conecte-se conosco



Saúde

Meta em São Paulo é vacinar 7,8 milhões contra gripe na segunda etapa

Publicado

em


O estado de São Paulo começa a vacinar contra a gripe (vírus Influenza), nesta terça-feira (11), os idosos – pessoas com 60 anos ou mais – e professores das redes pública e privada. O novo público-alvo definido para a segunda etapa da campanha soma mais 7,8 milhões de pessoas.

O governo ressaltou que também poderão comparecer aos postos as pessoas que integram grupos da primeira etapa de vacinação, já que ainda não foi atingida a meta de 90% de imunização. A cobertura vacinal é inferior a 30% em crianças, grávidas, puérperas e trabalhadores de saúde.

Mesmo com doses disponíveis desde o dia 12 de abril, só foram imunizadas até o momento 978,4 mil crianças (29,6% de cobertura vacinal), 114,7 mil gestantes (26,2%), 342,9 mil profissionais da saúde (22,1%) e 21,4 mil puérperas (29,9%). Também foram vacinados 3,7 mil indígenas (63,7%).

“A gripe e a covid-19 são doenças respiratórias que circulam simultaneamente aqui no estado. Por isso, toda medida preventiva é necessária para cuidar de si e do próximo. A vacina é totalmente segura e não causa gripe, pois é composta apenas de fragmentos do vírus que garantem a devida proteção”, disse a diretora de Imunização da Secretaria de Saúde, Nubia Araújo.

No ano passado, o estado de São Paulo registrou 809 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), atribuídas ao vírus Influenza, e 119 mortes.

Quem estiver tanto no grupo da campanha de gripe quanto no grupo da vacinação contra covid-19 deve respeitar um intervalo de 14 dias para receber doses destinadas à prevenção dessas doenças.

De acordo com o governo estadual, os profissionais estão orientados a fazer triagem para identificação de paciente com sintomas respiratórios, como tosse, coriza e falta de ar. Aqueles que apresentarem apenas tosse ou coriza poderão receber a vacina contra a gripe, com a orientação de procurar um serviço de saúde. Aqueles que tiverem febre ou mau estado geral, além da orientação para procurar o serviço de saúde terão de adiar a aplicação da vacina até a recuperação.

Terceira etapa

Para reduzir aglomerações e reforçar a prevenção à covid-19, o cronograma da campanha foi dividido em três etapas que se estenderão até 9 de julho.

A última etapa começa em 9 de junho, com a meta de alcançar 5,1 milhões de pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das Forças Armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Seguindo a legislação, deverão ser priorizados nas salas de vacinação os idosos com mais de 80 anos e haverá triagem diferenciada e orientações para quem tiver sintomas respiratórios. Além disso, a aplicação da vacina contra a gripe deve ocorrer em sala distinta da reservada à imunização contra covid-19.

O Instituto Butantan disponibiliza ao país 80 milhões de doses para a campanha nacional, com produção integral do imunizante e sem necessidade de importação de matéria-prima. O imunizante deste ano é constituído por três cepas de Influenza: A/Victoria/2570/2018 (H1N1)pdm09; A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

Edição: Graça Adjuto

Fonte: EBC Saúde

Comente Abaixo
Nacional5 minutos atrás

500 mil mortes e protestos: a tragédia brasileira na imprensa internacional

Reprodução: BBC News Brasil ‘Marco sombrio’ de 500 mil mortes e ‘protestos contra o presidente’: a tragédia brasileira na imprensa...

Saúde5 minutos atrás

Saúde distribui mais 7,6 milhões de doses da vacina da AstraZeneca

O Ministério da Saúde começou a distribuir hoje (20) 7,6 milhões de doses da vacina da AstraZeneca para estados e...

Entretenimento5 minutos atrás

José de Abreu sugere que antipetistas passaram por “lavagem cerebral”

Divulgação José de Abreu comenta sugere que antipetismo seja “lavagem cerebral” José de Abreu, 75 anos, usou sua conta no...

Entretenimento5 minutos atrás

Paolla Oliveira posa de biquíni e recebe elogios dos fãs

Bianca Barbosa Paolla Oliveira coloca mãos pra trás, fica toda molhadinha com fio-dental enfiado e expõe parte íntima: “Grande” Paolla...

Entretenimento5 minutos atrás

Wanessa e Camilla Camargo gravam dinâmica e divertem fãs

Reprodução Instagram Wanessa e Camilla Camilla Camargo mostrou uma foto divertida ao lado de Wanessa Camargo. Ela estava acertando a...

Entretenimento10 minutos atrás

Sarah Andrade mostra corpo após procedimentos estéticos: “Muito feliz!”

Reprodução/Instagram Sarah Andrade mostra corpo após 22 dias de processos estéticos Sarah Andrade voltou a figurar entre os assuntos mais...

Nacional35 minutos atrás

Homem é preso ao se passar por policial para auxiliar em captura de Lázaro

Reprodução Policiais seguem em busca de Lázaro Barbosa Um homem foi preso na noite deste sábado (19) por tentar se...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!