conecte-se conosco



Agricultura

Ministra e parlamentares discutem soluções para endividamento dos produtores de café

Publicado

em

Senadores e deputados representantes das bancadas de Minas Gerais e do Espírito Santo estiveram nesta terça-feira (20) com a ministra Tereza Cristina para debater a difícil situação atual dos cafeicultores brasileiros. A principal preocupação apresentada pelos parlamentares foi em relação à prorrogação das dívidas dos produtores, que tiveram perdas neste ano por causa de condições climáticas e do preço do café.

Tereza Cristina disse que irá ajudar nas conversas com instituições financeiras para que haja uma renegociação. “A prorrogação deverá ajudar aqueles cafeicultores que tiveram problema na colheita e precisam prorrogar para ter um fôlego e voltar a produzir e, se Deus quiser, no ano que vem ou no próximo ter café em estoque para poder cumprir com seus compromissos financeiros”, disse a ministra. 

Os parlamentares decidiram apresentar um projeto de lei em regime de urgência no Congresso Nacional para abrir a possibilidade de adoção do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) invertido, que poderá garantir um preço de referência para o café. A líder do governo no Congresso, deputada Joyce Hasselmann (PSL-SP), prometeu levar o assunto à presidência da Câmara dos Deputados.

“Ele [o Pepro] precisa estar pronto para ser acionado na hora necessária. Fazendo esse PL em regime de urgência, fica pronto e de repente pode ser usado ainda neste ano”, disse a ministra, ao fim da reunião.

Mais informações à imprensa:Coordenação-geral de Comunicação Social
[email protected]

Comentários do Facebook

Agricultura

Estados Unidos reabrem mercado para carne in natura do Brasil

Publicado

em

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e o Serviço de Inspeção e Inocuidade Alimentar (FSIS) informaram nesta sexta-feira (21) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a abertura de mercado para carne bovina in natura do Brasil para os Estados Unidos a partir de hoje.

“Hoje recebemos com muita satisfação uma notícia esperada há muito tempo: a reabertura do mercado de carne bovina in natura do Brasil para os Estados Unidos. Uma notícia que esperávamos com ansiedade há algum tempo e que hoje eu tive a felicidade de receber. É uma ótima notícia, porque isso traz o reconhecimento da qualidade da carne brasileira por um mercado tão importante como o americano”, disse a ministra Tereza Cristina. 

O Brasil poderá começar a enviar produtos de carne bovina in natura derivados de animais abatidos a partir de hoje. No comunicado encaminhado ao Mapa, o FSIS disse que o Brasil corrigiu os problemas sistêmicos que levaram à suspensão e está restabelecendo a elegibilidade das exportações de carne bovina in natura para os Estados Unidos a partir de hoje. Além disso, o FSIS encerrará os casos pendentes de violação de pontos de entrada associado à suspensão de 2017.

Antes da primeira remessa, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa (Dipoa) deve enviar uma lista atualizada de estabelecimentos elegíveis certificados. 

As compras de cortes bovinos do Brasil foram suspensas pelos Estados Unidos em 2017, devido às reações (abcessos) provocadas no rebanho, pela vacina contra a febre aftosa.

Desde o início do ano passado, a ministra tem feito diversas reuniões com o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, para tratar do assunto. Em junho de 2019, uma missão veterinária dos Estados Unidos esteve no Brasil para inspecionar frigoríficos de bovinos e suínos. A missão retornou em janeiro deste ano. 

Informações à Imprensa
[email protected]

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento6 minutos atrás

Ex-musa do Carnaval, Andressa Urach critica folia: “É uma mentira”

Andressa Urach usou suas redes sociais na madrugada desta segunda-feira (24) para falar sobre o Carnaval. Ela, que já desflou...

Política6 minutos atrás

Após ataque ao irmão, Ciro chama Carlos Bolsonaro de “libélula deslumbrada”

arrow-options MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL Em postagem, Ciro atacou o clã Bolsonaro nas redes sociais Após o incidente envolvendo o irmão...

Internacional27 minutos atrás

Julian Assange tenta escapar de extradição para os Estados Unidos

Julian Assange espera conseguir escapar de extradição para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem. A audiência inicia-se esta...

Internacional27 minutos atrás

Wuhan, onde o coronavírus surgiu, alivia medidas de isolamento

Autoridades sanitárias chinesas informam que mais 150 pessoas infectadas pelo novo coronavírus morreram, elevando o total de mortes na China...

Nacional47 minutos atrás

Homem estupra a namorada do amigo dentro da casa do rapaz

A jovem estava dormindo e inicialmente achou que era o namorado, mas assim que percebeu o homem, passou a gritar...

Entretenimento53 minutos atrás

Paolla Oliveira deixa fãs boquiabertos com fantasia de Carnaval: “Lugar quente é na cama”

A atriz deixou os seguidores simplesmente babando Paolla Oliveira está no clima de Carnaval! Neste sábado (22), a musa encantou...

Entretenimento53 minutos atrás

Da concentração à dispersão: a emoção de desfilar no Carnaval de São Paulo

O Carnaval de 2020 marca o meu 13º ano desfilando pela Mancha Verde. O primeiro foi em 2008, quando eu...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana