conecte-se conosco



Cultura

Mestre do teatro infantil, Ilo Krugli morre aos 88 anos

Publicado

em

ilo krugli
Reprodução/Instagram

Ilo Krugli morreu aos 88 anos em São Paulo

O amor pelo palco era tanto que Ilo Krugli pediu que, quando morresse, fosse maquiado de palhaço. O dramaturgo teve o pedido atendido, como todos que estiveram em seu velório — na sede da companhia teatral que criou, a Ventoforte, em São Paulo — puderam perceber.

Argentino naturalizado brasileiro, o dramaturgo, diretor, cenógrafo, figurinista e bonequeiro era filho de imigrantes judeus poloneses que chegaram à Argentina depois da Primeira Guerra Mundial. Ainda durante a infância, conheceu a paixão do poeta espanhol Federico García Lorca (1898-1936) por teatro de bonecos e teve os primeiros contatos teatrais por meio das criações do poeta argentino Javier Villafañe (1909-1996).

Em 1961, Ilo chegou ao Brasil e, a partir dos anos 1970, passou a encantar plateias com espetáculos infantis como “História de um barquinho”, “História de lenços e ventos” e “As quatro chaves”.

Em uma viagem ao Chile, para ministrar um curso, foi preso durante o golpe militar que derrubou Salvador Allende. Quando voltou ao Brasil, fundou a Ventoforte ( 1974).

Os espetáculos de Ilo eram conhecidos por tratar o pequeno espectador com muito respeito. As peças apresentavam um caminho bem distante de fórmulas fáceis e conceitos prontos. Por meio deles, as crianças podiam deixar a imaginação fluir.

Considerada um marco no segmento teatral infantil no país, “História de lenços e ventos” (que recebeu o prêmio da Associação de Críticos do Rio de Janeiro), por exemplo, contava a singela história de Azulzinha, um lenço, e seu amigo Papel, um pedaço de jornal.

Em 50 anos de carreira, Ilo formou artistas de dança, música, teatro de bonecos e animação. O dramaturgo morreu ontem aos 88 anos, de infarte, em São Paulo, onde seu corpo foi velado e cremado com a ajuda financeira de amigos.

“O Brasil perde um dos maiores mestres do imaginário infantil, divisor de águas, transbordou o teatro para as crianças em poesia e formas animadas”, diz a diretora Karen Acioly.

Comentários do Facebook

Cultura

Musical “A Bela e a Fera” no Diversão em Cena ArcelorMittal Online

Publicado

em

“A Bela e a Fera – Pocket Show” invade a programação do Diversão em Cena ArcelorMittal Online. O musical será apresentado no dia 5 de julho (domingo), a partir das 16 hroas, no Instagram (@diversaoemcena), Facebook (Facebook.com/DiversaoEmCena) e YouTube (bit.ly/fundacaoarcelormittal).

Teatro, contação de história, música e interatividade com o público ajudam a recontar a fábula de Jeanne-Marie LePrince de Beaumont.A narrativa sobre um jovem príncipe transformado em uma fera vai encantar pais e filhos. Na história, Bela é uma jovem aprisionada em um castelo habitado pela figura monstruosa.

Com a ajuda dos funcionários encantados do castelo, ela aprende a lição mais importante de todas: que a verdadeira beleza está dentro de nós.

O projeto

Realizado pela Fundação ArcelorMittal, com apoio da ArcelorMittal Tubarão, o Projeto Diversão em Cena tem como objetivo levar diversão, cultura e educação para o público por meio de apresentações teatrais voltadas ao público infantil. Também visa educar e formar plateias para o teatro, especialmente entre as crianças. Em formato virtual, as atrações estão sendo exibidas por meio de livestreams, numa prévia do lançamento do projeto, em data a ser definida.

A Bela e a Fera

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional3 minutos atrás

“Mãe, tô sendo roubada”: vídeo mostra gritos de jovem raptada e morta

Jovem foi sequestrada e deixada morta dias depois perto da casa onde morava com a família Com apenas 25 anos...

Estadual5 minutos atrás

Projetos de Lei são criados após decisões de juíza sobre cobrança de tarifa de companhia de saneamento

. A magistrada deferiu dois pedidos liminares em ações ajuizadas por condomínios, que requereram a cobrança do serviço de fornecimento...

Saúde5 minutos atrás

Casos de covid-19 na Rocinha podem ser 62 vezes maiores que o oficial

.                           O número de casos de covid-19 na...

Estadual5 minutos atrás

Vara Cível e Fazendária de Viana soluciona 28 casos de desapropriação de forma inédita

. A técnica do Calendário Processual e o diálogo virtual entre peritos e advogados foram fundamentais para a conclusão rápida...

Estadual5 minutos atrás

Segunda Câmara Criminal do TJES já julgou mais de mil processos durante o plantão extraordinário

. Em média, são analisados 100 processos a cada sessão virtual. O Poder Judiciário do Espírito Santo (PJES) está empenhado...

Estadual5 minutos atrás

3ª Vara da Infância e da Juventude realizou inspeções virtuais em unidades socioeducativas

. As inspeções permitiram ouvir os adolescentes e monitorar as medidas para conter a propagação do coronavírus nas unidades. A...

Sem categoria9 minutos atrás

Polícia Militar Ambiental flagra desmate de 25 hectares no interior de Nova Venécia

Nesta segunda-feira (06), policiais militares da Terceira Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) se deslocaram até a comunidade...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!