conecte-se conosco



Estadual

Modelo de Gestão do Governo é apresentado ao Ministério Público Estadual

Publicado

em


O Modelo de Gestão para Resultados do Governo do Estado, denominado Realiza+, foi apresentado, nesta quinta-feira (16), pela subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, para a equipe do Ministério Público do Estado (MPES).

“Com o Realiza+ o, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), amplia sua capacidade de executar programas e projetos e entregar resultados com grande poder de transformação para a sociedade capixaba”, explicou Joseane Zoghbi. Para atingir esses objetivos, o programa utiliza uma metodologia fundamentada na Gestão Orientada para Resultados (GEOR) e no Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBOK).

No encontro virtual com o MPES, a subsecretária destacou a importância do compartilhamento de informações. “À SEP cabe difundir a cultura do gerenciamento de projetos e profissionalizar ainda mais a gestão pública em Gestão para Resultados”, enfatizou.

É a Secretaria de Economia e Planejamento que coordena o Planejamento Estratégico do Governo do Estado. Para o período de 2019-2022, tem como base o ES 2030 – planejamento de longo prazo do Estado -, o Programa de Governo, bem como diagnósticos, análises e reuniões com a equipe de Governo.

É também na SEP que funciona o Escritório de Projetos do Governo, que realiza o gerenciamento intensivo de programas e projetos das carteiras estratégicas da Administração Estadual. Os programas e projetos estruturantes têm gerenciamento intensivo e são coordenados diretamente pelo governador do Estado, Renato Casagrande. Com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a partir deste mês de setembro, esse processo será retomado utilizando o modelo híbrido de reuniões quinzenais, de forma presencial e virtual.

Para a obtenção dos resultados previstos no Planejamento Estratégico, o trabalho, coordenado pela Subsecretaria de Planejamento e Projetos (Subepp), envolve desde os gerentes de projetos e equipes, nas secretarias e órgãos, até a alta gestão do Governo. “O monitoramento intensivo realizado pelo nosso Escritório de Projetos busca reduzir riscos e problemas que porventura venham a surgir durante a estruturação e a execução dos projetos, bem como acelerar a entrega de resultados para a sociedade”, detalhou Joseane Zoghbi.

Garantindo a atualização e a integridade das informações como prazo, custo, escopo e qualidade dos programas e projetos, por meio do Realiza+, o Governo amplia a capacidade de realizações em nove áreas estratégicas: Segurança em Defesa da Vida; Educação para o Futuro; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Saúde Integral; Agricultura e Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura para Crescer; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; e Gestão Pública Inovadora.

SigES

Ainda durante encontro com o MPES, Josiane Martins, servidora da Subsecretaria de Planejamento e Projetos, destacou o Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (SigES) como a principal ferramenta de comunicação entre a linha decisória e as instâncias de apoio do Modelo de Gestão Realiza+. O SigES é um sistema próprio do Governo do Estado e foi desenvolvido numa parceria entre a SEP e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

A Secretaria de Economia e Planejamento se colocou à disposição para orientar e apoiar o MPES no processo de planejamento e gerenciamento dos programas e projetos do órgão. Todo o trabalho, realizado por meio da Subepp, resultará na elaboração do Planejamento Estratégico, na definição de carteira de programas e projetos, indicadores e metas, implantação do Escritório de Projetos, definição do modelo de gerenciamento de projetos e na utilização do SigES. 


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 3636-4258 / 99507-4071
[email protected] 

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Mulher32 minutos atrás

Outubro rosa: mulheres trans também podem ter câncer de ama

lu braga outubro rosa Resumo Outubro Rosa é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama Apesar de terem...

Nacional2 horas atrás

Tempo frio e nublado nesta terça-feira  em São Paulo

Governo do Estado de São Paulo Previsão do tempo São Paulo O clima chuvoso e nublado continua nesta terça-feira (26).O...

Variedades4 horas atrás

Homem fica furioso após ter entrevista de emprego sabotada pela própria esposa

Por conta do comportamento de sua esposa ele perdeu uma oportunidade de conquistar seu trabalho dos sonhos. Um homem ficou...

Policial4 horas atrás

Caminhonete roubada em São Mateus é recuperada em Linhares pela PRF

Um homem, que não teve o nome divulgado, foi encaminhado à 16ª Delegacia de Linhares, no Norte do Espírito Santo, após fugir...

São Mateus4 horas atrás

Vereadores de São Mateus analisam orçamento de R$ 348,5 milhões para 2022

Proposta orçamentária enviada pelo prefeito em exercício foi lida em plenário e enviada para análise das comissões permanentes São Mateus...

Política7 horas atrás

Eduardo Cunha quer ser candidato a deputado federal por São Paulo

  Wilson Dias/ Agência Brasil – Cunha teve o mandato cassado em 2016 Com seus direitos políticos suspensos até 2027, ...

Política8 horas atrás

Mais 10 nomes são incluídos em relatório da CPI da Pandemia; veja quais

Pedro França/ Agência Senado CPI da Covid no Senado Na véspera da votação do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!