conecte-se conosco



Estadual

Monge retorna ao ES e ensina os segredos para viver feliz

Publicado

em

Palestra será gratuita, na sexta-feira (12), no auditório do CRA-ES

Desenvolver uma postura positiva para viver ao máximo cada momento. Seria esse o segredo para ser feliz? O monge budista Gen Kelsang Drime tem a resposta e vai compartilha durante a palestra gratuita “Viver a Vida”. O evento será dia 6 de dezembro, às 9h30, na sede do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES).

O monge acredita que “muitas são as pessoas que sentem que a vida é uma luta, uma rotina, um dia após o outro ou até um parque de diversões. Estes sentimentos, sejam eles desagradáveis ou agradáveis, fazem com que desperdicemos esta preciosa, valorosa e rara oportunidade”, defende.

Gen Kelsang Drime esteve no Espírito Santo, em 2018, para ensinar os capixabas a serem felizes. Agora ele retorna para ensinar como perceber a vida de forma mais realista e positiva e, com isso, aumentar consideravelmente a capacidade para extrair o máximo de cada momento.

Inscrições

Para participar é preciso fazer a inscrição pelo site www.craes.org.br/evento. As vagas são limitadas. É solicitada a doação de uma lata ou pacote de leite em pó para posterior entrega a uma instituição de combate à vulnerabilidade social. Outras informações envie um e-mail para [email protected].

Comentários do Facebook

Estadual

Supervisor dos Juizados Especiais fala sobre implantação do Pje em novo Podcast

Publicado

em


.

Para o desembargador Fernando Bravin, o processo judicial eletrônico é o caminho natural.

A implantação do Processo Judicial Eletrônico (Pje) no Poder Judiciário Estadual é o tema do novo episódio de Just Talk – o Podcast do TJES, que conta com a participação do desembargador Fernando Estevam Bravin Ruy, supervisor dos Juizados Especiais do TJES e presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Com um breve panorama, o desembargador explicou que o sistema foi implantado inicialmente em  Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e comarcas próximas. Em seguida, alcançoutoda a área da Execução Fiscal. No final do ano de 2018 e 2019, passou a abranger as competências de Juizados do interior. E por fim, agora em junho, foi implantado em todas as unidades dos Juizados Especiais Cíveis da capital.

“O panorama principal é que a implementação já realizada,  que representa basicamente 50% de todas as distribuiçõesem termos numéricos do Estado do Espírito Santo, vai ser ampliada. A ideia é continuar. É realmente viabilizar que o processo de papel saia e fique na História do Estado do Espírito Santo. E o meio eletrônico prevaleça de forma eficaz e moderna”.

Sobre as vantagens do Pje para a sociedade, o desembargador ressalta:  “A grande vantagem do processo judicial eletrônico é a celeridade e a modernidade. Você pode ver o seu processo no celular, na sua residência, no seu local de trabalho, ou no escritório do advogado”.

O desembargador também fala sobre a celeridade natramitação do processo eletrônico em relação ao físico e sobre a economia que representa:

“A ideia de economia do processo judicial eletrônico é viabilidade para que o jurisdicionado tenha um instrumento muito melhor do que o processo físico. Eu economizo tempo para aquele que busca o Poder Judiciário? Sim. Eueconomizo deslocamento? Sim. A economia principal é essa efetividade. É esse produto que o Poder Judiciário entrega ao cidadão e deve entregar de forma mais rápida,de forma mais célere, de forma eficiente”.

Ainda de acordo com o desembargador, a tendência do Processo Judicial Eletrônico é propiciar a servidores, juízese estagiários mais do que um ambiente limpo, organizado, sem pilhas de processos físicos:

“Nós queremos um ambiente  virtual em que todos possam trabalhar no processo sem a necessidade de um ambiente único para aquela atividade. É trabalhar com qualidade em qualquer lugar.”

Para aqueles que ainda são resistentes às transformaçõestecnológicas, o desembargador tem uma mensagemtranquilizadora: “O Poder Judiciário não vai fechar suas portas porque chegou o processo eletrônico, pelo contrário.Ele amplia as portas, inclusive para as pessoas que mais necessitam, principalmente as que buscam os Juizados Especiais, que não optaram por constituir advogado. Esse serviço não vai acabar, pelo contrário, tende a ficar melhor,mais rápido, com menos filas, menos espera e mais eficiente”.

Para o desembargador, o Pje é o caminho natural do PoderJudiciário:

“Existem muitas coisas na nossa vida em que temos que olhar para trás para saber que um dia realizamos. Oprocesso físico, provavelmente na próxima geração, vai ser parte da história. Vai-se contar a existência do processofísico como hoje contamos a história da sentenças escritas à mão. Será mais ou menos isso. A questão não é caminho sem volta ou com volta. É o caminho da vida”.

Ouça o episódio na íntegra.

Leia a transcrição completa.

Vitória, 29 de junho de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | [email protected]

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

Fonte: TJES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Cultura1 minuto atrás

Alunos do Ceunes lançam enciclopédia cultural do Norte do ES

  Um grupo de estudantes do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes/Ufes) elaborou a Enciclopédia Cultural do Norte Capixaba....

Mulher5 minutos atrás

Youtuber Pietra de Pinho participará de live no Instagram no iG

Pietra de Pinho, influenciadora que usa seu canal no Youtube e suas redes sociais para conscientizar as pessoas sobre as...

Entretenimento5 minutos atrás

Zé Felipe vive clima de romance com blogueira amiga de Neymar

Um burburinho começou a tomar conta das redes sociais neste fim de semana. Os fãs do cantor Zé Felipe começaram...

São Mateus18 minutos atrás

Jovem é assassinado no interior de São Mateus

Um assassinato no final da tarde desta segunda-feira (29) chamou a atenção da polícia para um detalhe: apesar do local...

Tecnologia20 minutos atrás

Com preço alto, iPhone 12 pode vir sem carregador e fone na caixa

Unsplash/zhang kaiyv Apple pode lançar iPhones sem carregador Segundo o analista de mercado Ming-Chi Kuo, especialista na Apple , quem...

São Mateus20 minutos atrás

Fragmentos de óleo voltam a aparecer em Guriri

O material foi encontrado nesta segunda-feira (29), em Guriri. Ainda não há confirmação se são da mesma substância que contaminou...

Nacional20 minutos atrás

Bolsonaro aprova R$ 3 bilhões para cultura durante pandemia

Na última segunda-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aprovou um repasse de R$ 3 bilhões para ações emergenciais...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!