Nacional
Mudanças na lei: traficantes de armas ganham penas menores e liberdade
Published
1 mês agoon
By
Da . Redação

Em março de 2020, o traficante de armas Alex Maicon Silva da Leve foi um dos 19 alvos da Operação Gun Express, da Polícia Federal, que desbaratou uma quadrilha que fornecia armas e acessórios comprados no Paraguai para traficantes, milicianos e ladrões de banco de quatro estados: Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Bahia. Agentes da PF rastrearam duas encomendas enviadas por Leve pelos Correios da fronteira para Salvador, na Bahia, em junho de 2018: numa delas, o traficante postou 16 miras laser, usadas para aumentar a precisão dos disparos; na outra, enviou nove carregadores estendidos de pistola, com capacidade para 31 cartuchos, escondidos num aparador de chutes — produto acolchoado usado em treinos por lutadores de MMA. Leve virou réu por tráfico internacional de acessórios de armas. Como as miras eram produtos restritos a algumas categorias, e os carregadores alongados eram proibidos no país, o crime era considerado mais grave: a pena aumentava 50% e podia chegar a até 12 anos.
No entanto, a série de decretos publicados pelo presidente Jair Bolsonaro desde 2019 para flexibilizar a compra e o uso de armas no Brasil beneficiou o traficante. De lá para cá, acessórios como carregadores, miras e lunetas — que aumentam a precisão e a capacidade de uma arma e são frequentemente apreendidos em poder de organizações criminosas — deixaram de fazer parte da lista de Produtos Controlados pelo Exército (PCE). Com a mudança, a compra, a importação e o uso desses acessórios não dependem mais de autorização militar e eles não são mais considerados restritos ou proibidos. A medida teve repercussão na sentença de Leve: em janeiro de 2021, quando o traficante foi condenado, o juiz Marcus Holz, da 14ª Vara Federal de Curitiba, não aplicou o aumento de 50% na pena “pois os acessórios de arma de fogo não eram de uso proibido ou restrito”. Leve foi sentenciado a 5 anos e 10 meses por tráfico internacional de acessórios; antes dos decretos, a pena pelo crime chegaria a 8 anos de prisão.
Leve não foi o único traficante de armas beneficiado pelas mudanças: o GLOBO localizou processos de sete condenados por entrar no país ilegalmente com lunetas, miras ou carregadores que conseguiram penas menores — ou acabaram até absolvidos — graças aos decretos de Bolsonaro. Um deles também foi alvo da operação Gun Express. O baiano Danilo Azevedo Sá Oliveira Teles é apontado pela PF como o responsável por encomendar e receber, da quadrilha, quatro pistolas calibre .40, quatro miras laser e oito carregadores — quatro deles, “com marcas de solda na seção transversal, indicando que foram alongados e tiveram a capacidade aumentada”. O MPF pediu a condenação dele por tráfico internacional com aumento de pena pelos produtos serem, à época da compra, restritos e proibidos. Com a publicação dos decretos, no entanto, as pistolas calibre .40 passaram a ser de uso permitido e os acessórios deixaram de ser PCE — e a pena de Teles, que poderia ter chegado a 7 anos e meio, foi de 5 anos.
Os carregadores estendidos, presentes nas condenações de Leve e Teles, foram os que sofreram maior alteração. Antes dos decretos, o produto — que aumenta a capacidade de cartuchos que uma arma pode carregar e permite que um atirador faça mais disparos sem interrupção — era proibido no Brasil e não era usado nem pelo próprio Exército e pelas polícias. Numa portaria de janeiro de 2001, o Exército determinou que “fica proibida a fabricação, a importação e o comércio de carregadores de pistolas com capacidade igual ou superior a 20 (vinte) cartuchos”. Em fevereiro de 2021, um decreto publicado por Bolsonaro tirou da lista dos PCE — e, portanto, da categoria de produto proibido — carregadores “com qualquer capacidade de munição”. Carregadores estendidos são apreendidos, com frequência, com traficantes no Rio: em dezembro de 2021, por exemplo, 39 acessórios do tipo que seriam usados numa guerra entre facções em Brás de Pina, na Zona Norte do Rio, foram interceptados e apreendidos pela polícia.
Penas reduzidas
Os decretos também levaram condenados por tráfico de acessórios restritos a recorrerem a cortes superiores para terem suas penas reduzidas, sob o argumento de que os produtos não são mais controlados pelo Exército. Num desses casos, o ministro Nefi Cordeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu diminuir de seis para quatro anos a pena de Wanderlei Antônio Frey, preso com uma luneta usada em espingardas, escondida no carro em São Paulo. Em primeira instância, a punição havia sido aumentada em 50% porque o acessório era de uso restrito. Na decisão, Cordeiro citou a mudança trazida pelo decreto de Bolsonaro: “com a nova normativa, somente será considerado acessório de arma de fogo de uso restrito aquele que possuir visão noturna ou que for de utilização exclusiva ao emprego militar ou policial” — ou seja, as demais lunetas são de uso permitido. Com a redução da pena, o réu passou do regime semiaberto para o aberto.
O mesmo entendimento foi seguido pelo juiz Fernando Dias de Andrade, da Vara Criminal de Guairá, e pelo desembargador Leandro Paulsen, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), ao diminuírem a pena de Marcello Alexandre Canete, preso em 2015 com 46 lunetas e sete miras laser. “A nova regulamentação alterou a classificação dos acessórios de arma de fogo apreendidos, que passaram a ser ‘de uso permitido’ e ‘não são controlados pelo Exército’”, escreveu o juiz, ao diminuir a pena de seis para quatro anos e, depois, substituí-la pela prestação de serviços à comunidade. A decisão foi mantida pelo desembargador.
Em outros processos, no entanto, os magistrados decidiram, com base no decreto, extinguir a pena do réu. É o caso de Tiago Carvalho Matos, que havia sido condenado a seis anos de prisão por entrar no país ilegalmente com três lunetas, de uso restrito na época. Após a mudança na legislação, a defesa do réu pediu que o caso fosse revisto, e a 4ª Seção do TRF-4 decidiu absolver o réu “pela retroatividade de lei que não mais considera o fato como criminoso” — ou seja, para os desembargadores, o Estado, ao editar os decretos, “externou desinteresse em punir criminalmente o agente que importa lunetas/miras, sem autorização do órgão público”. “Agora, as lunetas introduzidas clandestinamente em território nacional não mais podem ser classificadas como produto controlado pelo Exército, por expressa determinação legal. Logo, não mais se trata de acessório que exija autorização para importação ou exportação”, escreveu o juiz Guilherme Beltrami no voto.
Para Bruno Langeani, gerente do Instituto Sou da Paz e especialista em controle de armas, as decisões divergentes tomadas pelos tribunais sobre o tema são consequência dos sucessivos decretos e portarias publicados pelo governo, que tornaram a legislação sobre o tema nebulosa.
“Sempre houve algum nível de interpretação nas decisões judiciais, mas o governo Bolsonaro amplificou muito este problema. Foram mais de 30 decretos e portarias alterando de forma brutal um assunto muito técnico. É comum hoje que operadores da ponta, policiais, promotores e juízes não saberem qual é a última normativa válida. Esta é uma insegurança jurídica criada pelo Governo e Exército Brasileiro. Mas, para além disso, as medidas claramente facilitam o acesso do crime organizado a itens que lhes são de alto interesse, como carregadores de alta capacidade e acessórios que aumentam o poder de fogo de fuzis”, afirma Langeani.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.


