conecte-se conosco



Nacional

MP quer multar prefeitura de São Paulo por falta de manutenção em viadutos

Publicado

em


Prefeito Bruno Covas foi vistoriar o viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros
Heloisa Ballarini/ Secom

Prefeito Bruno Covas foi vistoriar o viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros

O viaduto que cedeu Marginal Pinheiros
 pode gerar um prejuízo ainda maior para a prefeitura de São Paulo. O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) moveu uma ação civil pública pedindo uma multa de R$ 34 milhões por falta de manutenção de pontos e viadutos na capital paulista.

Em 2007, foi assinado um termo de ajuste de conduta (TAC) entre a administração municipal e a promotoria para que fosse feito o monitoramento e recuperação de 50 estruturas, inclusive a do viaduto
que cedeu. Elas estavam em situação não adequada segundo um estudo feito pela Superintendência de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva e pelo Instituto de Engenharia.

Como a prefeitura não estabeleceu um programa de manutenção das pontes e viadutos, conforme previsto no TAC, o MP ajuizou em 2014 uma ação para multar
a administração municipal.

Em 27 de setembro deste ano foi feita uma audiência de conciliação entre a prefeitura
e a Promotoria de Habitação e Urbanismo. Na ocasião, foi decidido que a municipalidade deveria apresentar em até 60 dias um diagnóstico da situação das estruturas e uma proposta concreta para execução da manutenção.

O MP resolveu solicitar novamente as informações sobre essa situação a partir do incidente ocorrido na última quinta-feira (15), quando um viaduto na Marginal Pinheiros cedeu. O rompimento provocou um desnível de quase dois metros de altura entre as partes da estrutura, localizada próximo a Ponte do Jaguaré, zona oeste paulistana.

 A prefeitura tem prazo de dez dias para atender a solicitação feita nesta quarta-feira (21) pela promotoria que incluem as providências que serão tomadas em relação ao viaduto atingido.

Queda do viaduto causou trânsito nesta quarta-feira (21)


Viaduto que cedeu em SP segue causando problemas no trânsito
Reprodução/TV Globo

Viaduto que cedeu em SP segue causando problemas no trânsito

Esta quarta-feira foi marcada por muito trânsito na região da Marginal Pinheiros. Por ser o primeiro dia após o feriado prolongado (Proclamação da República e Consciência Negra), o número de carros aumentou e, com o viaduto interditado, outras vias, como o corredor norte-sul, acabaram congestionadas.

De manhã e no final da tarde, os índices da CET chegaram a registrar 87 quilômetros de lentidão não apenas na pista expressa da marginal, mas também nas pistas locais, reflexo do grande número de veículos.

A Secretaria de Mobilidade e Transportes promete adotar novas medidas nos próximos dias
para controlar o nível de trânsito na região do viaduto
, mas segue aconselhando os cidadãos a utilizarem transporte público, que funciona normalmente, inclusive a linha 9-Esmeralda, que passa pela Marginal Pinheiros e, nos últimos dias, estava com a velocidade reduzida de 80 km/h para 20 km/h
.

*Com Agência Brasil

Comentários do Facebook

Nacional

Saiba do que as empresas precisam para reabrir em São Paulo

Publicado

em


source

O Governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (29) os protocolos necessários para que o setor privado viabilize a abertura de suas empresas de forma presencial. As orientações incluem prevenção e monitoramento das condições de saúde dos funcionários, colaboradores, fornecedores e da segurança dos clientes.

Estratégia para viabilizar reabertura presencial do setor privado
Governo de São Paulo/Divulgação

Estratégia para viabilizar reabertura presencial do setor privado

“Nesta fase de reabertura gradual da economia , o poder público pede e tem convicção de que terá o apoio da livre iniciativa na realização de testes em massa para ampliar a eficiência no enfrentamento da epidemia”, disse Doria. “O diagnóstico preciso é fundamental, como sempre destacam os cientistas e membros do comitê de saúde, para controlar e superar o coronavírus”, continuou.

Os protocolos foram feitos em conjunto com a Vigilância em Saúde do Estado e buscam adesão voluntária à realização e periodicidade de testes. São diretrizes e ações recomendadas para prevenção, triagem, testagem e contenção de casos. O apoio às empresas nos contatos com a Secretaria de Saúde será feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

Protocolo é dividido em fases
Governo de São Paulo/Divulgação

Protocolo é dividido em fases

Para prevenir novos casos de Covid-19, as empresas devem respeitar as orientações divulgadas no Plano São Paulo, bem como a utilização de máscaras, distanciamento social adequado, higiene das mãos, limpeza do ambiente de trabalho e afastamento de sintomáticos.

Veja também: Solução para o cinema, governo anuncia aprovação do drive-in cultural

O governo de São Paulo orienta as empresas para que forneçam um  questionário de monitoramento dos sintomas para identificar os casos; funcionários suspeitos ou com infecção confirmada devem ser imediatamente isolados.

Na fase de testagem, deve haver orientações sobre tipo e função de testes (veja o fluxograma abaixo), fluxo de operacionalização, encaminhamentos e notificação dos casos.

Fluxograma de testes
Governo de São Paulo/Divulgação

Fluxograma de testes

O protocolo ainda contém uma última fase, a de contenção, na qual orienta o setor privado sobre comunicar resultados dos testes para funcionários e adoção de medidas de contenção em caso de testes positivos na empresa.

Os testes nas empresas somam-se aos 3,3 milhões de testes que foram adquiridos pelo Estado.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento2 minutos atrás

Apresentador da CNN Brasil chora ao vivo em entrevista sobre racismo

O apresentador da CNN Brasil , Cassius Zeilmann , chorou ao vivo durante a exibição desta sexta-feira (29) do “Visão...

Estadual12 minutos atrás

SEDH participa de debate on-line sobre proteção à criança e ao adolescente na pandemia

. A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), representada pela gerente de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos Caroline Cabrera, participou...

Variedades21 minutos atrás

Procura por divórcio no Brasil aumenta devido a isolamento social por Covid-19

Advogada explica como proceder judicialmente em caso de separação durante a quarentena De acordo o Google Brasil, entre os dias...

Estadual22 minutos atrás

Novo documento reúne medidas econômicas para enfrentamento à Covid-19

. Uma cartilha, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), reúne as principais medidas econômicas emergenciais adotadas por diferentes órgãos do...

Economia22 minutos atrás

Caixa repassou R$ 76,6 bilhões em auxílio nas duas parcelas

Reprodução Youtube Caixa Econômica Federal Balanço divulgado pela Caixa nesta sexta-feira (29) Nesta sexta-feira (29), durante coletiva com autoridades da...

Carros e Motos22 minutos atrás

Renault e Nissan revelam novidades para futuros compactos no Brasil

Divulgação Apresentação da Aliança Renault-Nissan e Mitsubishi revela o que está por vir Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi explicou com mais detalhes como...

Policial22 minutos atrás

Munições e drogas são apreendidas pela PM na Serra

. Ações realizadas por policiais militares do 6º Batalhão durante a noite de quinta (28) e manhã de sexta-feira (29), resultaram...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!