conecte-se conosco



Internacional

Navio de resgate com 42 imigrantes a bordo fura bloqueio na Itália

Publicado

em

migrante em navio
Sea-Watch

“Decidi entrar no porto. Sei o que risco que estou tomando, mas os 42 náufragos a bordo estão esgotados. Vou levá-los a um lugar seguro”, disse a capitã do navio

Um navio da ONG alemã Sea Watch anunciou nesta quarta-feira que furou o bloqueio das águas territoriais italianas e que irá desembarcar 42 migrantes e refugiados  no porto de Lampedusa, na Itália , mesmo sem permissão.

A decisão contraria o decreto do vice primeiro-ministro Matteo Salvini, que prevê multa para embarcações que resgatem imigrantes  no mar. No Twitter, a capitã do Sea-Watch 3, Carola Rackete, de 31 anos, disse que está ciente do risco que corre, mas que a decisão foi motivada pelo estado de saúde delicado dos resgatados. “Decidi entrar no porto de Lampedusa. Sei o que risco que estou tomando, mas os 42 náufragos a bordo estão esgotados. Vou levá-los a um lugar seguro”, escreveu.

Antes de ultrapassar o limite das águas italianas, a embarcação, com uma bandeira holandesa, navegou ao longo do bloqueio por dez dias. A Sea Watch chegou a entrar com um pedido de medida cautelar no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos , exigindo que a Itália abrisse seus portos por motivo de emergência. Apesar de rejeitar o pedido, o órgão pediu que Roma “continuasse a prestar a assistência necessária” às pessoas vulneráveis a bordo.

Conforme determina um novo decreto de Salvini , aprovado há duas semanas, a capitã do barco e os responsáveis pela ONG podem responder a ações judiciais e receber multa de até 50 mil euros, além de ter o navio apreendido.

Em resposta ao anúncio da Sea Watch, o vice primeiro-ministro italiano publicou um vídeo no Facebook, em que acusa a entidade de fazer um “sórdido joguinho político” e diz que os governos da Alemanha e da Holanda “responderão” pela “indiferença demonstrada”.
“Vamos usar todos os meios democraticamente permitidos para bloquear este insulto ao direito e às leis”, ameaçou Salvini.

No ano passado, Salvini, que é chefe do partido de ultradireita Liga, entrou em conflito com ONGs de direitos humanos após decidir fechar os portos da Itália a embarcações de resgate humanitário. De acordo com a lei internacional, o resgate de náufragos em águas internacionais é obrigação das embarcações que estiverem por perto.

Neste ano, quase 350 pessoas já morreram durante travessias no Mediterrâneo, segundo estimativas da ONU. 

Comentários do Facebook

Internacional

Canibal é preso após matar e comer a própria avó de 90 anos

Publicado

em

Dwayne Wallick foi encontrado pelos policiais enquanto se alimentava da idosa, Ruby Wallick

Um homem de 37 anos foi preso na última segunda-feira (1º/6) acusado de matar e canibalizar a própria avó de 90 anos. Dwayne Wallick foi encontrado pelos policiais enquanto se alimentava da idosa, Ruby Wallick. O caso aconteceu em Richmond, capital do estado americano da Virginia.

De acordo com a imprensa local, as motivações para o crime ainda são desconhecidas. Na tarde de segunda, a polícia recebeu um chamado alertando sobre um homem visto ao lado de um corpo ensanguentado em uma bairro residencial da cidade.

Ao chegarem no local, acharam Dwayne praticando o ato de canibalismo. Os agentes ordenaram que ele parasse, mas foram ignorados. Com isso, os policiais usaram uma arma de choque; depois, o suspeito foi algemado e preso.

Agora, as investigações tentam entender o que aconteceu. Uma das suspeitas é que drogas tenham sido parte da sequência que culminou no assassinato. A idosa foi decretada morta na segunda, mas ainda não há informações sobre a causa.


(*Metrópoles)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional2 minutos atrás

Canibal é preso após matar e comer a própria avó de 90 anos

Dwayne Wallick foi encontrado pelos policiais enquanto se alimentava da idosa, Ruby Wallick Um homem de 37 anos foi preso...

Entretenimento3 minutos atrás

Sogro de Nego do Borel chama cantor de “oportunista egocêntrico”

O sogro de Nego do Borel, Luiz Fernando Barreiros ,  voltou a criticar o namorado da filha Duda Reis e...

Internacional8 minutos atrás

Policiais que mataram George Floyd têm acusações aumentadas

reprodução Policiais que participaram da morte de George Floyd tiveram acusações ampliadas O policial Derek Chauvin, que ficou com o...

Saúde8 minutos atrás

Brasil inicia neste mês testes com vacina contra covid-19

. O Brasil iniciará neste mês testes com a potencial vacina que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford, no...

Política13 minutos atrás

Antifas são terroristas? Fascistas são democráticos? Entenda cada conceito

Reprodução/Twitter Bandeira antifascista durante ato. Um dia depois de grupos antifascistas e torcidas organizadas organizarem protestos contra o governo de...

Política13 minutos atrás

“É terrorista sim!”, diz Bolsonaro sobre manifestantes

Agência Brasil Presidente Jair Bolsonaro O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) escreveu em seu Twitter na tarde desta quarta-feira (3)...

Saúde33 minutos atrás

Witzel: compra errada de respiradores o fez romper contrato com Iabas

. O governador do Rio, Wilson Witzel, alegou a compra errada de respiradores para pacientes de covid-19 para romper o...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!