conecte-se conosco



Política

Moraes autoriza defesa de Aécio Neves a ver delações de inquérito contra ele

Publicado

em


source
aécio
Divulgação/PSDB na Câmara

Deputado federal Aécio Neves (MG) tem pedido acatado por ministro Alexandre de Moraes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou que a defesa do deputado Aécio Neves tenha acesso a delações no  inquérito que investiga supostas ilegalidades nas obras da Cidade Administrativa em Minas Gerais.

O local foi construído com o objetivo de abrigar a sede do governo do estado. A obra foi concluída em 2010, quando Aécio ainda era governador de Minas. O inquérito apura se houve superfaturamento e corrupção nas obras.

O ministro Alexandre de Moraes acatou o pedido da defesa de Aécio sob a seguinte alegação: “Julgo parcialmente procedente a reclamação para garantir ao advogado portador de procuração nos autos o acesso às declarações prestadas pelos colaboradores que incriminam o reclamante, já documentadas, bem como aos documentos todos e que não se refiram a diligências em andamento, que possam ser prejudicadas”, escreveu o ministro do STF.

Apesar da liberação às delações, Moraes não analisou o pedido que pede a suspenção do inquérito, que a defesa também havia pedido. 

Entenda

O ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), é acusado, junto com outras onze pessoas, de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, cartel e fraude na licitação da construção da Cidade Administrativa em Minas Gerais, que é sede do governo estadual. 

Segundo as investigações, o processo de licitação das obras teria sido dirigido para que um grupo de empreiteiras vencesse a disputa. Existe a suspeita também que tenham sido contratados serviços inexistentes para justificar um desvio orçamentário na execução das obras.

Os agentes da PF que investigam o caso apontaram um prejuízo aos cofres públicos que totalizaram quase R$ 747 milhões. Os onze indiciados ao lado de Aécio são representantes das empreiteiras envolvidas no escândalo.

O atual deputado nega todas as acusações.

Comentários do Facebook

Política

Ernesto Araújo explica Pompeo na Amazônia e bate boca com senadores

Publicado

em


source

Agência Brasil

a
ESTADÃO CONTEÚDO

Comissão do Senado aprova convite para Ernesto Araújo falar sobre visita de Pompeo


O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o senador Rogério Carvalho (PT-SE) protagonizaram um breve bate-boca , nesta quinta-feira (24), durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.


Araújo causou irritação por duas razões : uma delas é que, em resposta ao senador petista Jaques Wagner (BA), disse que o Brasil virou pária no mundo nos governos do PT, e não no governo Bolsonaro. A outra foi ao falar sobre um acordo anticorrupção que será assinado com os Estados Unidos.

“Em governos anteriores algumas pessoas gostariam que negociássemos acordos pró-corrupção , e estamos negociando acordos anticorrupção”, disse Araújo.

Rogério Carvalho pediu a palavra para pedir respeito ao chanceler aos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Desafiou Araújo a falar sobre corrupção na família do presidente Jair Bolsonaro.

“Vossa excelência respeite para ser respeitado. Quando o senhor fala de corrupção, precisa explicar corrupção na família do president e Bolsonaro”, disse o senador, mencionando como exemplos de petistas inocentados Fernando Pimentel, João Vaccari Neto, Delúbio Soares e José Genoino.

Carvalho também comprou a briga de Jaques Wagner. “O Brasil não foi pária durante o governo de Lula e Dilma. Quadruplicou o comércio internacional, estabeleceu relações com todos os países do hemisfério Sul, fortaleceu o Mercosul.”

Ernesto Araújo disse que quem foi chamado de pária foi o governo Bolsonaro, “de maneira totalmente inverídica”. E reclamou do tom agressivo usado pelo senador.

“Não elevei a voz, como o senador Rogério levantou aqui. Também gostaria de ter esse respeito em relação a mim. Toda avaliação, às vezes, é subjetiva, mas não há elemento subjetivo que embase a afirmação de que o Brasil está perdendo prestígio . Não há absolutamente nenhum fato objetivo”, disse.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política10 minutos atrás

Ernesto Araújo explica Pompeo na Amazônia e bate boca com senadores

ESTADÃO CONTEÚDO Comissão do Senado aprova convite para Ernesto Araújo falar sobre visita de Pompeo O ministro das Relações Exteriores,...

Mulher10 minutos atrás

“Não tenho vergonha do meu corpo”, diz Hariany após foto postada sem retoques

Hariany Almeida virou o centro de uma polêmica na web nesta quinta-feira (24). Tudo começou quando uma marca de biquínis...

Saúde10 minutos atrás

Doações de órgãos caíram 40% com pandemia

. Neste ano, a pandemia do novo coronavírus fez com que as doações de órgãos no país caíssem 40% em...

Esportes10 minutos atrás

Surto de covid-19 no Flamengo deixa Sindicato de Atletas em alerta

. O Sindicato de Atletas de São Paulo (Sapesp) aguarda um parecer do médico da entidade, Renato Anghinah, que está...

Tecnologia10 minutos atrás

LGPD: primeiro processo com base na nova lei tem sentença proferida

Marcello Casal Jr/Agência Brasil Lei Geral de Proteção de Dados começou a valer na última semana A primeira Ação Civil...

Política10 minutos atrás

Governo Bolsonaro sobe 11 pontos na avaliação positiva, diz pesquisa CNI/Ibope

Marcos Corrêa/PR Bolsonaro teve seu maior índice de aprovação desde o início do governo O governo do presidente Jair Bolsonaro...

Policial25 minutos atrás

Polícia Militar apreende drogas em Guarapari

. Na última quarta-feira (23), policiais militares do 10º Batalhão patrulhavam o bairro Praia do Morro quando avistaram indivíduos em...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!