Bárbara Labres termina namoro com Débora Moura: ‘Foi transformador’
Nesta terça-feira (28), Bárbara Labres anunciou, por meio o Instagram, o fim do namoro de dois anos e meio com...


Chris Flores é criticada por seu posicionamento no caso Klara Castanho
Reprodução/Instagram Chris Flores Apesar de a apresentadora Chris Flores não ter “passado pano” para o colunista Matheus Baldi, apontado como...


Covid-19: Brasil registra 316 óbitos e 76,6 mil casos em 24 horas
As secretarias estaduais e municipais de Saúde registraram 76.638 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas em todo o...


Funcionárias acusam presidente da Caixa Econômica de assédio sexual
Isac Nóbrega/Presidência Funcionária acusam Pedro Guimarães de assédio sexual Funcionárias denunciaram o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, por...


Nasce primeiro filho de Fernanda Vasconcellos e Cássio Reis
Nesta terça-feira (28), Fernanda Vasconcellos e Cássio Reis anunciaram o nascimento do filho Romeu, em São Paulo. Pelas redes sociais,...


PF combate crimes ambientais na terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau em Rondônia
Ji-Paraná/RO – A Polícia Federal, com apoio da Funai, Ibama e Polícia Militar, deflagrou nesta terça-feira (28/06) a segunda fase...


Covid-19 mata duas crianças menores de 5 anos por dia no Brasil
A covid-19 matou duas crianças menores de 5 anos de idade, por dia, no Brasil, desde o início da pandemia....
São Mateus


Menina que engravidou após estupro há 2 anos em São Mateus precisou mudar identidade e endereço
A gravidez após estupro voltou a ser assunto no Brasil nos últimos dias por conta da menina de Santa Catarina vítima...


Grave acidente deixa uma vítima fatal na BR-101 em São Mateus
Dois veículos de passeio bateram de frente em um grave acidente no km 63 da BR-101, na localidade do Litorâneo,...


São Mateus recebe novas obras e investimentos do Governo do Estado
O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, na manhã deste sábado (25), no município de São Mateus para a inauguração...
Regional


Tragédia em Linhares | Justiça nega liberdade ao ex-pastor Georgeval
Ele é acusado de ter estuprado filho e enteado, e incendiado a casa com as crianças vivas, desacordadas em uma...


Homem morre após jogar líquido inflamável em fogueira em Nova Venécia
Um homem identificado como Cilio Panelo Neto morreu após sofrer queimaduras resultantes do uso de líquido inflamável na madrugada deste domingo (26),...


