conecte-se conosco



Saúde

Ministério da Saúde quer eliminar sarampo do país até julho

Publicado

em

O Ministério da Saúde estipulou como meta erradicar o sarampo até julho deste ano. A declaração do secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do ministério, Wanderson de Oliveira, ocorreu hoje (14), após a morte de uma criança de 9 anos no Rio de Janeiro. “Nossa meta é eliminar com o sarampo até 1º de julho de 2020. Para isso temos que ter adesão da população e dos gestores estaduais e municipais”.

O ministério lança amanhã (15) o Dia D de vacinação contra o sarampo. O secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, lamentou a morte da criança e acrescentou que a fatalidade serve de alerta para os pais e responsáveis vacinarem as crianças. “A morte dessa criança, tragicamente, é o maior alerta que a gente pode fazer para que os pais levem as crianças aos postos de saúde do Brasil inteiro para fazer a vacina”.

Segundo dados do ministério, o Brasil tem, atualmente 337 casos de sarampo registrados e confirmados. Foi feita uma campanha de mobilização contra o sarampo no ano passado, mas Wanderson de Oliveira lamentou a baixa adesão entre os adultos. “O movimento foi preparado para eliminarmos o sarampo do território nacional. Então, começamos numa primeira fase com crianças menores de 5 anos. Depois, numa segunda fase, de 20 a 29 anos. Nessa fase, a vacinação foi muito baixa. Distribuímos 9 milhões de doses de vacina e fizemos pouco mais de 1,8 milhão”.

A campanha, cujo Dia D será amanhã, tem como público-alvo pessoas de 5 a 19 anos, mas, após a morte no Rio de Janeiro, o chefe da SVS incentivou a vacinação de crianças a partir de seis meses. “A faixa etária de vacinação regular é 1 ano de idade, mas a gente vem desde o ano passado orientando vacinação de crianças acima de 6 meses até 11 meses e 29 dias”. Após esta fase da campanha, uma nova terá início, com vacinação de todas as idades. Há ainda a possibilidade de realizar uma campanha de dupla vacinação, com sarampo e influenza.

Edição: Fábio Massalli

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook

Saúde

Covid-19: Brasil tem 140 mil mortes e 4,68 milhões de casos acumulados

Publicado

em


.

O número de pessoas que se infectaram com o novo coronavírus desde o início da pandemia subiu para 4.689.613 . Nas últimas 24 horas, foram registrados 31.911 novos diagnósticos positivos para covid-19. Até ontem, a soma estava em 4.657.702.

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde no início da noite desta sexta-feira (25), na atualização diária publicada pela pasta. 

Ainda conforme o boletim, o número acumulado de mortes em razão da pandemia chegou a 140. 537. Entre ontem (24) e hoje (25), os novos óbitos registrados pelas secretarias estaduais de saúde totalizaram 729, mantendo a média abaixo dos 1.000 diários das últimas semanas. Ontem o sistema do Ministério da Saúde contabilizava 139.808 óbitos desde o início da pandemia.

As autoridades de saúde ainda investigam se 2.430 falecimentos ocorreram em decorrência da covid-19. 

Ainda de acordo com a atualização, 508.127 pacientes estão em acompanhamento. O número de recuperados da covid-19 chega a 4.040.949. Isso representa 86,2% do total de infectados pelo novo coronavírus. 

Covid-19 nos estados

Os estados com mais morte são São Paulo (34.877), Rio de Janeiro (18.166), Ceará (8.891), Pernambuco (8.129) e Minas Gerais (7.056). As Unidades da Federação com menos óbitos são Roraima (637), Acre (654), Amapá (699), Tocantins (910) e Mato Grosso do Sul (1.234).

Boletim epidemiológico covid-19Boletim epidemiológico covid-19

Boletim epidemiológico covid-19 – Ministério da Saúde

Edição: Liliane Farias

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes27 minutos atrás

No Beira-Rio, Internacional e São Paulo duelam em busca de recuperação

. O clássico Internacional e São Paulo é um dos destaques da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo deste...

Tecnologia27 minutos atrás

Nova tecnologia brasileira descobre o que você sente ao ver o que posta

Unsplash/Prateek Katyal Comentários em redes sociais podem indicar sentimentos dos usuários Não é segredo para ninguém que todos os dados...

Nacional56 minutos atrás

“É cruel”: professores relatam aulas on-line com 300 alunos e demissões em massa

Thiago Domenici Pandemia de Covid-19 precarizou ainda mais a condição de trabalho de professores de universidades “A palavra que melhor...

Mulher57 minutos atrás

Mulheres contam os piores momentos que viveram na hora do sexo

A gente sempre escutou a história de alguma amiga que conta algum momento desastroso na vida. Pode ser no trabalho,...

Mulher57 minutos atrás

Mulher descobre traição ao cheirar cueca de namorado

Até onde uma mulher vai para descobrir uma traição? a fisioterapeuta Adriana*, de 40 anos, ultrapassou o que até ela...

Mulher57 minutos atrás

Horóscopo do dia: previsões para 26 de setembro de 2020

Marcelo Dalla O horóscopo do dia apresentação a previsão para o seu signo e ascendente ÁRIES  Você pode fazer algo...

Economia57 minutos atrás

É hoje! Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 50 milhões neste sábado

iG São Paulo Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 50 milhões neste sábado (26) A Mega-Sena sorteia neste sábado (26)...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!