conecte-se conosco



Estadual

Modelo de gestão do Governo é tema de palestra em Santa Teresa

Publicado

em


O modelo de gestão do Governo do Espírito Santo, que com o Programa Realiza+ amplia a capacidade de entregas para a sociedade capixaba, foi tema da palestra ministrada nesta sexta-feira (07), na Prefeitura de Santa Teresa, pela subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi.

Segundo o prefeito de Santa Teresa, Kleber Medici da Costa, o evento faz parte de um ciclo de palestras que a prefeitura vem realizando, semanalmente, com temas relevantes para a condução dos trabalhos desenvolvidos pelas secretariais municipais. A primeira palestra assistida pelo prefeito e secretários do órgão foi sobre licitação.  

Acompanhada da gerente de Projetos Estruturantes da SEP, Ana Lúcia Pansini, a subsecretária falou, entre outros aspectos, sobre o ciclo da gestão estratégica do Governo a partir do Planejamento Estratégico, coordenado pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), por meio da Subsecretaria de Planejamento e Projetos, onde funciona o Escritório de Projetos do Governo. Do mesmo ciclo fazem parte as audiências públicas para elaborações do Plano Plurianual (PPA) e dos orçamentos anuais da administração estadual.

Alta gestão

Com o Planejamento Estratégico, atualizado anualmente, o Governo define sua carteira de projetos prioritários, alinha e integra a equipe de gestão para acelerar o alcance de resultados. Joseane Zoghbi destacou a importância do comprometimento de toda a alta gestão do Governo Renato Casagrande nesse trabalho, o que segundo ela, “tem favorecido a ampliação das entregas que geram impacto positivo na vida da população.”

O Planejamento Estratégico para o período de 2019-2022 teve como base o ES 2030 – planejamento de longo prazo do Estado -, o Programa de Governo, bem como diagnósticos, análises e reuniões com a equipe de Governo, iniciadas no primeiro dia da atual gestão.

O Programa de Gestão para Resultados Realiza+, que gerencia e monitora as ações estratégicas de Governo por meio de programas e projetos oriundos do Planejamento Estratégico, também foi apresentado ao prefeito e secretários municipais.

Esse programa, que havia sido criado em 2012, a partir de 2019 foi ampliado, fortalecendo o Escritório de Projetos do Governo, que trabalha com base na Gestão Orientada para Resultados (GEOR) e nas boas práticas do Project Management Body of Knowledge (PMBOK).  Entre as premiações e reconhecimento obtidos pelo Escritório de Projetos estão o de Menção Especial como Destaque em Gestão para Resultados do Prêmio Inoves 2013; vencedor do Prêmio Melhores Práticas em Gestão para Resultados do Instituto Publix Consad 2013; Prêmio PMO do Ano, da Revista Mundo PM: finalista nos anos 2012 e 2017; Prêmio PMO do Ano, da Revista Mundo PM: vencedor em 2013; Prêmio Projeto Inovador do Ano, da Revista Mundo PM: vencedor em 2014, com o Programa Reconstrução ES.

Áreas estratégicas

Garantindo a atualização e integridade das informações como prazo, custo, escopo e qualidade dos programas e projetos, por meio do Realiza+ o Governo amplia sua capacidade de realizações em nove áreas estratégicas: Segurança em Defesa da Vida; Educação para o futuro; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Saúde Integral; Agricultura e Meio Ambiente; Desenvolvimento econômico; Infraestrutura para Crescer; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Gestão Pública Inovadora.

“O compartilhamento de conhecimentos e experiências entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Santa Teresa representa reconhecimento da qualidade do Programa de Gestão para Resultados do Governo Estadual”, ressalta Joseane Zoghbi. Ela destaca também a importância da profissionalização do setor público, “sobretudo, na esfera municipal, que é onde a política pública se materializa.”

O prefeito Kleber Medici também destacou a importância do intercâmbio entre Estado e município para o que definiu como contínua formação da equipe técnica municipal. “Depois de um início de muito trabalho e organização administrativa, chegamos na fase de capacitar ainda mais nossa equipe, com o objetivo de melhorar a gestão pública”,  disse Medici.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 99507-4071 
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Economia8 minutos atrás

Comissão deve aprovar reforma administrativa nesta semana, diz Lira

Reprodução: iG Minas Gerais Lira quer agilizar tramitação da matéria na Câmara e aprovar proposta até o fim deste ano...

Mulher8 minutos atrás

5 livros escritos por mulheres que precisam fazer parte da sua estante!

Reprodução: Alto Astral 5 livros escritos por mulheres que precisam fazer parte da sua estante! De acordo com uma pesquisa...

Internacional8 minutos atrás

Vulcão que poderia provocar tsunami no Brasil gera tremor nas Ilhas Canárias

Reprodução: Redes Sociais Vulcão Cumbre Vieja O vulcão Cumbre Vieja deixou um rastro de lava que já afeta casas em...

Saúde8 minutos atrás

Covid-19: Brasil tem 21,24 milhões de casos e 590,9 mil mortes

O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia chegou a 21.247.667. Em 24 horas, foram...

Entretenimento38 minutos atrás

Após ser indiciado por lesão corporal, Nego do Borel pode deixar ‘A Fazenda 13’

Reprodução/Instagram Após ser indiciado por lesão corporal, Nego do Borel pode deixar o reality O peão Nego do Borel de...

Entretenimento38 minutos atrás

Thaeme homenageia Ivy em novo videoclipe

Marcelo de Assis Thaeme homenageia Ivy em novo videoclipe Enquanto organiza os últimos detalhes para a chegada de Ivy ,...

Entretenimento38 minutos atrás

‘A Fazenda 13’: Dayane Mello é acusada de racismo por falar em ‘beleza elegante’

Reprodução/PlayPlus Dayane Mello fala que não quer ficar morena A peoa Dayane Mello está sendo acusada de racismo pela web...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!