Feto é encontrado em estação de tratamento de esgoto em Linhares
O feto, segundo as informações preliminares da polícia, se assemelha com um feto humano. O caso será investigado LEIA MAIS:...
Estadual


Condenado por morte de jornalista no ES é preso após 33 anos do crime
Maria Nilce foi foi morta com três tiros quando chegava em uma academia. Matérias que escrevia sobre tráfico de drogas...


Chamada de propostas da Iniciativa Amazônia+10 é aberta no Espírito Santo
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) lançou a Chamada de Propostas nº 003/2022 – Iniciativa Amazônia+10,...


Projeto Gota de Vida realiza pesquisa sobre cultura da doação de sangue e medula óssea
O projeto Gota de Vida, do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), desenvolveu uma importante pesquisa...
Nacional


Defesa de Milton Ribeiro pede anulação da decisão que autorizou prisão
Valter Campanato/Agência Brasil – 29/11/2021 Pedido apresentado pela defesa Ribeiro pede anulação definitiva da decisão que culminou na sua prisão...


Motoristas anunciam greve de ônibus nesta quarta-feira (29) em SP
Rovena Rosa/Agência Brasil – 09/03/2022 Greve afeta tráfego em diversos pontos da capital paulista O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em...


Mulher é esfaqueada após negar sexo ao filho
Segundo ela, a vítima informou que a situação ocorreu após o suspeito, um menor de 16 anos, que foi criado...
Policial


Polícia Civil prende homem suspeito de abusar e submeter esposa e enteadas ao trabalho forçado em Nova Venécia
Na última sexta-feira (24), um homem de 31 anos foi detido por policiais civis da 17ª Delegacia Regional de Nova Venécia,...


DHPP da Serra prende último envolvido em homicídio no bairro Jardim Limoeiro
A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa...


DHPP prende suspeito de ter executado homem a facadas em Vila Velha
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila...
ENTRETENIMENTO


Geisy Arruda faz dança de lingerie vermelha e parte da frente acaba caindo: “Deu ruim”
Sempre sensualizando para seus mais de 4,5 milhões de seguidores do Instagram, Geisy Arruda voltou a dar o que falar ao compartilhar...


Silvio Santos censura aplausos e gritos por Lula em programa no SBT
Reprodução/SBT Mulher na plateia de Silvio Santos fez o L com deputado pró-Bolsonaro presente Em um ato incomum, Silvio Santos...


Wanessa Camargo e Dado Dolabella assumem namoro, diz familiar
A cantora Wanessa Camargo e o ator Dado Dolabella teriam assumido o namoro para a família, segundo primo da artista....
POLÍTICA


PL sobre socorro a vítimas de acidentes em pauta
O Projeto de Lei (PL) 240/2019, apresentado pelo deputado Hudson Leal (Republicanos), suscitou debate entre os membros da Comissão de...


Farmácias seguem tendo que informar sobre ofertas
Os deputados estaduais mantiveram por 4 votos a favor e 12 contrários o veto do Executivo ao Projeto de Lei...


PL sobre socorro a vítima de acidente em pauta
O Projeto de Lei (PL) 240/2019, apresentado pelo deputado Hudson Leal (Republicanos), suscitou debate entre os membros da Comissão de...
Esportes


Ex-jogador sofre acidente e terá testículo amputado
O episódio ocorreu durante um programa televiso de mergulho chamado RTL Turmsprung; Legat revelou que fará fazer um implante O...


Corinthians finaliza treinos para jogo das oitavas e inscreve quatro atletas na CONMEBOL Libertadores
Na tarde desta segunda-feira (27), no CT Dr. Joaquim Grava, o Corinthians encerrou os preparativos para enfrentar o Boca Juniors,...


Igor Gomes analisa empate com o Juventude
Assim como o meio-campista Rodrigo Nestor, Igor Gomes lamentou o empate do Tricolor sem gols com o Juventude (0 x...
Mais Lidas da Semana
-
Nacional6 dias ago
Mulher filmada em ‘surubão’ durante show alega ter sido estuprada: “Não lembro direito”
-
Nacional6 dias ago
“Minha mãe me odeia agora”, diz jovem que engravidou e casou com padrasto; veja vídeo
-
São Mateus5 dias ago
PF prende ex-PM com ficha de mais de 30 homicídios no Balneário de Guriri
-
Nacional6 dias ago
Covardia | procurador espanca brutalmente colega de trabalho em prefeitura
-
Internacional6 dias ago
Mulher é comida pelos 20 gatos de estimação após morrer em casa
-
São Mateus6 dias ago
Laudo aponta que menino de 2 anos encontrado morto em São Mateus foi agredido
-
Nacional5 dias ago
Pré-candidata a deputada federal defende projeto para ‘aumentar pênis’ de graça
-
Nacional4 dias ago
Cartaz anuncia a realização de “Torneio de Punheta” em Universidade