conecte-se conosco


Internacional

Mujica comemora Lula livre e garante: “nunca tive dúvida da integridade dele”

Publicado

em

source
homens segurando mão arrow-options
RICARDO STUCKERT / PT

Pepe viu saída de Lula da prisão como algo positivo

Em entrevista dada à rede Telesur logo após a soltura do ex-presidente Lula, o senador e ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica , mostrou satisfação com a liberdade do brasileiro, afirmando que “um lutador social e político pelo sonho de um pouco de igualdade volta às ruas”.

Durante pouco mais de dois minutos, Pepe falou que conheceu a forma como Lula viveu e, por causa disso, nunca duvidou da integridade dele. “Creio que o povo brasileiro recupera alguém que precisa muito para diminuir essas frestas de intolerância criadas nos últimos anos”, afirmou.

Leia também: Lula é a “única saída” para o Brasil, diz Mujica sobre as eleições

O político também criticou partidos que influenciam em decisões constitucionais do país e frisou que “a história do Brasil é muito complexa e muito tortuosa”, com um ambiente que tem criado situações difíceis para a política. Ainda assim, ele garantiu: “Eu nunca tive dúvida da integridade de Lula”. O senador do Uruguai foi eleito como presidente durante os últimos meses do segundo mandato de Lula, mas, ainda assim, eles cultivaram uma relação considerada pelo uruguaio como de amizade.

No período em que Lula esteve preso , Pepe foi até a sede da Polícia Federal em Curitiba e visitou o ex-presidente. No encontro, realizado após pouco mais de dois meses em cárcere, eles conversaram por 15 minutos sobre problemas da América Latina. Com um megafone, Mujica chegou a discursar para participantes da vigília do lado de fora da PF.

Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook
Leia mais:  Homem mais rico da China defende que trabalhar 12 horas por dia é “uma benção”
publicidade

Internacional

Nova chanceler boliviana afirma que país não quer voltar ao passado

Publicado

em

source

Agência Brasil

Karen Longaric Rodríguez, nova chanceler arrow-options
Reprodução/Twitter Karen Longaric Rodríguez

Karen Longaric Rodríguez foi nomeada pela autoproclamada presidente interina Jeanine Añez

A professora e diplomata de carreira Karen Longaric foi recém-empossada como ministra das Relações Exteriores da Bolívia pela autoproclamada presidente do país, Jeanine Áñez. Longaric afirmou que a Bolívia assumirá um papel “sem falso protagonismo nem posturas histriônicas”, descartando a adoção de medidas consideradas histéricas e exageradas. “Não é um governo que quer voltar ao passado”, afirmou.

Leia também: Em mais um dia de violência, Bolívia registra 10ª morte

Com a renúncia de Evo Morales e a posse autoproclamada de Jeanine Áñez como presidente do país, estabeleceu-se um governo de transição no país. Apesar de não haver consenso sobre a constitucionalidade da posse de Áñez, ela assumiu o posto máximo do governo e montou um gabinete com 11 novos ministros, além de nomear novos chefes para as Forças Armadas e prometer eleições em breve.

A nova chanceler do país disse que espera a renúncia de embaixadores que não são diplomatas de carreira, mas que ocupam o cargo por indicações políticas da administração de Evo Morales. Longaric afirmou que estes postos serão ocupados pelos “melhores da carreira”.

“Vamos mudar todos os embaixadores que estão por designação política. Eu estimo que eles renunciarão imediatamente. Aquelas pessoas que não são de carreira e entraram no Serviço de Relações Exteriores por honorários políticos, renovaremos, tentando colocar as melhores pessoas, as pessoas mais eficientes, as que podem contribuir com o país”, afirmou.

No entanto, pelo menos dois embaixadores já se manifestaram contra a declaração da nova chanceler. Sacha Llorenti, embaixador da Bolívia na Organização das Nações Unidas (ONU), e Ariana Campero, ex-ministra da Saúde e embaixadora em Cuba, afirmaram que não vão renunciar.

Leia mais:  Atual chefe do Coaf passou dados sigilosos da Receita a procuradores, diz site

“Fui nomeado embaixador da Bolívia nas Nações Unidas pelo presidente constitucional Evo Morales e ratificado por dois terços do Senado do meu país. Não renunciei nem renunciarei”, escreveu Llorenti no twitter.

“Não vou renunciar, fui nomeada pelo Presidente Constitucional do Estado Plurinacional da Bolívia e pela Assembleia Legislativa Plurinacional eleita pelo povo. Os inconstitucionais são Jeanine Áñez e seu gabinete ilegal”, disse Campero, também no twitter.

Leia também: Presidente autoproclamada promete acabar com reeleições indefinidas na Bolívia

Política Externa

A nova chanceler disse ainda que buscará reconstruir a política exterior e as relações “desgastadas” da Bolívia com outros países.

“O diálogo implica que vamos fortalecer as relações com os países vizinhos e, obviamente que envolve o Chile. É importante conversar com o Chile, temos muitas questões que nos vinculam na agenda bilateral e assim será”, disse.

Leia também: Senadora da Bolívia se reuniu com militares após se autodeclarar presidente

A ministra sinalizou positivamente também ao ser questionada sobre uma possível aproximação política com os Estados Unidos. “É claro que fortaleceremos nossas relações com os Estados Unidos, com a União Europeia e com todos os países em geral”, disse.

Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política23 minutos atrás

Bruno Covas recebe alta nesta quinta e poderá voltar à Prefeitura com restrições

arrow-options Reprodução / TV Globo Prefeito de São Paulo foi diagnosticado com câncer O prefeito de São Paulo, Bruno Covas...

Política23 minutos atrás

Ex-senador do PT Lindbergh Farias é hostilizado em voo: “Ladrão”; assista

arrow-options Jefferson Rudy/Agência Senado Ex-senador do PT Lindbergh Farias foi hostilizado em voo: “Ladrão” O ex-senador do PT Lindbergh Farias...

Nacional55 minutos atrás

Jatinho cai próximo a pista de pouso de hotel de luxo na Bahia

Segundo relato de testemunhas nas redes sociais, a aeronave, um Cesna Citation 550 de Prefixo PT-LTJ, explodiu após a queda...

Nacional56 minutos atrás

Na contramão e em alta velocidade, homem atropela motociclista e foge; assista

arrow-options Reprodução Nas imagens, é possível ver o momento em que carro atinge o motociclista e foge sem prestar socorro...

Nacional56 minutos atrás

Evangélicos fazem convenção em defesa de valores cristãos

arrow-options Reprodução/Facebook Fenasp Nacional Encontro do Fenasp em 2018 Lideranças evangélicas de todo o Brasil vão se reunir em São...

Nacional56 minutos atrás

Aumento de mortalidade no país está diretamente ligado a corte de verbas no SUS

Quando as bases do Sistema Único de Saúde (SUS) foram lançadas, em 1986, na 8a Conferência Nacional de Saúde, o...

Nacional57 minutos atrás

Witzel diz que violência no Rio está no patamar de ‘Nova York, Paris e Madrid’

arrow-options Reprodução/TV Globo Governador falou sobre a segurança do Rio e comparou com outros países. Wilson Witzel afirmou que a...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana