conecte-se conosco


Entretenimento

Na Flip 2019, Aparecida Vilaça fala que “povos indígenas viraram alvo novamente”

Publicado

em

A segunda mesa da 19ª Flip, “Bendegó”, promoveu na manhã desta quinta (11) uma defesa apaixonada da diversidade e dos direitos indígenas. Em uma conversa com o jornalista Paulo Roberto Pires, a antropóloga do Museu Nacional Aparecida Vilaça alertou sobre a situação dramática dos povos indígenas no Brasil, cujas terras, segundo ela, passaram a ficar ainda mais ameaçadas após a eleição do presidente Jair Bolsonaro.

Leia também: Na Flip 2019, Maureen Bisilliat relembrará as dicas recebidas de Guimarães Rosa

Aparecida Vilaça acredita que a arrow-options
Reprodução/Instagram/@flip_se/Walter Craveiro
Aparecida Vilaça acredita que a “sensação é que eles (indígenas) viraram alvo novamente”

Em seu livro, “Paletó e eu”, Aparecida Vilaça relembra sua convivência com o povo Wari, que ela foi estudar nos anos 1980 no interior de Rondônia. Lá, ficou tão próxima de um indígena chamado Paletó que acabou sendo adotada por ele como filha. No livro, ela o descreve como um pensador e intelectual. Durantes anos, mantiveram contato, inclusive com várias idas de Paletó ao Rio de Janeiro, cidade onde Aparecida reside.

“A sensação é que eles (indígenas) viraram alvo novamente. Vivemos um momento de retrocesso absoluto, voltando aos anos 1960 e 1970”, disse a antropóloga na Flip  . Ela acredita que, embora o Congresso tenha se mantido atuante para impedir que os indígenas percam suas terras, o simples fato do governo demonstrar desprezo por esses povos já trouxe problemas.

Leia também: Abertura da Flip tem viés político: “Não foi Donald Trump que criou a fake news”

“A manifestação de membros do governo faz as pessoas se sentirem autorizadas a invadirem as terras. Tenho contato com os Wari’, que vivem em terras muito cobiçadas em Rondônia. Eles me ligam por whatsapp dizendo que ‘os caras estão entrando aqui, falam que nossas terras não valem mais nada’”, conta.

Leia mais:  Príncipe William diz que não teria problema caso seus filhos fossem homossexuais

Aparecida lembra que dois terços da população Wari’ foi dizimada nos anos 1970. A família de Paletó, incluindo sua filha pequena e esposa, foi “metralhada” nessa época. O medo, entre os Wari’, é que novas tragédias se repitam. Aparecida acredita que os brasileiros precisam tomar consciência das lutas indígenas, inclusive porque ainda vê muita desinformação sobre o assunto.

Leia também: Destaque na Flip, Conceição Evaristo reafirma importância da coletividade negra

“Não é apenas eles que estão perdendo, somos nós. Porque sem diversidade, a gente morre. Um nundo só de gente igual é pobre. Não são eles que têm que vir para cá se civilizar, nós que temos que ir para lá aprender. Mas se a gente tira as terras deles, se evangeliza, acabou. E nós é que perdemos com isso. Nós que perdemos a riqueza de grandes pensadores, intelectuais, que se estivessem aqui estariam ganhando prêmio Nobel”, conclui Aparecida Vilaça 

Fonte: IG Gente
Comentários do Facebook
publicidade

Entretenimento

Haslaine Vieira, ex-Malhação, participa de clipe do namorado

Publicado

em

Heslaine Vieira gravou na última quinta-feira (18), na Barra da Tijuca, no Rio, o clipe da música Protetpr Solar, do cantor Tibí, namorado da atriz.

Leia também: Famosos e polêmicas: como seria o “De Férias com o Ex” dos sonhos?

Heslaine Vieira arrow-options
Divulgação
Heslaine Vieira grava participação em novo clipe do cantor Tibí


Com direção de Raíssa Venâncio, o clipe do namorado de Heslaine Vieira faz parte do novo álbum do cantor, Quase Pop, já está disponível em todas as plataformas digitais e deve chegar no YouTube já no próximo mês.

 “A música fala daquele amor avassalador que a gente sente falta com a ausência. Quis trazer para essa música e para o projeto como um todo, todo meu sentimento e estou muito feliz com o resultado e com a participação da Heslaine que é brilhante no que faz”, comenta Tibí.  

Leia também: Globoplay aposta em Luan Santana para atrair mais assinantes

Com influências de artistas como Michael Jackson, Jamie Cullum e Cazuza, Tibí que agora lança carreira solo, estreia com 9 faixas inéditas nesse álbum e uma turnê pelo país com um repertório eclético que passeiam pelas mais diversas influências de sua carreira.

Heslaine que namora o cantor há um ano, se animou com o novo trabalho. “É um orgulho imenso pra mim. Ele faz tudo com muito amor e alma, merece tudo que está vivendo. Ele é artístico, a música é linda. Ficou fácil aceitar o convite feito já há três meses”.

“Projeto mamãe”

Ana Paula Saad arrow-options
Divulgação
Musa dos anos 2000, Ana Paula Saad anuncia projeto mamãe


Em sua terceira gravidez, Ana Paula Saad redobrou os cuidados com o corpo nas últimas semanas e agora está com o “projeto mamãe”. Nela, a modelo aposta em uma dieta balanceada e trenos leves, além daqueles famosos tratamentos estéticos.

Leia mais:  Cobertura das eleições na TV tem espaço inédito para discussão de propostas

Aos 39 anos, a loira também já está preparando o enxoval do bebê. ““Ainda não sabemos o sexo, mas já estou cuidando de todos os detalhes. Sigo plena e realizada”, comemora. “Eu sempre cuidei muito do meu corpo, até pela minha carreira como modelo, mas sem exageros. Nunca fui a louca da academia. Agora é projeto mamãe! Passei a treinar 3 vezes na semana e a cuidar mais de mim. Também tenho uma rotina de meditação. Dormir bem, refletir e ser grata são essenciais para uma vida completa”, diz.

Livro novo

Clara Savelli arrow-options
Divulgação
Clara Savelli lança seu livro, “As férias da minha vida”


Neste sábado (20), Clara Savanelli chega à Intrínseca com uma obra solar sobre amizade, paixão e amadurecimento. “As Férias da Minha Vida” terá uma tarde autógrafos a partir das 15h, na Livraria Leitura, do shopping Nova América, no Rio.

A obra de Clara Savanelli mostra uma trama com reviravoltas e aventuras e narra histórias de amor adolescentes, mostrando que, por mais inconstante e surpreendente que seja a vida, a cumplicidade entre amigas é um dos sentimentos mais fortes que existe.

Leia também: Destaque em “Malhação”, Heslaine Vieira será protagonista de filme

Fonte: IG Gente
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Direto de Brasília4 minutos atrás

Bebê nasce com “três cabeças” e pai tenta enterrá-lo vivo

arrow-options NewsLionTV / Reprodução Pai do bebê que nasceu com três cabeças tentou enterrá-lo vivo por medo de não ter...

Direto de Brasília4 minutos atrás

Policial Militar grávida é baleada em tentativa de assalto

arrow-options ARQUIVO PESSOAL / REPRODUÇÃO Policial Ketlen Lima, de 23 anos, reagiu a assalto na cidade de Ananindeua Uma policial...

Economia1 hora atrás

Governos liberais no Brasil e na Argentina facilitaram acordo Mercosul-UE

arrow-options Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Lucas Ferraz, secretário de Comércio Exterior, falou sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia...

Saúde1 hora atrás

Sente coceira na cabeça? Saiba quais são as possíveis causas e soluções

Poucas coisas na vida podem ser tão irritantes quanto uma coceira na cabeça – principalmente quando ela não parece ter...

Nacional1 hora atrás

50 anos de viagem à Lua: Comemorações e conspirações

arrow-options Nasa Foto do astronauta norte-americano Buzz Aldrin caminhando na Lua. Há exatos 50 anos, no dia 20 de julho...

Nacional1 hora atrás

Depois dos 50 anos do homem na Lua, surgem novos projetos de vários países

arrow-options Reprodução/Nasa Agência Espacial Americana (NASA) estimou o preço de um novo pouso na Lua entre R$ 80 bilhões e...

Nacional1 hora atrás

Trump pode mediar tensões econômicas entre Japão e Coreia do Sul

arrow-options Isac Nóbrega/PR Trump afirmou que foi convidado pelo presidente sul-coreano, Moon Jae-in, para mediar questão O presidente dos EUA,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana