conecte-se conosco



Nacional

Mulher quer bens da esposa do amante, e caso vai parar no STJ

Publicado

em

Reprodução: Internet

Decisão do processo pode gerar jurisprudência que considere “partilha a três”. Tema é complexo e tem série de sentenças contraditórias

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) analisa o caso de uma mulher que manteve relação extraconjugal com seu parceiro por 23 anos e pede acesso aos bens inventariados da esposa falecida do companheiro antes da existência da Constituição de 1988. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) concedeu à Maria* o direito de ter acesso ao espólio da família constituída legalmente por João*, mesmo após inventário concluído para os filhos do casamento legítimo.

O impasse familiar chegou ao STJ porque o tribunal gaúcho usou leis atuais para julgar fatos que ocorreram antes das regras que regem a união estável. A decisão do TJRS contraria jurisprudência do próprio STJ.

Pelo entendimento da Justiça gaúcha, a mulher em relacionamento extraconjugal passou a ter direito à parte da herança da falecida esposa.

No recurso da defesa, que representa a família da cônjuge legítima, é questionada a concessão do direito, situação que os advogados chamam de “viagem na máquina tempo”.

Partilha a três

A intenção de Maria é anular o inventário da esposa legítima, que morreu em junho de 1988. Isso, se aprovado e concedido pelo STJ, pode dar abertura para que se viabilize no Brasil uma espécie de partilha a três. O termo foi utilizado pela ministra Maria Isabel Gallotti, em sessão de julgamento no dia 25 de maio de 2021. Na ocasião, a magistrada pediu vista do processo.

Agora, cabe ao STJ avaliar o pedido de Agravo de Recurso Especial interposto pela família da falecida. A Procuradoria-Geral da República (PGR) deu parecer favorável à defesa da esposa legítima de João.

O subprocurador-geral da República José Bonifácio entendeu que “o tribunal estadual não firmou um debate jurídico entre as relações jurídicas patrimoniais simultâneas, quais sejam: a sociedade conjugal e a união estável no período entre fevereiro de 1968 e 22 de junho de 1988”.

Outros casos

Em outros casos decididos pela Justiça sobre relacionamentos extraconjugais, as sentenças proferidas levam em conta uma série de fatores e, geralmente, não concedem pensão à amante.

Em dezembro de 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é ilegal o reconhecimento de duas uniões estáveis para estabelecer divisão de pensão.

O entendimento foi endossado no plenário virtual. Com placar de 6 a 5, a Corte reafirmou que o país é monogâmico. Na ocasião, o STF rejeitou um recurso em que se discutia a divisão de pensão por morte de uma pessoa que mantinha união estável convencional e, ao mesmo tempo, uma relação homoafetiva.

Em 2014, o STJ analisou processo parecido com o de Maria. À época, era pedida a partilha após decisão consolidada e inventário fechado. O episódio também tratava de uma união estável concedida depois da morte do homem.

Decisão do Superior Tribunal referente a processo oriundo de Minas Gerais assinala que “a aplicação da lei vigente ao término do relacionamento a todo o período de união implicaria expropriação do patrimônio adquirido segundo a disciplina da lei anterior, em manifesta ofensa ao direito adquirido e ao ato jurídico perfeito”.

*A identidade dos personagens foi preservada porque o processo corre em sigilo.


(*Metrópoles)

Comente Abaixo
Entretenimento2 horas atrás

Axel comemora lançamento de especial de Natal gravado em São Paulo

Reprodução/Instagram Axel no júri do ‘Canta Comigo Teen’ O novo projeto do cantor português Axel, inspirado nas comemorações natalinas e...

Entretenimento2 horas atrás

Após chamar Sol de vacilona, Monique Evans declara: “Perdeu o top 3”

Reprodução/Instagram Solange Gomes e Monique Evans Monique Evans segue atenta aos últimos desdobramentos da  décima terceira edição do reality show...

Nacional3 horas atrás

Homem de 39 anos fica com serra cravada na nuca ao se desequilibrar em obra

Um homem de 39 anos foi socorrido após ter a nuca perfurada por uma serra na região do bairro Dona...

Mulher4 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 9 de dezembro de 2021

Foto: Marcelo Dalla A previsão para o seu signo no dia 09 de dezembro de 2021 ÁRIES Deixe de lado...

Política4 horas atrás

STF anula condenação de Sérgio Cabral em desdobramento da Lava Jato

Antonio Cruz/ Agência Brasil Ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações do...

Política5 horas atrás

STF anula condenação de Sérgio Cabral em desdobramento da Lava Jato

Antonio Cruz/ Agência Brasil Ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações do...

Política5 horas atrás

Pré-candidatos à presidência, Pacheco e Tebet protagonizam embate no Senado

Marcos Oliveira/Agência Senado Senadores Simone Tebet (MDB-MS) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), no ano passado Apresentados pelos seus partidos como pré-candidatos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!