conecte-se conosco



Agricultura

Ministério promove 1º Encontro de Bioeconomia e Sociobiodiversidade na Amazônia

Publicado

em

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), promoverá, nos dias 12 e 13 de novembro, o 1º Encontro de Bioeconomia e Sociobiodiversidade na Amazônia. Com o tema “Articulando Iniciativas para o Fortalecimento das Cadeias Produtivas”, o evento será realizado na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Manaus.        

Com uma programação diversificada (painéis, apresentações, debates e workshops), a atividade buscará estimular um modelo de desenvolvimento sustentável para a região amazônica, alinhando formas de financiamento e investimento que promovam a agregação de valor da biodiversidade.

A proposta é potencializar o diálogo e a interação de políticas públicas federais e estaduais, inciativas do setor empresarial, das instituições de pesquisa e da sociedade civil, focadas em fortalecer a bioeconomia da sociobiodiversidade na Amazônia, viabilizando parcerias e construindo agendas articuladas.   

Os painéis de debate serão divididos em sete eixos norteadores: Políticas Públicas e Bioeconomia; Iniciativas de Mercados Verdes – Empresas e Comunidades; Construindo Caminhos para a Estruturação da Bioeconomia; Amazônia 4.0 & Rainforest Business School; Pesquisa, Inovação Tecnológica e Incubação de Negócios; Relações Internacionais na Bioeconomia; e Desenvolvimento e Visão de Futuro.

>> Confira a programação completa      

O Encontro é voltado para profissionais que atuam em áreas ligadas à bioeconomia e público em geral, interessado na temática e que enxergam a importância de estimular um modelo de desenvolvimento sustentável para a região. Para participar, é preciso fazer inscrição aqui. As vagas são limitadas.           

“A Amazônia é uma região com imensa biodiversidade e observamos um grande potencial de agregação de valor a esta biodiversidade. Articular o cultivo sustentável e o extrativismo com os arranjos de mercado e parcerias com o setor empresarial é o melhor caminho para melhorar a qualidade de vida da população local, dos agricultores familiares, pequenos e médios produtores, e povos e comunidades tradicionais e preservar a floresta”, explica o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo , Fernando Schwanke.  

A iniciativa está ligada às ações do programa Bioeconomia Brasil – Sociobiodiversidade, lançado este ano pelo Ministério da Agricultura, e do Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, resultado de parceria entre a SAF e a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ, na sigla em alemão), que tem como objetivo ampliar o acesso aos mercados para os produtos da sociobiodiversidade e da agroecologia, advindos das organizações econômicas da agricultura familiar e dos povos e comunidades tradicionais na Amazônia.       

Organizado pela Green Rio, um dos principais eventos sobre bioeconomia no Brasil, o evento conta com o apoio da GIZ, por meio do Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Fundo Mundial para a Natureza (WWF-Brasil).

Informações à imprensa
[email protected]

Comentários do Facebook

Agricultura

LIVE/LIVRO: Vice-coordenadora do Cepea é uma das autoras de livro a ser lançado nesta semana pela Esalq

Publicado

em


.

Cepea, 1º/06/2020 – Nesta quarta-feira, 3, dia em que a Esalq (“Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz”) completa 119 anos, será lançado o livro “China-Brazil Partnership on Agriculture and Food Security”, publicação com participação de pesquisadores e professores brasileiros e também da China Agricultural University (CAU). A pesquisadora e vice-coordenadora do Cepea Silvia Miranda é uma das autoras da obra. O lançamento do livro pode ser acompanhado por uma live a partir das 10h desta quarta-feira, a ser transmitida pelas redes sociais da Esalq (pelos perfis @esalqmidias no Facebook, Youtube e Linkedin). O acesso é livre, mas é preciso fazer uma inscrição por meio do link:  bit.ly/Parceria-BrasilChina-Agro. Mais informações estão disponíveis aqui

Fonte: CEPEA

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional2 minutos atrás

Tio é flagrado pela esposa estuprando sobrinha de apenas seis anos

  Um homem de 52 anos foi preso nesse domingo (31) acusado de estuprar a sobrinha de 2º grau, de...

Entretenimento5 minutos atrás

Sem sutiã, Lívia Andrade provoca seguidores com blusa soltinha e quase mostra demais: “Mulherão”

  Lívia Andrade arrasou no look na noite deste sábado (30) e posou deslumbrante no Instagram. A apresentadora relembrou o...

Policial5 minutos atrás

Força Tática detém responsável por tiroteios em Vila Velha

. Na noite do último sábado (30), policiais militares da Força Tática do 4º Batalhão detiveram um jovem de 25...

Política5 minutos atrás

Plenário votará regime de urgência para doação de imóveis

. Os deputados votam na sessão virtual ordinária desta segunda-feira (1º), a partir das 15 horas, a tramitação em regime...

Estadual5 minutos atrás

Terminais começam a receber doações para o ES Solidário

. A partir desta segunda-feira (01), os terminais de integração do Sistema Transcol começam a receber doações para o programa...

Estadual5 minutos atrás

Espírito Santo fecha mês de maio com menor número de homicídios dos últimos 24 anos

. O Espírito Santo teve o mês de maio com o menor número de homicídios da série histórica desde 1996,...

Entretenimento9 minutos atrás

Deborah Secco incendeia web usando lingerie super colada

  Quem resolveu aparecer como embaixadora de uma marca de lingerie para o dia dos namorados foi a Deborah Secco. A...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!