conecte-se conosco



Política

Moraes pede que PF retome investigação sobre possível interferência de Bolsonaro

Publicado

em


source
Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)
Nelson Jr./SCO/STF

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta sexta-feira que a Polícia Federal retome as investigações do  inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na autonomia da Polícia Federal.

“Considerada a  prorrogação de prazo para o término do presente inquérito, por mais 90 (noventa) dias, contados a partir do dia 27/7/2021 e a necessidade de realização de diligências pendentes para o prosseguimento das investigações, não se justifica a manutenção da suspensão da tramitação determinada pelo então relator em exercício, Min. MARCO AURÉLIO, em 17/9/2020″, disse o ministro no despacho.

Por isso, Moraes determinou a imediata retomada da regular tramitação do inquérito, independentemente do julgamento do recurso de Bolsonaro sobre o formato do depoimento que prestará à PF — se por escrito ou presencialmente.  O julgamento do recurso apresentado pela Advocacia-Geral da União, está marcado para o próximo dia 29 de setembro. 

A AGU defende que o presidente tem a prerrogativa de prestar depoimento por escrito. O antigo relator do caso, ministro Celso de Mello, porém, já havia votado a favor do depoimento presencial de Bolsonaro.

Você viu?

Bolsonaro tem direito a não prestar depoimento, mas decisões anteriores dos ministros Celso de Mello e Alexandre de Moraes determinaram que, caso ocorra, a oitiva tem de ser presencial. Em novembro, o presidente afirmou ao STF abrir mão do seu depoimento caso ele não aconteça por escrito. Moraes assumiu a relatoria do caso após a aposentadoria de Celso de Mello.

No último dia 20, o ministro Alexandre de Moraes  prorrogou o inquérito por mais 90 dias tendo em vista a necessidade de prosseguimento das investigações. No dia 14, o relator determinou que as investigações continuem a ser conduzidas pelo delegado Felipe Leal, ex-chefe do Serviço de Inquéritos Especiais (Sinq), grupo responsável por investigar autoridades com foro privilegiado.

Relembre o caso

Em abril de 2020, quando deixou o cargo, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro disse que Bolsonaro interferiu na PF ao demitir o então diretor-geral da corporação, Mauricio Valeixo, indicado pelo ex-ministro. O presidente nega ter interferido na Polícia Federal.

O ex-ministro chegou a relatar a conversa que teve com Bolsonaro sobre a demissão do diretor, e disse que o presidente deixou claro que gostaria de fazer uma interferência política no órgão.

“O presidente queria uma pessoa que ele pudesse ligar, que ele pudesse colher informações de inteligência, e realmente não é o papel da Polícia Federal prestar essas informações”, disse Moro. “O presidente também informou que tinha preocupação com inquéritos em curso no Supremo Tribunal Federal e que a troca seria oportuna nesse sentido. Também não é uma razão que justifique, pelo contrário até gera preocupação”, ressaltou, à época.

Comente Abaixo
Entretenimento7 minutos atrás

“Maior estelionatário eleitoral do Brasil”, diz ‘ex-robô’ de Bolsonaro

Reprodução/Ana Claudia Graf Ana Claudia agora milita contra Bolsonaro Resumo Ana Claudia quer mostrar que é possível mudar de opinião...

Mulher32 minutos atrás

Mitos e verdades sobre o signo de Libra

Arquivo pessoal Mitos e verdades do signo de Libra Resumo O Sol entra em Libra nos dias 22 ou 23...

Mulher2 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 23 de setembro de 2021

Marcelo Dalla O horóscopo do dia apresenta a previsão para o signo e ascendente ÁRIES  Atenção para disputas de poder:...

Mulher2 horas atrás

Dia Mundial do Combate ao Estresse: veja como ele afeta pele e cabelos

FreePik O estresse influencia a queda de cabelo Resumo Segundo um estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ),...

Entretenimento6 horas atrás

Kaysar Dadour lança clipe com Felipe Frior, Gui Napolitano e Lucas Viana; saiba!

Babi Torelli/Divulgação Kaysar Dadour Singles e álbuns lançados em período de isolamento e distanciamento social por causa do coronavírus mostraram...

Entretenimento6 horas atrás

Pedro Nercessian não esconde a animação para a estreia de “O Silêncio da Chuva”

Divulgação Pedro Nercessian Após lançar o curta-metragem “Nada de Bom Acontece Depois dos 30”, do qual é protagonista, na 74ª...

Entretenimento6 horas atrás

Pedro Nercessian não esconde a animação para a estreia de “O Silêncio da Chuva”

Divulgação Pedro Nercessian Após lançar o curta-metragem “Nada de Bom Acontece Depois dos 30”, do qual é protagonista, na 74ª...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!