conecte-se conosco



Nacional

“Não cabe ao ministro executar medida de distanciamento social”, afirma Pazuello

Publicado

em


source
Genral Eduardo Pazuello%2C ministro interino da Saúde
Marcos Corrêa/PR

Genral Eduardo Pazuello, ministro interino da Saúde

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, foi alertado em meio por um comitê técnico da pasta sobre os benefícios do isolamento social para reduzir o impacto da pandemia na saúde e na economia. O alerta ao ministro interino revelado pelo jornal “O Estado de S. Paulo” está registrado numa ata de reunião do Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública.

Depois de visitar Santa Catarina na quarta-feira (22), o ministro concedeu entrevista coletiva em Curitiba, no Paraná, na tarde desta quinta-feira (23) e comentou o assunto. 

Pazuello foi questionado porquê o Ministério da Saúde não seguiu as orientações técnicas do Comitê de Operações de Emergência (COE), após alerta de que sem as medidas de isolamento social, os impactos da doença serão sentidos por até dois anos no Brasil. Na resposta, ele disse que não cabe ao ministro executar essa ou aquela medida de distanciamento social nem se pronunciar sobre a ação dos gestores locais.

“O gestor é que tem essa obrigação. Seria um pronunciamento político. Eu acredito que a gente precisa olhar para o gestor que tem de tomar decisões duras, de enterrar amigos, que vai ter de se explicar para os órgãos de controle sobre as compras que vem fazendo, e a gente tem que apoiá-los em qualquer decisão, seja qual for a decisão dele”, afirmou durante entrevista coletiva no Paraná.

O ministro também comentou que com a chegada do inverno, os casos da Covid-19 no Sul do País devem crescer nas próximas semanas por conta da sazonalidade das doenças respiratórias. 

“Os gestores estão tomando as decisões que têm que tomar, mas os casos devem aumentar. Uma coisa é a curva crescente de contaminação, outra coisa é a curva de óbito. A curva de óbito cabe a nós. Qual resposta, que tipo de preparo, qual a melhor ação que a gente pode fazer pra evitar o óbito? A consequência do óbito passa pela nossa mão”, afirmou o ministro.

À frente da pasta, Pazuello ponderou que a estratégia do Ministério da Saúde é reforçar as unidades básicas de saúde para garantir uma triagem dos pacientes e um atendimento precoce. “Não é mais pra ninguém ficar em casa esperando passar mal e ficar com falta de ar. Procure o médico imediatamente, nas unidades básicas”, orientou. “Com o diagnóstico, vem o tratamento. Com o tratamento, vem a cura. E não para na UTI”, disse.

Sem citar nomes, ele defendeu que os médicos podem prescrever
os medicamentos disponíveis atualmente, “seja ele qual for”. 

O Brasil registrou nesta quarta-feira (22)  novo recorde de novos casos confirmados de coronavírus em 24 horas, com mais 67.860 infecções, totalizando 2.227.514 casos da Covid-19. O ministério também informou que foram registradas mais 1.284 mortes nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos no país em consequência da doença para 82.771.

Comentários do Facebook

Nacional

Doze pessoas morrem após van bater de frente com caminhão

Publicado

em

Van e caminhão ficaram destruídos com a batida (Maurício Rocha/Patos Hoje)

Acidente ocorreu entre as cidades de Patos de Minas e Varjão de Minas. Várias pessoas foram arremessadas para fora da van após a colisão

Uma batida frontal entre uma van e um caminhão deixou 12 mortos na BR-365, próximo ao município de Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba, na madrugada deste domingo (20/9). O acidente ocorreu perto de um trecho conhecido como Curva dos Moreiras, entre as cidades de Patos e Varjão de Minas.

Onze pessoas morreram no local, várias foram arremessados para fora da van. Entre os óbitos, estão duas mulheres e uma criança de aproximadamente 10 anos.


(*BHaz)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento14 minutos atrás

App de meditação usa voz de Cauã Reymond para ajudar a dormir

Aplicativos de meditação guiada estão se tornando cada vez mais populares para ajudar na ansiedade, estresse e problemas com sono....

Internacional15 minutos atrás

Protestos contra monarquia ganham força na Tailândia

. Desafiando a monarquia do rei tailandês Maha Vajiralongkorn, milhares de manifestantes marcharam em Bangkok neste domingo (20) para apresentar...

Entretenimento44 minutos atrás

Juliana Caetano mostra partes íntimas ao posar com fio-dental cavado e fãs reparam demais: “Depiladinha”

  A cantora animou o fim de semana da galera do Instagram Juliana Caetano, a vocalista do Bonde do Forró,...

Entretenimento51 minutos atrás

Raissa Barbosa coloca bumbum imenso para jogo: “Fogo no feno”

A ex-vice Miss Bumbum Raissa Barbosa deixou seus seguidores do Instagram de queixo caído, na última sexta-feira (18). A musa colocou o bumbum para...

Nacional55 minutos atrás

Doze pessoas morrem após van bater de frente com caminhão

Acidente ocorreu entre as cidades de Patos de Minas e Varjão de Minas. Várias pessoas foram arremessadas para fora da...

Economia1 hora atrás

Caixa encerra depósitos do FGTS nesta segunda; veja se receberá R$ 1.045

Tomaz Silva/Agência Brasil Caixa deposita última leva do FGTS emergencial nesta segunda-feira (21) A Caixa Econômica Federal encerra nesta segunda-feira...

Saúde1 hora atrás

Doria anuncia que São Paulo receberá 5 milhões de doses de CoronaVac

. O estado de São Paulo deve receber, já em outubro, 5 milhões de doses da vacina CoronaVac, que está...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!