conecte-se conosco



Saúde

Ministério da Defesa ativa centro de operações contra novo coronavírus

Publicado

em

.

O ministério da Defesa anunciou a inauguração do Centro de Operações Conjuntas, uma iniciativa que envolve os três comandos militares – Marinha, Exército e Força Aérea – para fornecer ajuda logística e operacional ao Governo Federal durante o período de combate à pandemia do novo coronavírus.

Segundo nota publicada pelo ministério, o contingente militar poderá ser usado no apoio às ações federais, no controle de passageiros e tripulantes nos aeroportos, portos e terminais marítimos, e no controle de acesso das fronteiras. O documento lista ainda que 10 Comandos Conjuntos estão disponíveis para atuar especificamente nas cinco regiões brasileiras. O Comando de Operações Aeroespaciais – uma unidade permanente de defesa nacional – também participará da iniciativa.

Uma força com treinamento especial em defesa química, biológica, radiológica e nuclear poderá ser utilizada em áreas de risco, e também na descontaminação humana, de ambientes ou de materiais. Os militares também podem ser usados em postos de triagem para identificar possíveis focos de infecção do Covid-19 em pontos estratégicos, como fronteiras e aeroportos. 

O ministério comunicou ainda que hospitais de campanha – estruturas médicas temporárias criadas para atuar em áreas de conflito ou instabilidade – poderão ser usados em apoio à rede pública e privada de atendimento de saúde.

info_defesainfo_defesa

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook

Saúde

Crivella defende volta à normalidade, após 70 dias de isolamento

Publicado

em


.

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, disse hoje (5) que, depois de quase 70 dias de afastamento social devido à pandemia de covid-19, “é um imperativo as atividades voltarem”. Ele falou com a imprensa após inaugurar um deck revitalizado na Lagoa Rodrigo de Freitas. Segundo Crivella, o número de óbitos na cidade diminuiu.

“O número de óbitos hoje [incluindo todas as causas], está em torno de 240 óbitos por dia. O histórico é 180, nós já tivemos 350, 370, 380 óbitos por dia, quando a nossa média é essa, 170, 180. Mas caiu, desceram muito. Esses 240 óbitos que tivemos esta semana, se você for olhar, coronavírus e suspeitos são menos do que outras comorbidades. Se você for ver, pessoas estão morrendo de enfarto, AVC, doenças infecciosas, câncer, porque se afastaram do tratamento, dos exames”.

Dados do Sistema Infogripe, da Fiocruz, mostram que as mortes por Síndrome respiratória aguda grave (Srag), um indicativo de covid-19, continuam muito acima da média para a doença no estado. Para a semana epidemiológica 22, que corresponde à semana passada, foram estimados 86 óbitos, com dados ainda em atualização que podem chegar a 182. Na semana anterior foram 229. Na semana epidemiológica 22 de 2019 foram 15 mortes por Srag.

Semana epidemiológica 19, de 3 a 9 de maio, o estado do Rio de Janeiro teve 428 óbitos por Srag. Na semana correspondente no ano passado foram 21. O estado do Rio de Janeiro aparece como tendo uma temporada muito elevada de síndrome respiratória grave este ano. Para o panorama de país, o Infogripe mostra que praticamente todos os testes que deram positivo em pacientes com Srag tiveram Sars-CoV-2.

Pelos registros de óbitos do Portal da Transparência dos cartórios, a cidade do Rio de Janeiro teve um pico de 161 mortes confirmadas ou suspeitas de covid-19 no dia 30 de abril e outro de 149 no dia 10 de maio. Na sexta-feira passada (29), foram 98 mortes pela doença. Os dados são atualizados em tempo real, de acordo com os registros de óbito feitos nos cartórios, portanto os últimos dias podem sofrer alterações.

Mesmo com os números ainda elevados, o prefeito defendeu o plano de reabertura da economia e das atividades na cidade.

“Eu peço a compreensão de todos, é assim que ocorreu em outros países. Todos os nossos parâmetros estão sendo medidos dia a dia. Se por acaso tivermos um efeito colateral não previsto ou alguma coisa que não esteja de acordo com o planejamento, nós voltamos atrás, sem problema nenhum, voltamos a fechar, voltamos a fazer o afastamento social nos níveis que eram antes. Essas seis fases são bem devagarzinho. Por exemplo, comércio, que foi a área mais afetada, nessa semana só abriram as agências de automóveis e as lojas de móveis, que são espaços enormes, onde entram pouca gente, que normalmente não têm aglomeração”.

Para a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, ainda não é o momento de relaxar as medidas restritivas na cidade, já que há locais muito vulneráveis, como as favelas, e a doença está avançando para o interior do país.

Edição: Valéria Aguiar

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento2 minutos atrás

Graciele Lacerda levanta vestido ao posar para Zezé di Camargo e revela pernões: ”Tá calor”

Noiva do sertanejo puxou vestido para mostrar as pernas poderosas; veja Graciele Lacerda posou bem à vontade nesta quarta-feira (03). Usando...

Entretenimento5 minutos atrás

Seios enormes de Juju Salimeni ‘furam’ body em clique de ‘TBT’: “Surra de corpo”

  Juju Salimeni decidiu usar o Instagram para relembrar uma foto da semana passada. A musa aproveitou esta quinta-feira (04),...

Entretenimento7 minutos atrás

Gusttavo Lima compra iate de Roberto Carlos por R$ 25 mi; veja fotos

A crise parece não ter chagado ao bolso de Gusttavo Lima, que acaba de comprar, por R$ 25 milhões, um...

Policial7 minutos atrás

PM apreende metralhadora e droga em Vila Velha

. Após um detalhado levantamento do serviço de inteligência da 13ª Companhia Independente, policiais militares detiveram duas pessoas por envolvimento...

Policial7 minutos atrás

Polícia Militar apresenta resultado da Operação Sentinela

. A Polícia Militar apresentou nesta sexta-feira (05) o balanço da segunda fase da Operação Sentinela. Cerca de 700 policiais...

Entretenimento8 minutos atrás

Kelly Key alonga pernas usando vestido curtinho e “imprevisto” acontece

  No auge dos seus 37 anos de idade,Kelly Key deixou os fãs babando ao publicar um vídeo mostrando toda...

Entretenimento11 minutos atrás

Deitada, tamanho do bumbum de Paolla Oliveira deixa fãs chocados: “Maior do que na televisão

  A musa deixou os fãs de boca aberta nas redes sociais Com mais um dia frio, Paolla Oliveira aproveitou...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!