conecte-se conosco


Variedades

Mulher viciada em smartphone perde visão por uso excessivo do aparelho

Publicado

em

Uma mulher viciada em smartphone acabou perdendo a visão de um olho por causa do excesso de uso do aparelho. Vasos sanguíneos na retina acabaram vazando em resposta ao acúmulo de esforço físico diante da tela luminosa, disse o médico que cuidou do caso, em Shenzhen (Guangdong, China). O quadro foi revertido graças a rápida intervenção médica.

“A paciente virou a noite jogando sem parar no smartphone”, comentou Qiu Wangjian, segundo reportagem do “Daily Star”. “Na manhã seguinte, assim que acordou, ela pegou o smartphone e começou a usá-lo novamente. Cinco minutos depois, ela percebeu que não estava enxergando do olho esquerdo”, acrescentou o médico.

Imagens obtidas em exame mostraram vários bolsões de sangue na retina impedindo a visão.

Excesso de uso de smartphone provocou derrame em retina de paciente na China
Excesso de uso de smartphone provocou derrame em retina de paciente na China Foto: Reprodução

“Nós diagnosticamos retinopatia por Valsalva (redução súbita da acuidade visual causada por hemorragia, cujas principais causas são vômito, tosse, esforço e atividade física exagerada)”, completou Wangjian.

A paciente, que não foi identificada, foi tratada a tempo de recuperar a visão e não ter sequelas. Um pequeno furo foi feito na retina a fim de escoar o sangue.

Comentários do Facebook
Leia mais:  'Gato mais sinistro do mundo' vira sucesso nas redes sociais
publicidade

Variedades

Década de 2010 terminará como a mais quente já registrada na história

Publicado

em

A OMM igualmente descobriu que 2019 está no rumo de ser o segundo ou terceiro mais quente de toda a história.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a década de 2010 provavelmente será considerada como a mais quente já registrada, segundo um relatório da organização divulgado no começo de dezembro. As informações são do Mega Curioso.

A OMM igualmente descobriu que 2019 está no rumo de ser o segundo ou terceiro mais quente de toda a história, com uma temperatura média global de janeiro a outubro aproximadamente 1,1ºC  acima do que a época anterior à Revolução Industrial (ocorrida em 1776).

O que levou a década de 2010 ser classificada como a mais quente de todas?

O calor global excessivo, aumentado de forma intensa por conta da emissão de gases do efeito estufa é o principal motivo da década de 2010 estar prester a ser colocada como a mais quente que já existiu na Terra.

Segundo o secretário geral da OMM, Petteri Taalas, se não forem tomadas urgentes com relação ao clima, a tendência é que o aumento de temperatura seja tão grande que atinja mais de 3ºC até o fim do século 21, com impactos cada vez maiores e mais maléficos para o bem-estar não somente do meio ambiente em si, mas também do ser humano.

Ainda segundo Taalas, ainda não estamos nem perto de cumprir as metas estipuladas no Acordo de Paris. O Acordo de Paris nada mais é do que um acordo internacional, elaborado em 2015, a fim de limitar o aquecimento global a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais.

Os danos ambientais causados pelo aumento da temperatura

Este mesmo relatório da OMM afirma que as concentrações de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera alcançaram níveis alarmantes em 2018 e permaneceram aumentando agora em 2019.

Além disso, o nível do mar aumentou por conta do derretimento das camadas de gelo na Groenlândia e na Antártica, enquanto que o calor oceânico atingiu também níveis recordes, com a degradação dos ecossistemas marinhos vitais.

Ondas de calor e inundações, que antes eram acontecimentos esporádicos, agora têm se tornado cada vez mais frequentes. Ademais, tem ocorrido igualmente mais ciclones  tropicais avassaladores, incêndios florestais e uma série de outros fenômenos.

Comentários do Facebook
Leia mais:  9 dicas para lidar com a birra infantil
Continue lendo
Entretenimento13 minutos atrás

Juiz federal quer processar Netflix por especial de Natal com ‘Jesus gay’

arrow-options Divulgação Especial de Natal do Porta dos Fundos traz Gregório Duvivier como Jesus Cristo e Fábio Porchat como seu...

Entretenimento13 minutos atrás

Taty Zatto posa sensualíssima em ensaio fotográfico de lingerie

arrow-options Gutho Oliveira Taty Zatto, por Gutho Oliveira Taty Zatto posou para um ensaio fotográfico com sugestões de lingeries brancas...

Esportes26 minutos atrás

Seleção feminina aumenta série invicta e encerra 2019 com vitória

A seleção brasileira de futebol feminino se despediu com vitória da temporada 2019. Neste domingo (15), na Arena da Fonte...

Estadual37 minutos atrás

Motorista sofre sequestro relâmpago e suspeito tem traumatismo craniano depois de veículo capotar

Esse é o quarto caso de sequestro a motorista de aplicativo em duas semanas. As primeiras informações dão conta de...

Entretenimento44 minutos atrás

Geisy Arruda aparece sem sutiã e empina bumbum gigante de calcinha fio dental

Na tarde deste domingo (15), Geisy Arruda levou os seguidores à loucura ao publicar uma foto pra lá de sensual em seu...

Entretenimento52 minutos atrás

Juiz federal quer processar Netflix por especial de Natal com ‘Jesus gay’

Divulgação Especial de Natal do Porta dos Fundos traz Gregório Duvivier como Jesus Cristo e Fábio Porchat como seu namorado...

Entretenimento1 hora atrás

Vidente faz previsões chocantes sobre as cantoras Anitta e Ludmilla em 2020

O vidente Robério de Ogum concedeu recentemente uma entrevista especial para o programa Super Pop e revelou como será o futuro de alguns famosos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana