conecte-se conosco


Nacional

Morte de panda gigante na Tailândia irrita China e ameaça empréstimo de animais

Publicado

em

Planeta

Panda gigante arrow-options
Wikimedia Commons/J. Patrick Fischer
Após a morte de panda gigante, chineses se manifestaram contra o empréstimo deste animal à Tailândia

A “diplomacia dos pandas” usada pela China para, por meio de empréstimos desses animais a zoológicos estrangeiros, estreitar laços com esses países, está ameaçada com a morte súbita de um panda gigante em um zoo tailandês. Segundo o jornal “The Guardian” , a ocorrência causou indignação na China e pipocaram exigências nas redes sociais do país para que não haja mais empréstimos desses animais.

De acordo com a mídia da Tailândia, o macho Chuang Chuang, de 19 anos, entrou em colapso na tarde da última segunda-feira, depois de comer bambu no zoológico de Chiang Mai, no norte do país. Autoridades chinesas informaram que o caso vai ser investigado por especialistas da China Conservation e do Centro de Pesquisa do Panda Gigante, mas essa notícia não aplacou a revolta de vários internautas do país.

Leia também: Médicos fazem cirurgia para retirar “chifre” de 10 cm da cabeça de homem

    A morte de Chuang Chuang virou um dos principais tópicos da plataforma Sina Weibo (o “Twitter chinês”). Muitas postagens mencionam dúvidas sobre a morte do panda e a qualidade dos alimentos e instalações no zoológico de Chiang Mai.

    “Por favor, não alugue mais pandas para a Tailândia! Não!”, clamou um internauta citado pelo jornal inglês. “Chuang Chuang é provavelmente o panda mais amargo do mundo! Que tipo de bambu ele recebeu? Se você não puder bancar [um panda], não o alugue.”

    “Você deve cuidar bem de nossos tesouros nacionais emprestados a você, Tailândia”, escreveu outro usuário. “Agora Chuang Chuang se foi. Não adianta dizer nada. Se você não pode cuidar de nossos tesouros nacionais, não os tome emprestados. Estou muito triste.”

    Leia mais:  Túnel Acústico é liberado no sentido São Conrado; Rio está em estágio de atenção

    Hospedagem cara

    Houve diversos questionamentos sobre o programa da China de emprestar seus ameaçados pandas gigantes para outros países. Na “diplomacia do panda”, zoológicos estrangeiros desembolsam milhões de dólares para hospedar os animais.

    Chuang Chuang estava desde 2003 no zoológico de Chiang Mai com sua companheira, Lin Hui. O par não conseguiu acasalar enquanto viveu junto em cativeiro. Lin Hui deu à luz um filhote em 2009 por inseminação artificial.

    Leia também: Conheça kaluta, o marsupial que morre após ‘orgia sexual’ de 14h

    Um usuário do Sina Weibo pediu que Lin Hui voltasse para casa após a morte de Chuang Chuang. “Se você não conseguir cuidar deles, devolva-os”, escreveu. “Chuang Chuang já perdeu sua vida. Por favor, envie Lin Hui para casa.”

    Segundo a ONG World Wildlife Fund (WWF), os pandas vivem em média de 14 a 20 anos na natureza. Em cativeiro, porém, eles chegam a atingir 30 anos.

    Comentários do Facebook
    publicidade

    Nacional

    Operários ficam pendurados em andaime de obra em hotel no Rio de Janeiro

    Publicado

    em

    source
    Operários pendurados em andaime arrow-options
    Reprodução/TV Globo

    Acidente aconteceu no Leme, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

    Dois operários ficaram pendurados no andaime de uma obra de um hotel , na manhã desta terça-feira, no Leme, Zona Sul do Rio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os funcionários foram resgatados pelos próprios colegas de trabalho através de uma janela do prédio.

    Leia também: Mulher é presa suspeita de roubar R$ 31 mil com o golpe ‘Boa Noite, Cinderela’

    O acidente aconteceu depois que uma das cordas que seguravam o equipamento se soltou. No entanto, eles estavam com equipamentos de segurança e ficaram presos por outras cordas.

    Segundo os Bombeiros, as equipes foram acionadas às 10h52 para ocorrência de salvamento de pessoas na Rua Gustavo Sampaio. Ninguém ficou ferido.

    Comentários do Facebook
    Leia mais:  Vítima atropela homem que o assaltou minutos após crime; veja vídeo
    Continue lendo
    Internacional8 minutos atrás

    Evo Morales chega ao México e diz que houve golpe de Estado na Bolívia

    O avião das Forças Armadas mexicanas, que levou Evo Morales da Bolívia à Cidade do México, pousou às 14h20 de...

    Nacional8 minutos atrás

    Operários ficam pendurados em andaime de obra em hotel no Rio de Janeiro

    arrow-options Reprodução/TV Globo Acidente aconteceu no Leme, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Dois operários ficaram pendurados no andaime...

    Saúde21 minutos atrás

    SUS pretende usar inteligência artificial para agilizar atendimentos

    O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou, em entrevista exclusiva à Agência Brasil, que o programa Conecte SUS, em...

    Política21 minutos atrás

    Gleisi defende Lula e diz que querem ‘esterilizá-lo’

    arrow-options Edilson Santos/Agência O Globo “Tiraram ele da vida, expuseram, xingaram, perseguiram a família” Presidente do PT e deputada federal,...

    Política21 minutos atrás

    “Ódio cego”, diz Celso de Mello sobre fala de estupro de filhas de ministros

    arrow-options Rosinei Coutinho/SCO/STF – 11.4.19 Celso de Mello repudiou ataque de advogada O ministro Celso de Mello , do Supremo...

    Política21 minutos atrás

    Bolsonaro sabia que a Globo o ligaria ao caso Marielle, diz colunista

    arrow-options Marcos Corrêa/PR Bolsonaro sabia que a Globo soltaria uma reportagem ligando seu nome ao caso Marielle Jair Bolsonaro já...

    Política21 minutos atrás

    Mudanças na 2ª instância fazem STF perder confiança, diz ex-presidente da corte

    arrow-options Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil O cumprimento de pena após condenação em 2ª intância foi proibido pelo Supremo Tribunal Federal...

    São Mateus

    Regional

    Estadual

    Nacional

    Policial

    Mais Lidas da Semana