conecte-se conosco


Regional

Moradores de Nova Venécia poderão substituir lâmpadas incandescentes por outras mais econômicas

Publicado

em

NOVA VENÉCIA (ES) – O município será beneficiada no projeto Eficiência Solidária, da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo.  Entre os dias 13 e 27 de outubro, o Led Truck da EDP estará estacionado na Praça Adélio Lubiana, na Beira Rio, atendendo os moradores para a substituição de 15 mil lâmpadas ineficientes (incandescentes, halógenas ou fluorescentes compactas) pelas de tecnologia LED, mais eficientes, duráveis e seguras.

Neste ciclo do programa, serão disponibilizadas 60 mil lâmpadas LED e informes educativos sobre o uso seguro e eficiente da energia, além do município de Nova Venécia, que será a primeira parada do projeto, as cidades de São Mateus e Aracruz serão contempladas.

A ação tem como objetivo incentivar a utilização correta da energia elétrica, beneficiando os moradores da área de concessão. Além da ação com os moradores, no final do programa, 250 lâmpadas LED serão doadas para instituições sociais das regiões.

O gestor executivo da EDP, Afonso Celso, ressalta que “o projeto Eficiência Solidária traz uma economia real para os clientes com a substituição das lâmpadas e cumpre um papel social importante, de reforçar o uso racional e seguro da energia elétrica”. Desde o início de 2016, mais de 15,4 mil clientes foram beneficiados com a ação. A economia de energia gerada foi de 3.446,78 megawatts-hora/ano (MWh/ano), o que corresponde ao abastecimento de aproximadamente 1.400 residências/mês.  Além disso,as peças entregues pelos clientes no momento da substituição foram destinadas ao descarte ecologicamente correto.

Como participar 

O cliente deve residir na cidade que o Led Truck estará estacionado e dirigir-se até o posto de troca. No local, entregará até cinco lâmpadas incandescentes, halógenas ou fluorescentes compactas para receber a mesma quantidade de LED. Caso esteja inscrito para receber a fatura de energia por e-mail ou realizar o cadastro no ato da troca, ganhará uma lâmpada Bônus.

Para ser beneficiado, o cliente deve estar munido da última fatura de energia e de documento de identidade, além de estar com as contas em dia.

Comparação entre as lâmpadas:

Tipo de lâmpada

Incandescente

Fluorescente compacta

LED

Potência (W)

60

15

8

Fluxo luminoso (Im)

864

840

850

Temperatura de cor (k)

2.700

6.500

4.000

Vida útil (horas)

1.000

8.000

25.000

Nova Venécia

Data: 13 a 27 de outubro de 2018

Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e sábados e feriados, das 9h às 13h.

Local: Praça Adélio Lubiana, na Beira Rio


Com informações da EDP

Comentários do Facebook
Leia mais:  Mulher é esfaqueada pelo companheiro em Bom Jesus do Norte
publicidade

Regional

Mais 4 mil suspeitos de comprar diplomas no ES são identificados pelo Ministério Público

Publicado

em

Diplomas de graduação, pós e cursos livres foram fornecidos de forma irregular

SÃO MATEUS (ES) – O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Norte) e da Promotoria de Justiça de Rio Bananal, encaminhou à Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e às secretarias municipais de Educação uma lista com mais de 4 mil nomes de pessoas que, de algum modo, receberam diploma de graduação, de pós-graduação e de cursos livres de forma irregular na Região Norte do Estado.

A lista foi obtida pelo MPES após colaboração premiada, envolvendo investigados nas diferentes fases da Operação Mestre Oculto, que tem como objetivo desarticular um esquema criminoso de obtenção de diplomas de curso superior, visando especialmente à nomeação em cargos públicos.

Caberá à Sedu e às prefeituras apurarem a situação individual dos nomes que estão listados para esclarecer se o documento utilizado era ou não produto de fraude, e buscar junto ao MPES ou à Polícia Civil a responsabilização dos fraudadores. Eles poderão responder por crime de falsidade e até por ato de improbidade administrativa. A lista com os nomes não será divulgada.

Em janeiro deste ano, o MPES encaminhou uma primeira lista, com 915 nomes, para a Prefeitura de Rio Bananal – município onde a investigação começou. Até agora, são cinco fases de investigações em curso, que apontam que mais de 4 mil diplomas de graduação e certificados de pós-graduação e cursos livres foram obtidos com fortes suspeitas de fraude na Região Norte do Estado.

Denúncias

As investigações envolvendo as duas primeiras fases da Mestre Oculto avançaram e se desdobraram nas operações Estória, Viúva Negra e Lato Sensu, todas deflagradas pelo MPES. Donos de instituições de ensino localizadas no Norte do Estado foram presos, além de pessoas ligadas ao esquema criminoso de compra e venda de diplomas e certificados. A última prisão ocorreu no dia 11 de abril deste ano, na Operação Lato Sensu, realizada em São Mateus. Um professor e coordenador de curso de pós-graduação de um instituto de educação daquela cidade foi preso preventivamente.

Em 24 de agosto de 2018, o MPES denunciou à Justiça 11 pessoas investigadas nas duas fases da Operação Mestre Oculto. Outras duas pessoas, donas de um centro educacional, foram denunciadas em 13 de dezembro de 2018, por venda de diplomas e certificados de forma fraudulenta, sem que os alunos participassem efetivamente das aulas. Os dois, mãe e filho, tinham sido presos no dia 10 de dezembro daquele ano, durante a Operação Viúva Negra, desdobramento da Operação Mestre Oculto.


(*Tribuna on line)

Comentários do Facebook
Leia mais:  CRA/ES realiza ciclo de palestras gratuitas no interior do Estado
Continue lendo
Estadual7 minutos atrás

Morador de rua é morto a socos e chutes no ES

Um morador em situação de rua, que foi identificado apenas pelo nome de Helder, foi morto na madrugada desta sexta-feira...

Esportes19 minutos atrás

Luan no Palmeiras? Verdão pode ceder Lucas Limas para contratar ídolo do Grêmio

Divulgação Ídolo do Grêmio, Luan pode ser o novo reforço do Palmeiras O elenco estrelado do Palmeiras pode ganhar mais...

Economia37 minutos atrás

AGU tenta recuperar mais de R$ 2 bilhões em fraudes no INSS

Agência Brasil AGU tenta recuperar mais de R$ 2 bilhões em fraudes no INSS A Advocacia-Geral da União (AGU) está...

Nacional54 minutos atrás

Enterro de catador que foi morto pelo exército será nesta sexta-feira (19)

Reginaldo Pimenta/Agência O Dia Família de Luciano Macedo pretende processar o Exército O enterro do catador de material reciclável Luciano...

Mulher1 hora atrás

7 receitas veganas para colocar em prática no almoço de Páscoa

É tradição em muitos lares brasileiros reunir a família para desfrutar de um almoço nos feriados, e um deles é...

Nacional2 horas atrás

Rússia diz que Relatório Mueller não prova interferência nas eleições americanas

Divulgação/White House Donald Trump não conspirou com a Rússia para vencer eleições, diz investigação O Kremlin disse na sexta-feira que...

Nacional2 horas atrás

São Paulo tem feriado de sol e trecho interditado na linha 3-Vermelha do Metrô

Reprodução/Metrô SP Devido ao feriado, estações da linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo estarão fechadas Os moradores de São...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana