conecte-se conosco


Esportes

Metade dos jogadores no Brasil ganha só um salário mínimo. E isso não deve mudar

Publicado

em

Maioria dos jogadores de futebol no Brasil recebe salário miserável arrow-options
Shutterstock / Reprodução
Maioria dos jogadores de futebol no Brasil recebe salário miserável

Um estudo apresentado no curso FGV/Fifa, coordenado por Pedro Trengrouse e divulgado na coluna do jornalista Ancelmo Gois, do O Globo , mostrou números alarmantes quanto à realidade dos salários dos jogadores de futebol aqui no Brasil.

Leia também: Piada? Carlos Alberto diz que Real Madrid não ganharia a Série B do Brasileirão

A pesquisa mostrou que quase metade dos jogadores de futebol – 45%, mais precisamente – ganha até um salário mínimo (que hoje é de R$ 998). Outros 42% têm vencimentos entre um e dois salários mínimos, enquanto 9% dos atletas recebem entre 2 e 20 salários mínimos.

Apenas 4% dos atletas profissionais recebem acima de 20 salários mínimos, que são os nomes dos grandes clubes do Brasil, tanto da Séria A quanto da Série B do Brasileirão

Para o advogado especialista em direito desportivo Mauricio Corrêa da Veiga, sócio do Corrêa da Veiga Advogados, os números apresentados realmente impressionam. Ele explica que um dos principais motivos dessas diferenças salariais é a alta competitividade que o desporto de alto rendimento provoca.

“Essa competitividade demonstra que esse lugar ao sol é um privilégio para poucos – para aqueles que têm disciplina e que têm um talento acima da média”, ressaltou.

O advogado diz que, somado à precária realidade da remuneração dos atletas brasileiros, ainda existe a situação enfrentada por muitos jogadores que é o atraso de salários . “Muitos clubes não conseguem cumprir com os pagamentos dos salários em dia e às vezes dão um prazo de dois a três meses para efetuar o pagamento aos atletas, mesmo sabendo que o salário é obrigação principal de qualquer empregador”, afirmou.

Leia mais:  Ronaldinho Gaúcho é homenageado e entra para Calçada da Fama do Maracanã

Segundo Mauricio, a realidade dos baixos salários é difícil de ser alterada, tendo em vista que poucos clubes gozam de boa saúde financeira e podem pagar altos salários para os atletas. O advogado diz ainda que o nivelamento não pode ser feito por baixo, ou seja, não se pode pretender que a maioria dos atletas recebam salários módicos ou medianos.

Leia também: Neymar é o terceiro melhor jogador nos games Fifa 20 e PES 2020

“A nossa cultura estimula a concorrência, razão pela qual o atleta que se destacar terá maiores condições de atuar por um clube de ponta e receber salários elevados. O que pode ser feito é assegurar que todos os jogadores tenham condições de demonstrar o seu talento e para tanto é necessário que se resguardem direitos ao clube formador mediante incentivos, o que pode ser feito via Poder Legislativo”, avaliou.

“Contudo, as diferenças salariais sempre existirão, até mesmo porque os objetivos dos clubes são distintos uns dos outros. Alguns clubes pretendem revelar jogadores , outros disputam determinada competição apenas para se manter e outros disputarão o título”, explicou Mauricio Corrêa da Veiga.

Fonte: IG Esportes
Comentários do Facebook
publicidade

Esportes

Champions League: Liverpool perde e Barcelona empata com polêmicas do VAR

Publicado

em

Lance

Napoli x Liverpool
Agência O Globo
Napoli x Liverpool

Faixa carimbada em Nápoles! Atual campeão da competição, o Liverpool não teve a estreia dos sonhos no Estadio San Paolo. Fora de casa, os Reds jogaram mal e foram derrotados pelo Napoli, por 2 a 0, gols de Mertens, de pênalti, e Llorente, aproveitando falha bizarra de Van Dijk.

JOGO MORNO

No primeiro tempo de partida, os times foram pouco ofensivos e não deram tantos espaços para criação de jogadas. Na única chance que teve, o Napoli teve um gol anulado, enquanto o Liverpool teve sua principal oportunidade em um chute de Mané.

MILAGRE

Já na etapa final, o Napoli teve a grande chance de abrir o placar logo aos cinco minutos, quando após cruzamento vindo da esquerda, Mario Rui completou para o gol e viu Adrian, quase que caído, esticar a mão direita para operar um milagre para evitar o gol do time italiano.

FATAL

Quando o jogo parecia se encaminhar para um empate sem gols, Robertson derrubou Mertens na área, e o árbitro apontou para a marca da cal. Na cobrança, Mertens chamou a responsabilidade, bateu forte e venceu Adrian, que ainda raspou na bola.

CARIMBOU A FAIXA

Nos minutos finais, o Liverpool deu espaços e o Napoli apostou nos contra-ataques para matar o jogo. Mas para sorte do time italiano, Van Dijk errou na saída de bola e deu um passe para Llorente sair frente a frente com Adrian. O atacante recebeu o presente e tirou do goleiro para dar números finais a vitória do Napoli frente ao atual campeão europeu.

Borussia Dortmund x Barcelona

Ter Stegen defende pênalti de Marco Reus
REPRODUÇÃO / UEFA
Ter Stegen defende pênalti de Marco Reus

Borussia Dortmund e Barcelona empataram, em 0 a 0, nesta terça-feira, pela primeira rodada da Liga dos Campeões. Os Aurinegros criaram mais chances e ofereceram mais perigo. Reus, porém, desperdiçou uma cobrança de pênalti, no segundo tempo. Barça não faz boa exibição e Ter Stegen foi o destaque da equipe catalã. Messi estreia na temporada com atuação apagada.

BARÇA IRREGULAR

Sem Messi, coube a Ansu Fati fazer seu primeiro jogo na Liga dos Campeões (o mais jovem a estrear com a camisa do Barça). Seu primeiro tempo foi irregular, com problemas na marcação e pouco apoio ofensivo. Griezmann também teve dificuldades, enquanto Suárez ficou isolado. Os catalães demostraram irregularidades no início, mas melhoraram, coletivamente e ofensivamente, no fim da primeira etapa.

BORUSSIA MELHOR

O Borussia Dortmund, por sua vez, mostrou velocidade com Thorgan Hazard e Hakimi nas pontas. Witsel fez bom primeiro tempo, muito bem na conexão do meio com o ataque. Reus levou perigo e foi o protagonista com as melhores chances da partida. Primeiro, exigiu reflexo de Ter Stegen, com chute preciso. Depois, colocou a bola na cabeça de Hummels, que jogou para fora.

CHANCE DE OURO

O Borussia voltou mais atento e intenso. Logo no início, Jadon Sancho foi derrubado na área e o juiz não teve dúvidas em assinalar o pênalti. Reus, porém, parou nas mãos de Ter Stegen. Apesar de desperdiçar chance de abrir o placar, os Aurinegros aumentaram a pressão em cima do Barça, que aceitava as ofensivas.

TUDO IGUAL

Com problemas na criação, Valverde efetuou a estreia de Messi na temporada. O Borussia seguia melhor e Brandt acertou o travessão em chute forte. Desorganizado, o Barça não reagia de forma adequada. Apesar de pressão final, Dortmund não conseguiu gol da vitória na estreia da Champions League .

Fonte: IG Esportes
Comentários do Facebook
Leia mais:  Nova camisa do Corinthians é detonada por torcedores nas redes sociais
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Entretenimento2 horas atrás

De jogador de futebol a Ex-BBB’s: confira todos participantes de “A Fazenda 11”

Estreou nesta terça-feira (17) a 11ª temporada de “A Fazenda”, reality show da Record TV . Tradicionalmente sigilosa quanto ao...

Entretenimento2 horas atrás

Sucesso literário, no cinema “O Pintassilgo” tem prejuízo histórico

Como filme, “O Pintassilgo” está longe de ser notável: são terríveis 26% de resenhas positivas no site Rotten Tomatoes ....

Entretenimento2 horas atrás

Whindersson Nunes sensualiza e provoca Marina Ruy Barbosa: “por que tá chorando”

Nesta terça (17) Whindersson Nunes, humorista e marido de Luísa Sonza , atualizou seu perfil nas redes sociais com um...

Entretenimento2 horas atrás

Padre Fábio de Melo dá risada de sósia sarado que viralizou na web

Nesta terça-feira (17) um sósia do Padre Fábio de Melo fez sucesso na internet ao comparilhar um clique no Instagram...

Entretenimento2 horas atrás

Susana Vieira ataca Sônia Abrão e apresentadora reage

O clima pesou entre Susana Vieira e a apresentadora Sonia Abrão nesta terça-feira (17) durante o programa “A Tarde é...

Nacional3 horas atrás

Assessores já admitem que Bolsonaro pode não ir à ONU

arrow-options Alan Santos/PR – 1.9.19 Assessores já admitem que Bolsonaro pode não ir à ONU Apesar de o presidente Jair...

Nacional3 horas atrás

Deputados do centrão vão rejeitar acordo do Senado que fatiou reforma partidária

arrow-options Waldemir Barreto/Agência Senado – 17.9.19 Presidente da CCJ no Senado, Simone Tebet (MDB-MS) Líderes do centrão na Câmara dos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana