de Lula pede que Gilmar Mendes suspenda transferência à prisão comum

Os novos pontos foram instalados em frente à Presidência da Casa, perto de uma das passagens para a Câmara
. O outro foi instalado em um corredor.

Segundo o Senado, em resposta via assessoria de imprensa, “o objetivo é facilitar o registro de presença de deputados que precisavam ir primeiro ao plenário da Câmara e, depois, atravessar os Salões Verde e Azul, além do Túnel do Tempo, para registrar presença nas comissões mistas”.

Leia também: Senado está perto de esclarecer fraude na votação à presidência, diz corregedor

“A medida também atende aos senadores cujos gabinetes ficam no Anexo I, que precisavam pegar escadas ou dois elevadores para registrar presença no Senado
. Cabe ressaltar que os painéis do plenário e das comissões indicam a presença do senador ou deputado na Casa e não na sessão. Para obter a efetiva presença na sessão, o regimento prevê o precedimento de verificação de quorum”, diz a assessoria.

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Casal é detido com vídeo de sexo explícito com bebê de 6 meses

Publicado

em

Um motorista, de 47 anos, foi preso nesta quinta-feira, 21, na BR-050, quilômetro 183, após policiais encontrarem no celular dele um vídeo de sexo explícito com um bebê. O suspeito informou que recebeu o conteúdo pornográfico da ex-namorada, 35, que também foi encontrada e presa.

A Polícia Militar (PM) foi até um posto de combustíveis na rodovia para apurar um possível desvio de carga de algodão. No local, militares encontraram o motorista de um caminhão, que foi abordado e esclareceu os fatos. Em verificação ao celular do suspeito, a polícia localizou um vídeo de sexo explícito com um bebê de aproximadamente seis meses.

O conteúdo havia sido enviado por uma mulher através de um aplicativo de mensagens. Para a polícia, o suspeito afirmou que recebeu da ex-namorada. Ela foi localizada e levada para delegacia para prestar explicações, assim como o motorista.


(*JM Online)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Vale soube de problemas em Brumadinho dias antes do desastre, indicam e-mails
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Entretenimento1 hora atrás

Modelo leva fãs à loucura com tamanho do bumbum. Veja fotos

Aos 24 anos, a jovem possui mais de 10 milhões de seguidores nas redes sociais e atualiza seu perfil com...

Mundo1 hora atrás

Acre decreta emergência por causa de seca e incêndios florestais

arrow-options Comunidade Huwã Karu Yuxibu Comunidade Huwã Karu Yuxibu foi uma das atingidas pelas queimadas no Acre A escassez de...

Mundo1 hora atrás

Acompanhe ao vivo os protestos em defesa da Amazônia que acontecem pelo Brasil

Yago Sales / iG Manifestantes se reúnem em São Paulo em defesa da Amazônia Manifestantes em defesa da Amazônia se...

Mundo1 hora atrás

Criminalidade em São Paulo apresenta queda em julho

arrow-options Divulgação/PM A criminalidade em São paulo apresentou queda durante o mês de julho. Os principais indicadores de criminalidade do...

Mundo1 hora atrás

Manifestações pela Amazônia devem acontecer em mais de 70 cidades pelo Brasil

arrow-options Fotos Públicas Efeitos das queimadas na Amazônia são sentidos em diversas partes do País Mais de 70 cidades e...

Estadual1 hora atrás

Homem não aceita fim de relacionamento e agride ex com pé de cabra no ES

A ferramenta utilizada pelo agressor foi recolhida e será entregue ao Plantão da Mulher, em Vitória Uma mulher foi agredida...

Nacional2 horas atrás

Casal é detido com vídeo de sexo explícito com bebê de 6 meses

Um motorista, de 47 anos, foi preso nesta quinta-feira, 21, na BR-050, quilômetro 183, após policiais encontrarem no celular dele um...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana