conecte-se conosco



Estadual

Mutirão solidário reúne centenas de voluntários para limpeza de ruas em Iconha

Publicado

em

Centenas de voluntários participam na manhã deste sábado (25) do Mutirão Solidário no município de Iconha para a limpeza das ruas e de estruturas afetadas pelas chuvas. A ação organizada pelo Governo do Estado também contemplou o distrito de Bom Destino, no mesmo município. Tropas do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do Exército Brasileiro e da Marinha, além de voluntários civis participam da ação.

O governador Renato Casagrande – que fez a convocação a toda sociedade capixaba –, a vice-governadora Jaqueline Moraes, além de secretários de Estado e integrantes do Governo do Estado também participaram do mutirão. O esforço soma o trabalho de recuperação da cidade que já vem sendo feito desde a última semana, quando as cidades da região sul foram atingidas por fortes chuvas.

A concentração foi no Ginásio de Esportes de Iconha, que chegou a ser tomado pela lama e foi limpo pelas equipes do Corpo de Bombeiros ao longo da semana. O governador Casagrande saudou todos os presentes agradeceu a presença de todos e anunciou as providências adotadas na resposta às chuvas que seguem atingindo as regiões Sul e Caparaó.

Durante todo o dia, os voluntários recolheram entulhos que estavam espalhados pelas ruas, auxiliaram na retirada de várias residências e removeram grande parte da lama acumulada nas vias. Os trabalhos foram auxiliados pelas máquinas contratados pelo Governo do Estado, além de veículos e equipamentos de órgãos do Estado, do Exército e também os cedidos por particulares.

Parte do efetivo do Corpo de Bombeiros que participaria do Mutirão foi deslocado para atender as ocorrências nos municípios atingidos pelas chuvas na noite desta sexta-feira (24). Aeronaves do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (NOTAer) também foram encaminhadas para Cachoeiro de Itapemirim para atuar no socorro às vítimas na região.

Na parte da tarde, o governador e a vice-governadora visitaram os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Castelo, que foram bastante afetados pelas chuvas. Ele esteve reunido com os prefeitos das duas cidades, Victor Coelho e Domingos Fracaroli, respectivamente. Casagrande garantiu apoio nas ações de assistências aos moradores dos outros municípios atingidos e a possível inclusão nas medidas de recuperação que já haviam sido anunciadas para Iconha, Alfredo Chaves, Rio Novo do Sul e Vargem Alta.

Ao final das visitas, por volta das 18 horas, Casagrande retornou ao município de Iconha, onde se reuniu no comando de operações com representantes da Defesa Civil Estadual e Municipal, do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro. Ele aproveitou para novamente agradecer a solidariedade dos capixabas que, além das muitas doações para as vítimas do desastre, participaram atividade do mutirão de limpeza.

“A palavra é gratidão mesmo. Eu fiz o convite a muitas pessoas para vir aqui e as pessoas vieram. Mais de 500 voluntários presentes aqui. O Centro de Iconha e diversas ruas têm outra realidade ao final desse dia. Foi um sucesso, muito obrigado!”, disse o governador, que também agradeceu pela ajuda de todos os militares envolvidos no mutirão.

Casagrande recebeu a ligação do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, que antecipou sua vinda ao Estado para este domingo (26). Está previsto um sobrevoo do governador e o ministro sobre os municípios afetados pelas chuvas, seguido de uma reunião técnica às 16 horas no Palácio Anchieta, em Vitória.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Raphael Marques
(27) 98895-0843

 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Presidente do TJES participa de palestra com o ministro do STF Luiz Fux no Palácio Anchieta

Publicado

em

Desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa presenciou a aula inaugural de 2020 do Programa de Residência Jurídica da PGE, que contou com a presença do Governador Renato Casagrande.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, participou, nesta segunda-feira (10/02), de uma palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, realizada no Palácio Anchieta, no centro de Vitória.

Com o tema “Análise Econômica do Direito”, a palestra marcou o início do ano letivo do Programa de Residência Jurídica da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-ES), e contou com a presença do governador Renato Casagrande, da vice-governadora Jaqueline Moraes, e de outras autoridades estaduais.

O evento teve ainda a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, do presidente da Amages, juiz Daniel Peçanha, e da vice-presidente da Associação e, ainda, Supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Janete Vargas Simões, dos juízes assessores especiais da presidência Felippe Monteiro Morgado Horta e Thiago Albani Oliveira Galvêas, entre outros magistrados presentes.

Em sua fala, o ministro destacou a ligação entre economia e direito, principalmente no que se refere a uma justiça eficiente e célere, em que as partes do processo recebam o máximo de resultado e tenham a sua causa julgada num prazo razoável.

“O direito tem que ser eficiente na sua tarefa de auxiliar a justiça de dar a cada um aquilo que é seu e justamente aquilo que ele faz por merecer e que não pode resolver através das próprias razões”, destacou o ministro.

“Assim então é que se criou o estoma da análise econômica do direito, que significa dizer o direito eficiente. A eficiência é um valor da economia e a economia trabalha com eficiência no sentido de que as partes do recurso devem obter o máximo de resultado. As partes devem ter o mínimo de esforço e o máximo de resultado. Isso se chama eficiência, e esse valor da economia transpassou para a área jurídica, principalmente para a área desse instrumento de realização da justiça que é o processo, procurando fazê-lo de forma mais simples e efetiva possível”, completou o magistrado.

Ao final da palestra, foram sorteados livros, inclusive de autoria do ministro Luiz Fux, para os alunos do programa.

O Programa de Residência Jurídica da PGE foi instituído em janeiro de 2019, com a posse da primeira turma escolhida por meio de processo seletivo. O programa é voltado para jovens bacharéis em Direito e estudantes de pós-graduação. Seu objetivo é proporcionar conhecimento jurídico aos participantes, com o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas que contribuam para a melhoria do trabalho da PGE.

Vitória, 10 de fevereiro de 2020

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | [email protected]

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

Fonte: TJES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Regional4 minutos atrás

Mulher oferece carona e diz que foi estuprada

O caso aconteceu na zona rural de Pedro Canário por volta da 1h da madrugada desta segunda-feira (10) e mulher...

Economia8 minutos atrás

Alagamento provoca queda de 19% nas vendas do varejo em São Paulo

arrow-options Foto: Reprodução/TV Record Ceagesp alagada em SP As fortes chuvas que atingiram São Paulo desde a madrugada da segunda-feira...

Economia8 minutos atrás

Governo oficializa reajuste de 4,48% nos benefícios do INSS

arrow-options Agência Brasil O salário de benefício e o salário de contribuição não poderão ser inferiores a R$ 1.045,00 nem...

Economia8 minutos atrás

Falta de trabalhador qualificado afeta metade das indústrias no País

arrow-options Agência Brasil Cinco em cada dez indústrias brasileiras têm dificuldade em contratar empregados por causa da falta de qualificação...

Estadual8 minutos atrás

Presidente do TJES participa de palestra com o ministro do STF Luiz Fux no Palácio Anchieta

Desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa presenciou a aula inaugural de 2020 do Programa de Residência Jurídica da PGE, que contou...

Estadual8 minutos atrás

Sistema nacional de audiência de custódia é implantado e começa a ser preenchido em São Mateus

O SISTAC foi estruturado pelo CNJ e tem como finalidade gerar registro das audiências de custódia e possibilitar a captação...

Estadual8 minutos atrás

Cliente deve ser indenizado após esperar mais de uma hora para ser atendido em banco

Em decisão, a juíza verificou a existência de uma lei municipal que determina que os atendimentos em bancos devem ser...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana