conecte-se conosco



Nacional

Mourão defende aproximação do governo com partidos do centrão

Publicado

em


source

Agência Brasil

mourão
Romério Cunha/VPR

Vice-presidente Hamilton Mourão defendeu postura do governo em relação a aproximação com partidos do centrão

O vice-presidente Hamilton Mourão classificou como um avanço a aproximação recente do governo com os  partidos de centro no Congresso Nacional, que podem garantir a construção de uma base legislativa para aprovação de projetos de interesse do Executivo.

“O presidente [Bolsonaro] já compreendeu, desde há algum tempo, que em qualquer presidencialismo você precisa ter uma base dentro do Congresso. Se não tiver uma base, você dificilmente consegue aprovar aquilo que são seus projetos mais importantes. A aproximação com os partidos de centro, que são, vamos dizer, a base do equilíbrio de poder dentro do Legislativo, é uma aproximação que eu considero sadia, correta e a partir daí começou-se a melhorar esse relacionamento, que tinha se deteriorado um pouco em meio à pandemia, que foi muito politizada”, disse Mourão, durante um debate virtual transmitido pela Genial Investimentos nas redes sociais.

O vice-presidente também defendeu a retomada do debate sobre a recriação de uma nova CPMF, que seria um imposto sobre transações financeiras. O tema enfrenta resistência do presidente Jair Bolsonaro.

“Eu acho que tem que ser discutido. O presidente é contra, ele não quer jogar esse assunto na mesa por causa da memória antiga da CPMF, mas a gente sabe que o nosso sistema tributário é complicado. Mais cedo ou mais tarde, essa discussão vai ter que ser colocada na mesa”, afirmou.

Mourão também citou que a reforma administrativa está pronta para ser encaminhada ao Congresso, mas que só deve ser mesmo apresentada após a volta dos trabalhos presenciais no Legislativo. A medida, elaborada pelo Ministério da Economia, pretende alterar os direitos dos futuros servidores federais, e inclu a revisão dos salários iniciais, a redução no número de carreiras e o aumento no prazo para o servidor atingir a estabilidade.

“O Congresso está se reunindo de forma virtual e ela é uma reforma que precisa de uma discussão bem encorpada. Acho qe ela só deve ser reapresentada na hora que o Legislativo voltar a trabalhar de forma presencial”, afirmou o vice-presidente.

Comentários do Facebook

Nacional

Presidente Jair Bolsonaro inaugura escola cívico-militar no Rio de Janeiro

Publicado

em


source

Agência Brasil

bolsonaro
Agência Pública

É a primeira escola desse modelo no município, iniciativa do Ministério da Educação

O presidente Jair Bolsonaro participou hoje (14) da inauguração da Escola Municipal Cívico-Militar General Abreu, em Rocha, bairro da zona norte da capital carioca. É a primeira escola desse modelo no município, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério da Defesa, que coloca uma equipe de militares da reserva para participar da gestão educacional, em apoio ao corpo docente.

Bolsonaro lembrou as dificuldades do Brasil na educação e que o país ocupa as últimas posições no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para o presidente, “o que libera um homem e uma mulher é o conhecimento, e devemos investir nisso”.

“Isso não se muda de uma hora para outra, mas onde é quem tem que começar a mudar? Na escola, já que temos bons professores, precisamos dar-lhes meios e autoridade para exercer seu trabalho. É quase como quartel, se não tiver hierarquia e disciplina, ele [estudante] não cumpre a sua missão”, disse o presidente.

Bolsonaro citou ainda exemplos de escolas cívico-militares públicas que já foram implantadas em outros estados, como Goiás e Amazonas, e como, segundo ele, isso melhorou o desempenho dos estudantes, principalmente das camadas mais pobres. “É uma maneira de nós mostrarmos que queremos realmente resgatar o pobre, que não é apenas através de projeto social, que em grande parte não resgata, é dando-lhes o devido conhecimento”, ressaltou.

O nome da escola inaugurada nesta sexta-feira homenageia general José Abreu, da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército, que morreu em junho deste ano. Cerca de 560 alunos do sexto ao nono ano serão atendidos na unidade construída pela prefeitura, que também contará com atividades de robótica, iniciação científica, artes e projetos esportivos.

Durante o evento, a prefeitura do Rio de Janeiro e a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no estado também firmaram convênio para a criação de uma escola da rede pública sob gestão compartilhada da PRF. A unidade de ensino integral ocupará um prédio da União em Irajá.

O programa das escolas cívico-militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares foi lançado no ano passado com o objetivo de promover a melhoria na qualidade do ensino na educação básica. A meta é implementar o modelo em 216 escolas em todos as unidades da federação até 2023. A adesão dos estados e municípios ao programa é voluntária.

O projeto piloto será implementado em 54 escolas de 22 estados e do Distrito Federal, com investimentos federais de R$ 1 milhão por instituição de ensino. Cerca de mil militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares vão participar da gestão educacional das instituições.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes50 minutos atrás

Atletismo: Joshua Cheptegei estabelece novo recorde nos 5 mil metros

. O ugandense Joshua Cheptegei quebrou nesta sexta (14) o recorde da prova dos 5 mil metros na etapa de...

Variedades58 minutos atrás

Os principais papos que todo casal deveria ter pra melhorar a vida sexual

E é através do diálogo aberto e sincero que as pessoas conseguem alinhar suas expectativas em relação ao sexo. 1...

Esportes1 hora atrás

Imagem forte: russo quebra as duas pernas ao tentar levantar 400 quilos

Campeão de powerlifting, Aleander Sedykh precisou passar por duas cirurgias, incluindo uma de costuramento do quadril Uma cena forte marcou...

Estadual1 hora atrás

Secretaria de Educação do município de Muqui deverá realizar matrícula de criança em creche

. A instituição, onde já estuda a irmã de dois anos, informou que não havia vagas. A Vara Única de...

Estadual1 hora atrás

Emes convida para curso sobre Direito à Prova e Deveres-Poderes Instrutórios do Juiz

. Capacitação acontece no dia 20 de agosto por meio de videoconferência. A Escola da Magistratura do Estado do Espírito...

Estadual1 hora atrás

Presidente do TJES inaugura reforma e ampliação do Fórum de Santa Maria de Jetibá

. A solenidade foi restrita em razão das medidas de segurança necessárias por conta da pandemia. O presidente do Tribunal...

Policial2 horas atrás

PRF recupera caminhão roubado em fiscalização na BR 262 em Venda Nova do Imigrante/ES

. A Polícia Rodoviária Federal(PRF) recuperou na tarde de hoje(14), no km 106 da BR 262, em Venda Nova do...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!