conecte-se conosco


Nacional

Ministro da Educação ataca gestões anteriores e diz estar aberto para dialogar

Publicado

em


Ministro da Educação Abraham Weintraub
Fábio Pozzebom/ABr

Ministro da Educação Abraham Weintraub foi sabatinado na Câmara dos Deputados


O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta quarta-feira (15) no plenário da Câmara dos Deputados, que está disposto a conversar com todos os parlamentares e reitores das universidades. “O que a gente pede: venham ao MEC, mostrem os números. Se a gente não chegar a um acordo, a gente abre as planilhas, vê as contas. A gente vem ao Congresso. A transparência é o principal objetivo dessa gestão”.

Leia também: Ministro da Educação ataca gestões anteriores para se defender durante sabatina

ministro foi convocado na noite de ontem para prestar esclarecimentos no plenário da Casa a respeito do corte de 30% nas verbas de custeio para as universidades e institutos federais (quantia que representa 3,5% do orçamento das instituições, segundo o governo prefere destacar).

Em sua explanação inicial, o ministro disse aos deputados que a pasta está investindo no programa de governo que vai dar prioridade para a pré-escola, ensino fundamental e técnico. “Vamos mantendo a atual estrutura das universidades, mas mudando a estratégia”, disse.

Leia também: Weintraub se declara a favor da presença da polícia nas universidades

O ministro também criticou o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). “O Fies no Brasil é um dos piores do mundo. Hoje você tem metade dos jovens inadimplentes, com a preocupação de como pagar o ensino superior.”

Ele falou que a expansão do ensino superior foi feita pela rede privada e que o País já superou algumas metas impostas às universidades. “Já batemos a meta da formação dos professores do ensino superior. Eu sou da iniciativa privada. Quando você bate a meta e supera elas, você faz o quê? Desvia os seus recursos para as metas que você está aquém, como ensino fundamental”, disse.

Leia mais:  Assassino de homosexuais em série se declara culpado por 8 assassinatos

Weintraub acrescentou que é necessário aprovar a reforma da Previdência para ampliar os recursos do governo e voltou a defender a presença da polícia em universidades.

Eu concordo que a evolução da educação não tem nada a ver com o atual governo, porque não foi uma evolução, foi uma involução. O orçamento atual foi feito pelo governo eleito de Dilma Rousseff e do senhor Michel Temer, que era vice. Nós não somos responsáveis pelo contingenciamento atual, não somos responsáveis pelo desastre da educação básica brasileira”, disse o ministro.

Ele abriu as portas do ministério também para a oposição e pediu uma “abordagem racional”. “A gente só pede uma abordagem racional, baseada em números. Pode ser parlamentar da oposição, já recebi vários. Vem com o reitor e a gente vai analisar. Os reitores que têm vindo têm saído muito satisfeitos do MEC”, disse na sessão de hoje, que teve momentos de discussões entre parlamentares da base do governo e da oposição.

“Já recebemos 50 reitores para conversar. O dinheiro é do povo, tem que ser explicado sim. Se a universidade está com dificuldade, eu me disponho a vir aqui”, disse. Ele reafirmou que o governo está apenas “apertando um pouco o cinto” para cumprir a lei do teto dos gastos públicos, aprovada pelo Congresso em 2016, durante o governo Michel Temer. “Não dá para cumprir a lei feita por esta casa se a gente não contingenciar”, disse o ministro .

Fonte: IG Nacional
Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Família de brasileiros é encontrada morta em apartamento durante férias no Chile

Publicado

em


família
Reprodução/Facebook

Família de brasileiros é encontrada morta por inalação de gás que vazou em apartamento alugado no Chile

Seis turistas brasileiros foram encontrados mortos em um apartamento alugado em Santiago, na capital do Chile, nas primeiras horas desta quinta-feira (23). A principal suspeita da polícia local é que todos tenham sido vítimas de um vazamento de gás.

O grupo, que integrava uma mesma família, estava de férias e havia alugado o imóvel através de um aplicativo. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a família recebeu telefonemas nesta quarta-feira (22) dos turistas, os quais diziam coisas sem sentido e desconexas. Eles também diziam estar passando mal.

Preocupados, os familiares entraram em contato com a polícia. Um delegado de Florianópolis, então, acionou o Consulado brasileiro no Chile, que enviou um representante ao apartamento.

O diplomata encontrou seis corpos: de quatro adultos e duas crianças. A prima de um dos brasileiros contou que cinco deles eram de Santa Catarina e forneceu os nomes.

Tratam-se de dois casais, um deles com filhos: Fabiano de Souza, de 41 anos, Débora Muniz Nascimento de Souza, de 38 anos, Caroline Nascimento de Souza, de 15 anos, Felipe Nascimento de Souza, de 13 anos, Jonathas Nascimento Kruger, de 30 anos, e Adriane Krueger, cuja idade não foi confirmada.

As autoridades e equipes do Corpo de Bombeiros local encontraram uma alta concentração de monóxido de carbono no apartamento, um gás incolor cuja inalação pode levar à morte. O prédio fica na esquina das ruas Santo Domingo e Mosqueto, no centro de Santiago, e foi completamente esvaziado pelas autoridades.

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
Leia mais:  Candidatos cancelam atos após ataque a Bolsonaro; Alckmin suspende críticas
Continue lendo
Nacional2 minutos atrás

Família de brasileiros é encontrada morta em apartamento durante férias no Chile

Reprodução/Facebook Família de brasileiros é encontrada morta por inalação de gás que vazou em apartamento alugado no Chile Seis turistas...

Nacional2 minutos atrás

Em 10 anos, acidentes de trânsito feriram 1,6 milhão e custaram R$ 2,9 bi ao SUS

Agência Brasil Seis de cada dez casos de acidentes graves envolvem pessoas entre 15 e 39 anos Os acidentes no...

Nacional2 minutos atrás

São Paulo registra aumento de 15% no número de mortes de civis por policiais

Reprodução/WhatsApp – 4.4.19 Nos três primeiros meses de 2019, houve 182 mortes de civis por policiais no estado de São...

Nacional2 minutos atrás

UE inicia hoje a eleição ‘mais importante da história’ para o bloco; entenda

Pietro Naj-Oleari/ European Parliament – 15.7.16 Bandeira da União Europeia a meio mastro, na sede do Parlamento Europeu na cidade...

Nacional2 minutos atrás

Família de brasileiros é encontrada morta em apartamento durante férias no Chile

Reprodução/Facebook Família de brasileiros é encontrada morta por inalação de gás que vazou em apartamento alugado no Chile Seis turistas...

Entretenimento3 minutos atrás

Autor brasileiro emplaca obra que pode ser o próximo “Harry Potter”

“Espírito Perdido” é o mais novo trabalho de P.J. Maia. Misturando o universo de deuses e humanos, a obra conta...

Esportes18 minutos atrás

VAR em ação! Confira os melhores memes sobre árbitro de vídeo na web

O VAR, que é a sigla em inglês de “Video Assistant Referee”, ou árbitro de vídeo , no português mais...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana