conecte-se conosco


São Mateus

Morte de cadela abatida a tiro em São Mateus estimula protesto no Balneário de Guriri

Publicado

em

Um episódio de grande repercussão em nível nacional, ocorrido há 15 dias quando uma cadela foi morta com um tiro quando caminhava pelas ruas do Residencial Lago do Cisne, região nobre de São Mateus, será lembrado em uma caminhada neste sábado (7), no balneário de Guriri.

Promovido pela VIPA (Voluntários Independentes Pelo Amigo), de São Mateus, o protesto que tem o nome “CãoMinhada”, começa às 16 horas com saída de frente à Igrejinha, e os donos de cães e gatos que participarem com seus animais deverão cobri-los com pano amarelo simbolizando a Bandeira Nacional, por tratar-se o sábado Dia da Independência do Brasil.

Organizadores do evento garantem que o percurso não será longo para não expor os animais ao cansaço do sol caso o tempo esteja firme.

O protesto ocorre no momento que a sociedade mostra-se indignada com a morte da cadela, assunto que dominou as redes sociais e a imprensa local e do Estado, principalmente devido ao fato de que o suspeito de cometer o “lamentável” crime seria um professor universitário, que dias depois se apresentou à Polícia Civil, mas negou ter sido o autor do disparo, sendo liberado depois de prestar depoimento por quase 2 horas.

A manifestação de Guriri neste sábado ocorre dois dias que antecede uma reunião da CPI dos Maus Tratos da Assembleia Legislativa, em Vitória, que vai ouvir representantes de entidades que cuidam da questão de cães e gatos no Norte do Estado, especialmente ligadas ao episódio da morte violenta da cadela em São Mateus.

Não há, no entanto, confirmação se o professor suspeito de ter matado a cadela no Lago do Cisne teria sido intimado pelos deputados da CPI para ser ouvido nesta próxima reunião.

Dados da Polícia Civil de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, revelam que a cada semana uma média de três denúncias são realizadas contra pessoas suspeitas de cometer maus-tratos a animais no município.

O município de São Mateus, atualmente, não possui Centro de Zoonoses. A Secretária de Saúde por meio da Secretaria de Comunicação informou que o município está em busca de uma área que atenda às exigências da legislação ambiental para construir o centro ainda este ano.

 

Leia mais:  Casal passa momentos de pânico durante assalto no interior de São Mateus

Comentários do Facebook
publicidade

São Mateus

Jozail denuncia situação precária de escolas do interior de São Mateus

Publicado

em

Em plenário, o vereador Jozail do Bombeiro denunciou o estado precário de escolas da rede municipal visitadas por ele na zona rural de São Mateus e  criticou a inércia do Executivo por não tomar as devidas providências.

Vários problemas foram detectados por Jozail nas unidades escolares de Dilô Barbosa, Nova Vista e São Jorge no último dia 17 de setembro. Em fiscalização in loco, o vereador encontrou problemas como paredes com rachaduras, infiltrações no teto, buracos no telhado, falta de bebedouro,  sanitários sem manutenção, ventilador quebrado, morcegos em local de armazenamento de alimentos, crianças convivendo com casas de marimbondo, problemas na rede elétrica, sala estreita e sem ventilação, escassez de merenda, entre outros.

Durante discurso na Câmara na última terça-feira, dia 17 de setembro, Jozail apresentou no projetor imagens da situação precária das escolas visitadas.

 “Nós podemos observar algumas irregularidades e a falha do Poder Público naquelas três escolas. Constatamos um estado de abandono total, condições externas e internas bem ruins. No dia que vistamos a EPM Nova Vista não teve comida por falta de água e gás de cozinha, pouco arroz e pouco feijão, carne de boi tem dois meses que não chega nas três escolas. Só existia carne suína e, o pouco que tinha, era suficiente só para mais um dia, não tem balança para comprovar a quantidade de frutas e verduras que chegam, abastecidas  pela agricultura familiar. Tudo é muito preocupante”, disse o vereador.

Em 2017, o Ministério Público Federal através do inquérito civil 1.17.003.000187/2017-15 já havia determinado vistoria do corpo de bombeiros na estrutura da Escola Dilô Barbosa, uma das três visitadas pelo vereador. “As mesmas irregularidades foram constadas e até agora nenhuma providência foi tomada pelo Município”, afirmou.

Diante dos fatos, Jozail do Bombeiro prometeu levar a denúncia ao conhecimento do Ministério Público.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Bandido de faca assalta loja em Guriri, rende a dona e cliente
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Economia4 horas atrás

Mega-Sena acumula e previsão de prêmio para quarta-feira é de R$ 44 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2190 da Mega-Sena, realizado neste sábado (21) em São Paulo.  Foram 94 acertadores...

Carros e Motos4 horas atrás

Cinco variações do novo Corolla que não temos no Brasil

Recém-lançada no Brasil, a 12ª geração do Toyota Corolla chegou trazendo como destaque a versão com motorização híbrida flex ....

Esportes4 horas atrás

Setor ofensivo funciona e Corinthians espanta a crise com vitória na Arena

arrow-options Reprodução/Corinthians Love anotou um dos gols do Corinthians O Corinthians precisava dar uma resposta a sua torcida e aliviar...

Esportes4 horas atrás

Kobra pinta mural em homenagem a Senna no autódromo que tirou sua vida

arrow-options Eduardo Kobra/Divulgação Mural para Ayrton Senna fica nas proximidades de sua última curva, em Imola O artista brasileiro de...

Esportes5 horas atrás

Granada surpreende, bate Barcelona e dorme na liderança do Espanhol

arrow-options Reprodução/La Liga Granada vence o embate contra o Barcelona e assume a liderança da La Liga Em noite surpreendente,...

Esportes5 horas atrás

Flamengo vence o Cruzeiro e alcança recorde de vitórias no Brasileiro

arrow-options Reprodução/Flamengo Gabigol continua liderando a artilharia do Campeonato Brasileiro Na abertura do segundo turno do Campeonato Brasileiro, o Flamengo...

Direto de Brasília5 horas atrás

Mulher é degolada na frente do filho de 2 anos no Piauí; suspeito foi preso

arrow-options Reprodução/Facebook Laysse da Silva Carvalho foi morta a facadas na madrugada de sexta-feira (20); o suspeito foi preso pela...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana