conecte-se conosco



São Mateus

Morte de cadela abatida a tiro em São Mateus estimula protesto no Balneário de Guriri

Publicado

em

Um episódio de grande repercussão em nível nacional, ocorrido há 15 dias quando uma cadela foi morta com um tiro quando caminhava pelas ruas do Residencial Lago do Cisne, região nobre de São Mateus, será lembrado em uma caminhada neste sábado (7), no balneário de Guriri.

Promovido pela VIPA (Voluntários Independentes Pelo Amigo), de São Mateus, o protesto que tem o nome “CãoMinhada”, começa às 16 horas com saída de frente à Igrejinha, e os donos de cães e gatos que participarem com seus animais deverão cobri-los com pano amarelo simbolizando a Bandeira Nacional, por tratar-se o sábado Dia da Independência do Brasil.

Organizadores do evento garantem que o percurso não será longo para não expor os animais ao cansaço do sol caso o tempo esteja firme.

O protesto ocorre no momento que a sociedade mostra-se indignada com a morte da cadela, assunto que dominou as redes sociais e a imprensa local e do Estado, principalmente devido ao fato de que o suspeito de cometer o “lamentável” crime seria um professor universitário, que dias depois se apresentou à Polícia Civil, mas negou ter sido o autor do disparo, sendo liberado depois de prestar depoimento por quase 2 horas.

A manifestação de Guriri neste sábado ocorre dois dias que antecede uma reunião da CPI dos Maus Tratos da Assembleia Legislativa, em Vitória, que vai ouvir representantes de entidades que cuidam da questão de cães e gatos no Norte do Estado, especialmente ligadas ao episódio da morte violenta da cadela em São Mateus.

Não há, no entanto, confirmação se o professor suspeito de ter matado a cadela no Lago do Cisne teria sido intimado pelos deputados da CPI para ser ouvido nesta próxima reunião.

Dados da Polícia Civil de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, revelam que a cada semana uma média de três denúncias são realizadas contra pessoas suspeitas de cometer maus-tratos a animais no município.

O município de São Mateus, atualmente, não possui Centro de Zoonoses. A Secretária de Saúde por meio da Secretaria de Comunicação informou que o município está em busca de uma área que atenda às exigências da legislação ambiental para construir o centro ainda este ano.

 

Comentários do Facebook

São Mateus

Corpo de Bombeiros Militar realiza treinamento para surfistas do balneário de Guriri

Publicado

em

Na manhã deste domingo (16), na Ilha de Guriri em São Mateus-ES, foi realizado o treinamento Surf-Salva, ministrado através de uma parceria entre Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) e Associação de Surf da Ilha de Guriri (ASIG).

Visando trazer conhecimento para os surfistas da região sobre como se comportar ao se deparar com uma situação de afogamento, o treinamento teve seu início na sede da ASIG com instruções teóricas e práticas, que capacitaram surfistas para apoiar os trabalhos dos guarda-vidas na praia, além de auxiliar na prevenção ao afogamento.

Os temas abordados foram: características e graus do afogamento, transporte de vítimas com prancha de surf, identificação de um afogamento, técnicas de ressuscitação cardiopulmonar, entre outros assuntos.

As instruções foram ministradas pelo Sgt Calmon e Cb Botelho do CBMES, e do médico Dr. Henrique Zon, associado da ASIG.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento4 horas atrás

Lucas é o quarto eliminado do “BBB 20” com 62,62% dos votos

A edição desta terça-feira (18) do “BBB 20” eliminou Lucas Gallina. O brother foi indicado ao paredão pelo líder Guilherme. O...

Policial4 horas atrás

PRF prende um dos criminosos mais procurados do Espírito Santo

Líder de uma facção criminosa e foragido da justiça está na lista dos 10 mais procurados do Estado A Polícia...

Esportes5 horas atrás

Ex-capitã pede sequência de Pia na seleção feminina: "Melhor do mundo"

O trabalho de Pia Sundhage na seleção feminina de futebol está apenas no início, mas um dos maiores nomes da...

Estadual5 horas atrás

Juiz de Venda Nova do Imigrante determina que defensores públicos voltem a atuar na Comarca

A tutela de urgência foi concedida em ação civil pública proposta pela OAB-ES. O juiz da Vara Única de Venda...

Estadual5 horas atrás

Secretários, coordenadores e assessores do TJES participam do curso Gestão com Acessibilidade

O presidente da Comissão de Acessibilidade, desembargador Jorge Henrique, fez a abertura do evento cujo objetivo foi apresentar o tema...

Estadual5 horas atrás

Colaboração Premiada é tema da solenidade de abertura das atividades letivas da Emes

A palestra será proferida pelo ministro Néfi Cordeiro, do STJ. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Néfi Cordeiro,...

Estadual5 horas atrás

Presidente do TJES recebe visita do procurador-geral da Justiça Eder Pontes

Chefe do Ministério Público Estadual foi recebido no gabinete da Presidência pelo desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa. Nesta terça-feira (18/02),...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana