conecte-se conosco



Nacional

Morte de panda gigante na Tailândia irrita China e ameaça empréstimo de animais

Publicado

em

Planeta

Panda gigante arrow-options
Wikimedia Commons/J. Patrick Fischer

Após a morte de panda gigante, chineses se manifestaram contra o empréstimo deste animal à Tailândia

A “diplomacia dos pandas” usada pela China para, por meio de empréstimos desses animais a zoológicos estrangeiros, estreitar laços com esses países, está ameaçada com a morte súbita de um panda gigante em um zoo tailandês. Segundo o jornal “The Guardian” , a ocorrência causou indignação na China e pipocaram exigências nas redes sociais do país para que não haja mais empréstimos desses animais.

De acordo com a mídia da Tailândia, o macho Chuang Chuang, de 19 anos, entrou em colapso na tarde da última segunda-feira, depois de comer bambu no zoológico de Chiang Mai, no norte do país. Autoridades chinesas informaram que o caso vai ser investigado por especialistas da China Conservation e do Centro de Pesquisa do Panda Gigante, mas essa notícia não aplacou a revolta de vários internautas do país.

Leia também: Médicos fazem cirurgia para retirar “chifre” de 10 cm da cabeça de homem

    A morte de Chuang Chuang virou um dos principais tópicos da plataforma Sina Weibo (o “Twitter chinês”). Muitas postagens mencionam dúvidas sobre a morte do panda e a qualidade dos alimentos e instalações no zoológico de Chiang Mai.

    “Por favor, não alugue mais pandas para a Tailândia! Não!”, clamou um internauta citado pelo jornal inglês. “Chuang Chuang é provavelmente o panda mais amargo do mundo! Que tipo de bambu ele recebeu? Se você não puder bancar [um panda], não o alugue.”

    “Você deve cuidar bem de nossos tesouros nacionais emprestados a você, Tailândia”, escreveu outro usuário. “Agora Chuang Chuang se foi. Não adianta dizer nada. Se você não pode cuidar de nossos tesouros nacionais, não os tome emprestados. Estou muito triste.”

    Hospedagem cara

    Houve diversos questionamentos sobre o programa da China de emprestar seus ameaçados pandas gigantes para outros países. Na “diplomacia do panda”, zoológicos estrangeiros desembolsam milhões de dólares para hospedar os animais.

    Chuang Chuang estava desde 2003 no zoológico de Chiang Mai com sua companheira, Lin Hui. O par não conseguiu acasalar enquanto viveu junto em cativeiro. Lin Hui deu à luz um filhote em 2009 por inseminação artificial.

    Leia também: Conheça kaluta, o marsupial que morre após ‘orgia sexual’ de 14h

    Um usuário do Sina Weibo pediu que Lin Hui voltasse para casa após a morte de Chuang Chuang. “Se você não conseguir cuidar deles, devolva-os”, escreveu. “Chuang Chuang já perdeu sua vida. Por favor, envie Lin Hui para casa.”

    Segundo a ONG World Wildlife Fund (WWF), os pandas vivem em média de 14 a 20 anos na natureza. Em cativeiro, porém, eles chegam a atingir 30 anos.

    Comentários do Facebook

    Nacional

    Homem confessa ter estuprado afilhada de 9 anos e tem quarto destruído por vizinhos

    Publicado

    em

    Um homem de 55 anos foi preso por estuprar sua afilhada, de 9 anos, no bairro Londrina, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. O suspeito foi detido nessa quinta-feira (5), mas os crimes ocorreram três vezes entre os meses de maio e junho.

    Os crimes teriam ocorrido dentro da casa da vítima. De acordo com a mãe da vítima, que denunciou os casos à PM (Polícia Militar), há cerca de dois meses, o suspeito, que é padrinho da menina, pediu ajuda e estava morando na residência deles, em um quarto separado.

    Leia também:  PBH vai analisar flexibilização de bares, escolas e shoppings: ‘Se pudéssemos, abriríamos tudo’

    Calcinhas na gaveta

    Ao vasculhar o quarto do homem, a mulher encontrou calcinhas da filha na gaveta dele, sujas de sêmen e um vibrador. Revoltada, a mãe acionou a Polícia Militar. O assunto se espalhou e vizinhos invadiram a casa antes da chegada da polícia para agredir o homem. No entanto, ele não foi encontrado.

    Leia também:  Faculdade de Ciências Médicas vai retomar aulas práticas presenciais; decisão revolta alunos

    Os moradores, revoltados, destruíram o quarto do suspeito e saíram à procura dele com o intuito de linchá-lo. No entanto, os policiais militares conseguiram encontrar o homem antes.

    Confissão

    Aos militares, o padrinho confessou o crime e disse que não chegou a manter relações sexuais com a menina. Ao se justificar, o homem disse que a mãe da vítima saía para bares e festas e deixava os dois sozinhos e que nestes momentos os crimes foram cometidos.

    Leia também:  Calçados, decoração e mais: PBH anuncia mais uma flexibilização do comércio e lista segmentos liberados

    Disse também que a mulher só o denunciou após ele ameaçar sair da residência, já que ele mantinha as contas e as compras da casa.

    Estupro de vulnerável

    Previsto no artigo 217-A, o estupro de vulnerável é definido pela Constituição como “ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos”. O texto define reclusão de 8 a 15 anos e, diferentemente do estupro cometido contra adulto, não prevê a necessidade de “violência ou grave ameaça” para a configuração de crime.

    (*Bhaz)

    Comentários do Facebook
    Continue lendo
    Saúde17 minutos atrás

    São Paulo abre hospital na zona sul para pacientes com coronavírus

    . A prefeitura de São Paulo entregou neste sábado (6) o Hospital Municipal Guarapiranga, que funcionará como um equipamento de...

    Nacional33 minutos atrás

    Homem confessa ter estuprado afilhada de 9 anos e tem quarto destruído por vizinhos

    Um homem de 55 anos foi preso por estuprar sua afilhada, de 9 anos, no bairro Londrina, em Santa Luzia,...

    Nacional36 minutos atrás

    Marido encontra homem saindo de casa, após tentar estuprar sua esposa

      Caso foi registrado na cidade de Rosário Oeste, na zona rural da cidade Um homem de 54 anos registrou...

    Educação46 minutos atrás

    Enem pode ser suspenso no ano que vem por falta de recursos, alerta MEC

    Para evitar esse desfecho, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, pediu complementação de R$ 6,9 bilhões ao limite previsto para...

    Esportes49 minutos atrás

    Fotos! Torcedora do Flamengo, maquiadora exibe corpaço e amor pelo clube no Instagram

      Líbia Ximenes tem mais de 85 mil seguidores Rio – Torcedora do Flamengo, Líbia Ximenes chama a atenção pela...

    Leitor na Folha1 hora atrás

    Enredo de um Protagonista III – Integração das Comarcas

      Apesar da surpresa teatral do presidente da OAB/ES com o “Projeto de Integração de Comarcas”, o que causou espécie...

    Estadual1 hora atrás

    Carro de motorista de aplicativo que está desaparecido é encontrado carbonizado no ES

      Motorista desapareceu na quarta-feira (3) após fazer uma corrida na Serra. O motorista de aplicativo Anderson Luiz Lira, de...

    São Mateus

    Regional

    Estadual

    Nacional

    Policial

    ENTRETENIMENTO

    POLÍTICA

    Esportes

    Mais Lidas da Semana

    error: O conteúdo está protegido !!